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Pesquisa aponta que Programa de Ensino Integral reduz evasão escolar

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Para estudantes com atraso escolar impacto observado foi ainda maior

Uma pesquisa inédita do Instituto Sonho Grande, Instituto Natura e Laboratório de Estudos e Pesquisas em Economia Social (Lepes) mostrou que o Programa de Ensino Integral (PEI), no Ensino Médio, da Secretaria da Educação do Estado de São Paulo (Seduc-SP) é um aliado para a redução da evasão escolar. Para escolas estaduais do PEI, a taxa de evasão foi 10,6 p.p. menor se comparada às escolas regulares. O impacto é ainda maior para jovens com atraso escolar, em que a taxa de evasão foi 19,4 p.p menor.

O estudo, realizado com base no desempenho dos estudantes de escolas estaduais em tempo integral e parcial no Sistema de Avaliação de Rendimento Escolar do Estado de São Paulo (Saresp), levou em conta escolas de Ensino Médio que aderiram ao PEI entre 2012 e 2019, passando a ofertar uma jornada diária de 9h. As análises compararam os resultados das escolas PEI antes e depois de se tornarem integrais com os resultados de escolas regulares no mesmo período.

O levantamento provou que o PEI também tem efeito positivo no aprendizado. Estudantes do 3º ano das escolas PEI analisadas obtiveram 14,1 pontos adicionais em Matemática e 10,2 em Língua Portuguesa na escala SARESP. Considerando que um estudante típico aprende ao longo do Ensino Médio o equivalente a 15 pontos na escala SAEB em Matemática e 20 pontos em Língua Portuguesa, de acordo com uma pesquisa do professor Ricardo Paes de Barros, pode-se concluir que o estudante do PEI teve quase três anos letivos adicionais de aprendizagem em Matemática e um ano e meio em Língua Portuguesa do que teria caso sua escola não tivesse se tornado integral.

Esses resultados se tornam ainda mais potentes em escolas que se converteram ao PEI há mais tempo. Alunos que frequentaram por pelo menos três anos o ensino médio integral têm mais do que o dobro de aprendizado em Matemática e 73% a mais em Língua Portuguesa do que um estudante típico desta etapa.

“O Programa de Ensino Integral (PEI) é a representação das novas exigências da educação aos jovens do século XXI. Um ensino com forte conteúdo acadêmico e profissionalizante, capaz de desenvolver nos alunos habilidades socioemocionais e de liderança. Ampliar esse modelo de ensino é um caminho sem volta. Em São Paulo, todo o caminho está preparado para a universalização do ensino médio integral ao longo dos próximos três anos”, afirma o secretário Hubert Alquéres.


Expansão 2023

Para o ano letivo de 2023, 234 novas escolas passarão a integrar o PEI, elevando para 2.284 escolas funcionando em tempo integral no Estado de São Paulo. As novas unidades vão atender cerca de 110 mil estudantes, totalizando 1,2 milhão de vagas em 2023.

“Em 2019 eram 417 escolas em tempo integral e passamos para 2.050 em 2022, e agora com o ingresso das 234 escolas vamos atingir 2.284 escolas PEI, o que representa quase metade das escolas estaduais. É um ganho gigantesco, quanto mais tempo dos nossos estudantes estiverem nas escolas, mais eles aprendem, mais eles se preparam”, declara Hubert Alquéres.

Sobre o PEI

O Programa de Ensino Integral (PEI) foi criado em 2012 com o objetivo de expandir e repensar o papel da escola na vida dos estudantes. Nesses últimos dez anos, esse modelo de ensino tem sido aperfeiçoado para oferecer educação integral a um número cada vez maior de estudantes, apresentando jornadas diárias de 7 e 9 horas. Em 2022, o PEI alcançou 2.050 unidades de ensino, o equivalente a 40% do total de escolas do estado, ofertando 1,1 milhão de vagas em jornada integral.


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