Insper lança Centro de Evidências da Educação Integral
Iniciativa tem como objetivo sistematizar e produzir conhecimento sobre o impacto da educação integral para o desenvolvimento humano, em parceria com o Instituto Sonho Grande e o Instituto Natura
No dia 7 de julho, ocorreu o seminário de lançamento do Centro de Evidências da Educação Integral, uma iniciativa do Insper, em parceria com o Instituto Natura e o Instituto Sonho Grande. O Centro tem como objetivo sistematizar e produzir conhecimentos, a partir de experiências do Brasil e do mundo, sobre o impacto da educação integral e em tempo integral para o desenvolvimento humano. O encontro, realizado no Auditório do Insper e transmitido pelo YouTube, reuniu importantes nomes da educação brasileira para discutir os efeitos de modelos de educação integral no país. “A agenda do ensino integral começou a avançar no Brasil graças às evidências sobre os impactos para os estudantes e toda a sociedade”, diz Marcos Lisboa, presidente do Insper, na abertura do evento.
Ana Paula Pereira, diretora-executiva do Instituto Sonho Grande, e David Saad, diretor-presidente do Instituto Natura, falaram sobre o foco das organizações na modalidade. Ana Paula aproveitou a oportunidade para destacar que, em 2021, foram alcançadas quase 22% das escolas de Ensino Médio no Brasil ofertando essa modalidade, e quase 15% das matrículas. “Esse número nos traz muita alegria, mas mostra que precisamos avançar para o cumprimento da meta 6 do Plano Nacional de Educação, que prevê que essa modalidade seja ofertada em 50% das escolas e 25% das matrículas”.
Para Saad, institucionalizar a busca científica por evidências em relação à educação integral é um passo fundamental para seguir avançando. “O Centro tem papel fundamental para mitigar a chaga que temos na política brasileira que é a descontinuidade das políticas públicas. O Ensino Médio Integral avançou fortemente por causa das evidências. Sabemos que seus efeitos ultrapassam muito os indicadores educacionais, chegando à empregabilidade, desenvolvimento econômico, segurança pública. As evidências produzidas pelo centro apoiam os gestores públicos para a tomada de decisão sobre a continuidade dessa política”.
Impactos de médio e longo prazo da política
Na palestra de abertura do seminário, Ricardo Paes de Barros, pesquisador do Centro e professor do Insper, trouxe dados que mostram os impactos de médio e longo prazos da política de educação integral não só na trajetória de vida dos estudantes, relacionadas à remuneração, como também no crescimento econômico do país. De acordo com ele, o Ensino Médio Integral aumenta o aprendizado dos alunos em 20 pontos na escala Saeb, o que corresponde ao dobro da aprendizagem dos alunos do ensino regular.
Além de melhorar a proficiência, o Ensino Médio Integral também tem efeito positivo nas taxas de conclusão da Educação Básica. A partir de um estudo chileno, o pesquisador mostra que o acesso aos três anos do Ensino Médio Integral eleva em 6 pontos percentuais (p.p.) a taxa de conclusão da Educação Básica. Isso levaria a um aumento de 2,2% na remuneração do aluno e, no caso da conclusão do ensino superior, o impacto é de 4 p.p., gerando aumento de 2,5% na remuneração.
“Somando tudo isso – melhores proficiência e taxas de conclusão da Educação Básica e do Ensino Superior – o impacto do Ensino Médio Integral é de um aumento de 15% na remuneração de um jovem para o resto de sua vida, o equivalente”, diz Paes de Barros. Segundo ele, isso representa R$ 64 mil, enquanto o custo de implementação do integral nos três anos do Ensino Médio é de R$ 24 mil. Ou seja, o investimento para garantir o direito social dos estudantes é menor do que o custo de violar esse direito. “É um ganho de 3 para 1”, ressalta Barros.
Por fim, o pesquisador trouxe o cálculo dos custos para a economia, mostrando que o valor dos ganhos em geração de renda para a sociedade como um todo, para cada estudante que frequentou o EMI, é de R$ 145 mil, mostrando que o benefício social da política é seis vezes maior que o seu custo. Até o momento, o levantamento mapeou apenas os ganhos econômicos, mas, ao se investigarem outros impactos sociais relacionados à política, as externalidades positivas podem ser ainda maiores. “A questão é que educação vale à pena. A educação integral é mais educação de qualidade na vida das pessoas e isso é sempre um bom negócio”, finaliza.
A íntegra do estudo apresentado por Ricardo Paes de Barros, assim como as pesquisas já produzidas pelo Centro de Evidências da Educação Integral, pode ser acessada em https://www.insper.edu.br/pesquisa-e-conhecimento/centro-de-gestao-e-politicas-publicas/centro-de-evidencias-da-educacao-integral/.
A gravação da íntegra do seminário está disponível em
.Confira a programação completa:
Lançamento do Centro de Evidências da Educação Integra
Palestra | Impactos de Médio e Longo Prazo da Educação Integral
Expositor: Ricardo Paes de Barros (Insper).
Painel 1 – A Fronteira do Conhecimento sobre a Educação Integral
Mediadora: Claudia Costin (FGV CEIPE)
Participantes: Ricardo Paes de Barros (Insper/ CEEI); Cristine Pinto (Insper); Leonardo Santana Nunes Rosa (IEPS).
Painel 2 – O uso de evidências na experiência do Ensino Médio Integral
Mediadora: Claudia Costin (FGV CEIPE);
Participantes: José Mendonça Bezerra Filho (Ex-Ministro da Educação); Vitor de Angelo (Presidente do Consed); Maria Medeiros (Secretária Executiva de Educação Integral e Profissional – PE); Hubert Alqueres (Secretário Estadual de Educação – SP).
Sobre o Instituto Natura
O Instituto Natura é uma entidade social da Natura, criado em 2010 com o propósito de ampliar os investimentos em educação, realizados pela empresa desde 1995. A instituição apoia políticas públicas relacionadas à alfabetização e ensino médio, realizando iniciativas voltadas para a articulação do terceiro setor educacional e para o desenvolvimento das Consultoras de Beleza Natura. O investimento acontece por meio da venda dos produtos da linha Crer Para Ver, comercializada pelas Consultoras de Beleza Natura, sem lucro. Atualmente, o Instituto Natura atua em 21 estados, com iniciativas que envolvem mais de um 2,5 milhão de crianças e jovens por ano.
Sobre o Instituto Sonho Grande
O Instituto Sonho Grande é uma organização sem fins lucrativos que trabalha em colaboração com estados e terceiro setor para a melhoria da qualidade do ensino das redes públicas. Desde 2015, a instituição apoia a expansão do Ensino Médio Integral e avalia os resultados do modelo na aprendizagem dos jovens e na redução das desigualdades socioeconômicas do país.
Sobre o Insper
O Insper é uma instituição independente e sem fins lucrativos, que busca ser referência em educação e geração de conhecimento por meio do ensino de excelência e pesquisas nas áreas de Administração, Economia, Direito, Engenharia, Políticas Públicas, Comunicação e Tecnologia. No portfólio, cursos para várias etapas de uma trajetória profissional: graduação (Administração, Economia, Direito, Engenharia e Ciência da Computação), pós-graduação lato e stricto sensu (Certificates, MBAs, programas da área de Direito, Mestrados Profissionais e Doutorado) e Educação Executiva (programas de curta e média duração, e customizados de acordo com as necessidades das empresas). No âmbito da produção de conhecimento, o Insper atua por meio de cátedras e centros de pesquisa que reúnem pesquisadores em estudos e projetos dirigidos a políticas públicas, agronegócio, educação, inovação, finanças e gestão. Tem as acreditações de qualidade da Association to Advance Collegiate Schools of Business (AACSB), EQUIS (European Quality Improvement System), Association of MBAs (AMBA) e Associação Nacional de MBA (Anamba).
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