Brasil,

MEC lança Formação de Professores para Acolhimento de Imigrantes e Refugiados

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Comunicação Social do MEC com informações da SEB
  • SEGS.com.br - Categoria: Educação
  • Imprimir

Secretaria de Educação básica disponibiliza capacitação gratuita para docentes em ambiente de aprendizagem virtual do ministério

A secretária-executiva adjunta do ministério da Educação, Sylvia Cristina Gouveia, lançou na quinta-feira (9) a “Formação de Professores para Acolhimento de Imigrantes e Refugiados”, uma iniciativa da Secretaria de Educação Básica do MEC, por meio da Diretoria de Formação Docente e Valorização dos Profissionais da Educação. A capacitação tem como objetivo proporcionar ao docente a oportunidade de conhecer e aprofundar os conhecimentos em relação à inserção das pessoas refugiadas e imigrantes ao ambiente escolar estrangeiro e multicultural no Brasil.

Durante o evento de lançamento da formação, a secretária-executiva adjunta, Sylvia Cristina Gouveia, destacou o histórico do Brasil relacionado ao recebimento de imigrantes e refugiados. “Dados indicam que nos últimos cinco anos nós recebemos cerca de 700 mil venezuelanos, dos quais pelo menos 326 mil decidiram permanecer em território nacional”, disse Sylvia Cristina ao ressaltar a nação brasileira como um país acolhedor.

Para o secretário de Educação Básica do MEC, Mauro Luiz Rabelo, o lançamento da “Formação de Professores para Acolhimento de Imigrantes e Refugiados” é o primeiro passo para uma ação que fará parte da política que está sendo desenvolvida na Secretaria voltada para programa direcionado aos imigrantes e aos refugiados no país. “E nesse ponto vamos trabalhar os profissionais da educação, com uma dimensão estratégica, e em breve teremos um feedback positivo desse trabalho, que é uma nossa necessidade em termos de país”, disse o secretário Mauro, que destacou três vertentes de atuação alinhadas com a temática: “acolher; integrar; pertencer”.

O diretor de Formação Docente e Valorização dos Profissionais da Educação, Renato Brito, apontou a importância da capacitação, que visa atender a dificuldade de acesso de crianças e adolescentes imigrantes e refugiados ao sistema escolar brasileiro, e que segundo ele, ocorre por diversos fatores – como barreiras burocráticas, sociais, econômicas, culturais e, principalmente, linguísticas. “E é nesse contexto que se insere a ‘Formação em Acolhimento para Imigrantes e Refugiados’, que está sendo ofertada pelo Ministério da Educação por meio da Secretaria de Educação Básica”, disse o diretor.

Renato Brito destacou também que dentro do rol de formações que hoje a SEB tem trabalhado, já ultrapassam mais de 3 mil horas em formação para a educação básica. “Então, é com muita alegria que lançamos hoje essa formação. É uma formação voltada para um caráter muito prático, tanto para os professores como para os gestores. Nós temos consciência dos desafios de receber esse público de imigrantes e refugiados nas escolas – e o MEC tinha que pensar uma política pública – e essa formação é uma parte dessa política, dentro de outros passos que estão sendo desenvolvidos com foco nesse público”, disse o diretor.

O coordenador-geral de Formação de Professores da Educação Básica, professor Alexandre Anselmo Guilherme, expressou a importância da ação ao dizer que: “essas pessoas enfrentam várias dificuldades até chegarem aos seus destinos, e sabemos a importância de incluí-las nas nossas escolas, nas redes de ensino e na nossa educação, para que possam – através da educação – tornarem-se cidadãos de fato do nosso país. Então, é a educação servindo como veículo de inclusão dessa população na nossa sociedade”.

Bernardo de Almeida Tannuri Lafaerte, coordenador-geral do Conare – Comitê Nacional para os Refugiados – órgão colegiado vinculado ao Ministério da Justiça e Segurança Pública, e que delibera sobre as solicitações de reconhecimento da condição de refugiado no Brasil, ao parabenizar a formação de Professores para Acolhimento de Imigrantes e Refugiados do MEC, ressaltou a importância de políticas transversais para a temática de migração e refúgio no país. “Trabalhar em conjunto, não apenas no âmbito dos ministérios como também frente à sociedade brasileira, é o ponto alto de iniciativas como essa e que visam o acolhimento dessa população no nosso país”, disse o representante do Conare.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

voltar ao topo

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade aos SEUS COMENTÁRIOS, em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!

Security code Atualizar

Enviar