Emoção e memória podem afetar o aprendizado?
Entenda como as emoções e a memória adquirida têm alguma relação!
Toda memória adquirida durante a vida está diretamente conectada com o nosso estado emocional. Por exemplo, você se lembra com detalhes de quando caiu seu primeiro dente de leite? Do seu primeiro dia de aula? Do que estava fazendo no dia 11 de setembro de 2001? Se a resposta para essas perguntas for sim, a neurociência explica: é que seu sistema límbico (área das emoções no cérebro) selecionou emoções importantes relacionadas àqueles momentos, influenciando seu hipocampo (sede das memórias), que seleciona o que tem valor para ser guardado ou não.
Ou seja, as emoções são responsáveis por facilitar o acesso às lembranças. Mas é preciso ter cuidado, pois emoções negativas como medo, estresse e ansiedade também formam memórias e, quando associadas ao aprendizado, por exemplo, o aluno pode apresentar dificuldade e esquecer o que aprendeu logo depois da aula.
Essa relação entre emoções e memórias pode comprometer as habilidades socioemocionais e cognitivas das crianças e adolescentes. Mas é importante destacar que essa relação pode ser trabalhada dentro das escolas, contribuindo para um melhor rendimento das crianças e adolescentes.
Fortalecendo as funções cognitivas e habilidades socioemocionais
Aprimorar a concentração, a produtividade e o raciocínio consiste em melhorar a forma que pensamos, agimos, compreendemos e nos relacionamos com o ambiente em que estamos inseridos. A cognição é a base da inteligência, e precisa de cuidados e estímulos diários para se manter saudável.
Para melhorar nossas competências em relação à atenção, memória (verbal e espacial), linguagem, inteligência, humor, entre outras, é importante desenvolver hábitos saudáveis, como dormir bem, manter uma alimentação equilibrada e praticar atividades físicas. Outras atividades, como a prática do Soroban e o desenvolvimento do cálculo mental, são exercícios mentais que ajudam a manter o cérebro ativo e melhorar as funções cognitivas do organismo.
Habilidades socioemocionais, como socialização, planejamento, inteligência emocional, cooperação e autocontrole, também podem ser desenvolvidas por meio de atividades lúdicas. Hoje, 90% das competências desejadas pelo mercado de trabalho são socioemocionais, voltadas a cooperação e empatia.
O conhecimento acerca dessas habilidades socioemocionais, também conhecidas como soft skills, é ampliado por meio de exercícios e atividades que desenvolvem o pensamento crítico, social, científico e político e englobam a resolução de desafios com criatividade e responsabilidade. Além disso, o fortalecimento das habilidades sociemocionais expandem o repertório cultural, promovem comunicação e incentivam o autoconhecimento e o autocuidado. A prática de jogos de tabuleiro cooperativos ajuda a desenvolver as competências socioemocionais.
Sobre o Super Cérebro
O Super Cérebro é um método de ensino pioneiro na capacitação de crianças, jovens e adultos em competências cognitivas e socioemocionais. Fundado em 2012, o Grupo Super Cérebro possui operação em todas as regiões do país por meio de uma rede de franquias com mais de 200 unidades e e já fez a diferença na vida de milhares de alunos.
O método foi elaborado a partir da teoria das inteligências múltiplas e também utiliza técnicas de neurociência e recursos como o Soroban e jogos de tabuleiro para o desenvolvimento de habilidades individuais. O Super Cérebro oferece produtos para os segmentos de Educação Básica, Educação Superior e Público Sênior.
Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/
<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte... www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. - Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>
Adicionar comentário