Educação financeira: cartão-presente é aliado ao controle de gastos
Gift Card também pode ser utilizado como opção pré-paga para monitorar as despesas e dispensar o uso de cartão de crédito
Diante do isolamento social e da pandemia, o consumidor brasileiro buscou formas alternativas de gerir seus gastos. A crise econômica reduziu o poder de compra, afetando milhares de consumidores que estão buscando administrar corretamente suas economias e evitar gastos desnecessários, se educando financeiramente para salvar parte de seus recursos.
O relatório Almanaque do Varejo de 2021, por exemplo, registrou que há um comportamento cauteloso dos brasileiros nas compras durante o início do ano para reservar parte dos recursos financeiros. Esse comportamento também se reflete em outros períodos do ano, em que há uma preferência da população por compras planejadas: 43% dos consumidores dizem monitorar preços até um mês antes da Black Friday, por exemplo.
Nesse cenário, a educação financeira é essencial para o controle de gastos, que pode ser feito não somente pela retenção de despesas e poupança de dinheiro, mas também por opções de pagamento mais versáteis, como soluções pré-pagas. Esse tipo de pagamento dispensa a fatura mensal e pode ser utilizado para compras online e físicas, sendo assim um modelo eficaz para quem quer gastar menos.
Um dos tipos de soluções pré-pagas que podem ser utilizadas para esse propósito é o cartão-presente, que contendo um valor específico por unidade para ser utilizado, facilita o monitoramento de finanças e dispensa o uso de cartões de crédito. Por esses motivos, a popularidade dessa ferramenta vem crescendo nos últimos anos e, de acordo com uma pesquisa encomendada pela Blackhawk Network Brasil, empresa líder em soluções pré-pagas, como os cartões presente e que atua há 10 anos de no País, 41% da população brasileira conhece e já utilizou o gift card, sendo que 69% do consumo por esse meio é relativo a compras no varejo e 80% das pessoas que utilizaram esse meio de consumo o fizeram para uso próprio.
Essa modalidade beneficia a faixa de cidadãos desbancarizados, que somam 34 milhões de pessoas no Brasil, de acordo com levantamento produzido pelo Instituto Locomotiva.
Esse tipo de pagamento possibilita o acesso desse grupo no meio digital, porque pode ser utilizado para assinar serviços de assistência e entretenimento, além de ser usado como um forma de garantir consumo de produtos não recorrentes, uma vez que o cartão de crédito “tradicional” por vezes já está ocupado por despesas essenciais.
“Os consumidores estão comprando de forma consciente. O valor de um cartão-presente é fixo e pode ser pago na hora com dinheiro, cartão de débito e outras formas tradicionais de pagamento”, afirma Gabriel Mello, Diretor Comercial da Blackhawk Network Brasil.
Para quem quer manter o distanciamento social ou prefere fazer compras online, o cartão-presente também está disponível em seu formato digital. Ao ser adquirido, possibilita o resgate de determinado valor para ser utilizado em sites e aplicativos de lojas. “Percebemos que o cartão-presente digital tem ficado mais conhecido no mercado brasileiro. Atualmente, 61% de nossas transações são referentes a canais de compra em sites e aplicativos. Em comparação com antes da pandemia, uma de nossos parceiros teve crescimento de 87% em seus canais digitais”, completa Gabriel.
Visando esse mercado próspero, a Blackhawk Network Brasil produz e distribui cartões de grandes empresas como Netflix, Spotify, Globoplay, Apple, Looke, Playstation, Xbox e Nintendo, Decathlon, Uber, iFood e Outback. A empresa também tem parceria com oito das dez maiores redes varejistas do Brasil, como a Via, Americanas e Magazine Luiza. Além disso, é possível encontrar cartões-presente nos aplicativos de bancos digitais e fintechs, como Banco do Brasil, Inter, Banco Digio, Picpay e Mercado Pago.
Sobre a Blackhawk Network
Criada em 2001, na Califórnia, Estados Unidos, com o propósito de diversificar e expandir as opções de compra de clientes e marcas, a Blackhawk Network se tornou líder global na distribuição de soluções de pagamentos pré-pagos. Hoje, a empresa possui mais de 360 varejos e mais de 1.000 marcas globais parceiras em um negócio que representa, em média, 3,5% do gross merchandise value (GMV) dos grandes varejos. No Brasil há 10 anos, a Blackhawk Network é líder de mercado e pioneira em todas as soluções de marcas. Está presente em mais de de 6 mil lojas, 150 mil pontos de recargas e nos principais e-commerces do Brasil. A empresa também atua no mercado de Incentivos, Fidelidade e Engajamento. Para mais informações, acesse: https://www.blackhawknetwork.com/br-pt
Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/
<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte... www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. - Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>
Adicionar comentário