Tempo online mais que dobrou durante a pandemia
Diversidade de ocupações e diálogo com os pais podem fazer a diferença na hora de medir os impactos do tempo on-line
Uma pesquisa realizada com crianças e adolescentes nos Estados Unidos em 2021 mostra que, nos últimos dois anos, o tempo de tela desses jovens aumentou mais do que nos quatro anos anteriores à pandemia. Por aqui, estimativas semelhantes também já foram realizadas, e os resultados fazem os pais se perguntarem: como fazer para que o tempo passado na internet não seja prejudicial para meus filhos?
Para Cleiris Wichoski, Coordenadora dos Anos Finais do Colégio Marista de Cascavel, a chave é buscar um equilíbrio: “Mais importante do que o tempo que passam com celulares ou tablets, é como as crianças e adolescentes ocupam o restante das horas; se passam tempo com a família, veem amigos, passeiam com os pets ou praticam exercícios físicos”.
Cleiris ressalta que também é preciso observar com atenção como os jovens interagem com o conteúdo consumido. Se são mídias apropriadas para suas idades e se o seu comportamento não teve mudanças negativas, por exemplo, os pais podem abordar o assunto com mais tranquilidade.
Alguns dos exemplos de como estabelecer limites e dialogar com os filhos sobre o tempo de tela são:
- Acompanhar o que eles fazem on-line, mostrando interesse pelos perfis que seguem em redes sociais, jogos que jogam e o que assistem, e até pedir que expliquem como determinado aplicativo ou plataforma funciona.
- Conversar sobre o tempo de tela de forma a fazer com que a criança ou adolescente reflita sobre ele. Um exemplo é perguntar se acham que a família passa muito tempo no celular e se poderiam se ocupar com outras atividades em alguns momentos.
- Procurar identificar se o uso da internet afeta a saúde emocional dos jovens, perguntando como se sentem durante o período que passam on-line e se experienciam emoções negativas relacionadas à dinâmica da internet.
- Colocar-se à disposição se os filhos precisarem, oferecendo-se para ajudá-los a colocar um limite para o tempo de tela, bloquear perfis que os incomodarem ou levá-los para encontrar os amigos pessoalmente em vez de pelos chats.
- Orientar sobre o uso consciente das plataformas e redes sociais, nas quais é preciso manter os mesmos valores que as relações presenciais exigem, como: ética e respeito. Muitas vezes crianças e adolescentes sentem uma falsa sensação de proteção por estar atrás de uma tela e acabam, por vezes, se colocando em situação de constrangimento ou vulnerabilidade.
Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/
<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte... www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. - Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>
Adicionar comentário