Escolas estaduais aplicam avaliação para identificar níveis de aprendizagem
Prova contribui para o planejamento de ações de recuperação e aprofundamento
Estudantes da rede estadual de todos os anos e séries vão passar por avaliação para identificar as principais necessidades de aprendizagem. A Avaliação Diagnóstica de Entrada (ADE), que ocorre desde 2017, acontece entre os dias 9 e 18 de fevereiro.
A avaliação traz questões sobre língua portuguesa e matemática. Serão 22 questões de cada componente para os anos iniciais do ensino fundamental (1º a 5º ano) e 26 para anos finais (6º a 9º ano) e ensino médio. As informações obtidas serão utilizadas para o planejamento de ações de recuperação e aprofundamento no decorrer do ano letivo, com foco no desenvolvimento das habilidades essenciais.
“É uma das formas de sabermos, enquanto rede, como realizar o processo de ensino para recuperar ou aprofundar a aprendizagem dos estudantes de todas as etapas, que foram prejudicados pela pandemia”, avalia Rossieli Soares, Secretário da Educação do Estado.
As provas serão disponibilizadas no formato impresso e também digital, através da Plataforma de Atividades e Avaliação Formativa, dentro da Secretaria Escolar Digital (SED), onde o próprio estudante terá acesso. A expectativa é que os resultados sejam disponibilizados na plataforma no mês de março.
Atualmente, a rede paulista conta com 5,4 mil unidades escolares e atende aproximadamente 3,5 milhões de estudantes.
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