Brasil,

Inscrições Abertas Para os Cursos de Capacitação em Setor Audiovisual no Rio fe Janeiro e em Salvador

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Felipe Teixeira
  • SEGS.com.br - Categoria: Educação
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Luiz Carlos Lacerda, Fábio Campos, Vera Zaverucha, Marilia Moraes E Antonio Molina São Alguns Dos Profissionais Envolvidos

Antes da pandemia, o audiovisual brasileiro movimentava cerca de R$20 bilhões por ano e gerava milhares de empregos diretos e indiretos. Agora, aos poucos, o setor inicia sua retomada e busca novos caminhos que exigem de seus profissionais versatilidade e atualização constante. Por isso, o Projeto Bússola Brasil, da Panela Filmes, desenvolveu duas modalidades de cursos ministrados por experientes profissionais do mercado: Artístico e de Gestão, destinados à especialização de quem atua na área. Os cursos serão ministrados no Rio de Janeiro – em abril e maio - e Salvador – em maio e junho. Sua realização foi possível através do edital Linha de Formação e Qualificação Audiovisual, do Ministério da Cultura/SAV/Fundo Setorial do Audiovisual (FSA).

Os dois nichos temáticos principais dos cursos, que têm dois meses de duração e 96 horas de aulas, são: criatividade e gestão. O Curso Artístico aborda técnicas de roteiro e direção conjugadas à montagem, malha sonora e fotografia. Já o Curso de Gestão dá conta de assuntos como propriedade intelectual, regulação, gestão empresarial e estruturação de negócios audiovisuais.

Fábio Campos, da Panela Filmes, comemora o retorno do projeto: “Estamos felizes em retomar às aulas, paralisadas por conta da pandemia. Com os cursos, queremos ajudar na capacitação de profissionais para atuarem no mercado audiovisual. Reunimos profissionais capazes e experientes.”

Com conhecimento prático e teórico, os professores se destacam em suas áreas. Os profissionais que ministram o Curso Artístico são o cineasta e roteirista cubano Antônio Molina; o diretor de arte e cenógrafo Eduardo Lioi; o diretor, roteirista e produtor Luiz Carlos Lacerda; o cineasta e diretor de teatro Marcelo Augusto; a pianista e compositora Monique Aragão e a montadora Marilia Moraes.

No Curso de Gestão estão o advogado Cláudio Lins; o produtor executivo Fábio Campos; a mestre em sistema de gestão de projetos Sandra Pedroso; o advogado Vinicius Portela e a consultora e professora Vera Zaverucha.

Quem se matricular no Curso Artístico, terá aulas de “linguagem audiovisual”, “roteiro ficcional”, “direção de fotografia”, “direção audiovisual”, “roteiro e direção documental”, “malha sonora”, “montagem e finalização” e “direção de arte”. Já na ementa do Curso de Gestão, o aluno terá conteúdos como “propriedade intelectual”, “regulação audiovisual”, “gestão financeira e de pessoal”, “Ancine, FSA, captação”, e “estruturação de negócios audiovisuais”.

No Rio de Janeiro, ambos os cursos têm aulas às quartas e aos sábados, a partir de 6 de abril na Biblioteca Parque Estadual. Em Salvador, as aulas serão às sextas e aos sábados, a partir de 13 de maio, na Faculdade Baiana de Direito. O investimento é de R$1.900, valor promocional de primeiro lote com desconto de 50% para as inscrições que forem realizadas até 31 de março para aulas no Rio. Para Salvador, o valor promocional é o mesmo, e vale até 30 de abril. Informações detalhadas sobre os cursos em cada uma das cidades e inscrições no site da Bússola Brasil Capacitação: https://www.bussolabrasilcapacitacao.com.br/

Professores do Curso Artístico

Antônio Molina – Cineasta e roteirista cubano. Trabalhou como diretor cinematográfico na empresa CINED, de 1971 a 1988, quando realizou mais de 40 documentários, atuando também como cinegrafista e diretor de produção em alguns deles. De 1988 a 1997, trabalhou no Instituto Cubano de Rádio e Televisão como jornalista e diretor de programas de TV, entre eles “Com Suas Próprias Mãos” - documentários semanais sobretudo o que o homem faz com suas mãos; “Pontos de Vista” - informativo de grande audiência, por ser o único programa de opinião da TV Cubana, e “Ernesto” – seriado de oito (8) capítulos sobre Ernesto Che Guevara. Trabalhou como produtor freelancer para empresas de vários países, como Interamerican Production (EUA), NHK (Japão), RAI (Itália), Televisión Nacional de Chile (Chile) e CBS (EUA).

Foi jurado no Festival do Novo Cinema Latino-Americano, Festival de Cinema de Gramado, Cinema Etnográfico, Nueva Mirada, Festival Internacional de Cinema de Ceará, Festival Internacional de Cinema de San Luis, Festival de Cinema de Paraty, entre outros. Residente no Brasil desde 1997, é membro honorário e vice-presidente do CIDAN – Centro de Documentação e Desenvolvimento do Artista Negro; e coordenador do Projeto Social “Viajando na Telinha”, de capacitação em audiovisual para jovens de baixa renda em comunidades do Rio de Janeiro.

Kleber Paredes é diretor de fotografia, operador de câmera e bacharel em cinema. Tendo iniciado sua atuação profissional em 2007, foi assistente de produção, editor, coordenador de edição, de câmera e assistente de direção.

Desde que começou a trabalhar como filmmaker em sua própria produtora, em meados de 2012, foi se especializando como diretor de fotografia e operador de câmera. Depois de muito estudo, observações e experiências, dirigiu a fotografia do longa “O Filho do Homem”, no qual foi premiado como Melhor Fotografia no 7º FICC, das séries “Bem Aventurados” e “Brasil Imperial”, disponível na Amazon Prime Video e History Channel; curtas-metragens premiados, diversos videoclipes, documentários para NY Times e Rede Globo e vídeos institucionais para grandes empresas como GE, WSUT e Petrobras.

Luiz Carlos Lacerda é diretor, roteirista e produtor. Dirigiu longas como “Mãos Vazias” (1970), “O Princípio do Prazer” (1979), “Leila Diniz” (1987), “A Mulher de Longe” (2012) e “O que seria deste mundo sem paixão?” (2018); além de cerca de 30 curtas sobre personagens da nossa cultura, e de séries para TV sobre cultura popular. Foi professor em instituições como a Universidade Estácio de Sá (RJ), a Escola Internacional de Cinema de Cuba, o Grupo Nós do Morro (RJ) e de diversas oficinas em mostras de cinema. É membro do Conselho do Museu Nacional de Belas Artes (2018/2019) e da Associação Brasileira dos Cineastas.

Poeta, colaborador de vários suplementos literários e antologias poéticas, publicou livros como “Leila Para Sempre Diniz” (Ed. Record, 1987) e “Reis de Paus” (Poesia, Ed. Mariposa Cartonera, 2017). Atualmente leciona na Escola de Cinema Darcy Ribeiro.

Diretor, Roteirista e Produtor. Dirigiu os longas “Mãos vazias” (1970), “O princípio do prazer”(1979), “Leila Diniz” (1987), “For All” (1997), “Viva sapato!” (2004), “Casa 9” (2011), “A mulher de longe” (2012), “Introdução à música do sangue” (2017) e “O que seria deste mundo sem paixão?” (2018). E cerca de 30 curtas sobre personagens da nossa cultura, e de séries para TV sobre cultura popular. Foi professor do Curso de Cinema da Universidade Estácio de Sá (RJ), Escola Internacional de Cinema de Cuba, Polo do Pensamento Contemporâneo, Nós do Morro (RJ) e de diversas oficinas em mostras de cinema (Tiradentes, Ouro Preto, Vitória, Cinedocumenta, entre outros). Foi produtor executivo de novelas e séries da TV Globo e de 15 longas. É membro do Conselho do Museu Nacional de Belas Artes (2018/2019) e da Associação Brasileira dos Cineastas.

Poeta, colaborador de vários suplementos literários e antologias poéticas, publicou “Leila para sempre Diniz” (Ed. Record, 1987), “Leila Diniz/Roteiro” (Ed. Imprensa Oficial SP, 2006), “Os sais da lembrança” (Poesia, Ed. Giostri 2008), “Reis de paus” (Poesia, Ed. Mariposa Cartonera, 2017) e tem uma biografia escrita por Alfredo Sternheim (Coleção Aplauso/ Ed. Imprensa Oficial SP, 2007). Atualmente leciona na Oficina Livre de Direção da Escola de Cinema Darcy Ribeiro, é assessor dos projetos dos graduandos do Curso de Cinema da Faculdade de Artes do Paraná desde 2011, finaliza a série de docs. Atelier do Artista e prepara uma série de ficção para a TV (Canal Brasil) com direção e roteiro de sua autoria.

Marcelo Augusto é cineasta, artista plástico, diretor de teatro, ópera e TV. Pesquisador do CNPQ e professor nas áreas de Cinema, Comunicação e Artes (1996 - 2019). Atualmente, é professor e membro do núcleo docente estruturante do Departamento de Cinema da Facha. Na mesma instituição, leciona no curso Rádio/TV Internet e na graduação de Publicidade e Propaganda. Doutor em Semiologia em Ciência da Literatura UFRJ, Mestre em Teoria da Arte pela UFF e graduado em Cinema pela UFF. Assumiu a coordenação da pós-graduação em Roteiro para Cinema da Unesa até 2011 e foi coordenador assistente na pós-graduação de História e Crítica da Arte no Instituto metodista Bennet. Ao lado da crítica teatral Barbara Heliodora, realizou o processo de seleção de projetos de encenação teatral no Conjunto Cultural da Caixa Econômica do Rio de Janeiro.

Dirigiu vários espetáculos teatrais como “Orfeu, Fábula Em Música” de Claudio Monteverdi, com estreia nacional da Ópera no Teatro Nelson Rodrigues em 1992. Dirigiu o curta-metragem Morte por Água, premiado em montagem no Festival de Brasília e menção honrosa em Fotografia na Jornada de Cinema na Bahia. Marcelo Augusto desempenha o papel de dramaturgo para diretores de cinema e dança.

Monique Aragão é pianista, compositora e escritora carioca. Formada em música pela UniRio, foi vencedora de diversas premiações, como o Prêmio Sharp de Revelação Instrumental, em 1992, e foi eleita “Mulher do Ano” na categoria “música”, pelo Conselho Nacional de Mulheres do Brasil - Academia Brasileira de Letras. Suas composições e performances figuram em álbuns de diversos artistas. Foi diretora musical e arranjadora de diversos espetáculos teatrais; se apresentou nos melhores teatros da América do Sul e Europa como pianista solista ou acompanhando artistas da MPB. Atua em produções de TV como produtora musical e desenvolve um trabalho único como professora em diversas áreas da música. Além de sua discografia autoral, composta por oito álbuns, compôs trilhas originais para o longa-metragem “O Filme da Minha Vida”, de Alvarina Souza e Silva; para espetáculos de dança, musicais infantis e para a peça teatral “Flor de Obsessão”, de Robert Guimarães. É também autora do texto, das músicas e da direção da comédia musical “Sucesso”. Foi professora de interpretação e técnica vocal nos programas “Fama” (2002 a 2004) da Rede Globo de Televisão.

Compôs trilhas originais para o longa-metragem “O Filme da Minha Vida” (de Alvarina Souza e Silva -1991); Espetáculos de Dança “O Rio Carioca” (1994), “Requiem para a Floresta” (1996) E “Callas” (1998) da Companhia de Dança Rio; a trilha do musical infantil Balbino & Bento ( de Elizabeth Araújo) e da peça teatral “Flor de Obsessão” (de Robert Guimarães).

Marilia Moraes

Graduada em Cinema na Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio). Trabalha há dez anos como montadora, tendo sido responsável por filmes como “O Palhaço” e “Feliz Natal”, ambos dirigidos por Selton Mello; e “Elena”, documentário dirigido por Petra Costa. Recebeu o Grande Prêmio do Cinema Brasileiro de melhor montagem de ficção em 2014 e de documentário em 2012 (por “O Palhaço” e “Elena”, respectivamente).

Oswaldo Eduardo Lioi é diretor cinematográfico, diretor de arte e cenógrafo. Nos anos 80 realiza animações como realizador. Em 1986 começa a trabalhar em longas: “Leila Diniz”, de Luiz Carlos Lacerda, "Kuarup", de Ruy Guerra, “Stelinha”, entre outros. Em 1987 assina a cenografia de "Fantasmas Trapalhões", “Terra dos Monstros", "Lua de Cristal”, “O Noviço Rebelde" e "Luz Azul”. Nas coproduções: "Chasseur de Primes" - TV5, "A Grande Arte" de Walter Salles, "The game of their Lives; a série ,"Haru e Natsu", para a TV NHK, e o longa "Eu não conhecia Tururú", de Florinda Bolkan, como set designer. Nos filmes “Gaijin ll”, "Acquaria" e “Encantados”, também de Tizuka Yamasaki, entre outros.

Também no teatro, TV, publicidade e shows trabalha com os diretores: Werner Herzog - “Sonho de uma Noite de Verão”, José Varona - “O Morcêgo”, ”Dom Quixote” e “Cenerentola”, com Luíz Bongiovanni. Algumas peças como: “Werther”, no CCBB, e “Diários Marginais”. Na TV, as séries “Hilda Furacão”, “Memorial de Maria Moura”, “Chiquinha Gonzaga”, “Os Maias” e “Capitú. Criação do Módulo CineCaverna no “Brasil + 500” - 2000. Ministra workshops e palestras de cenografia e direção de arte pelo país.

"Gatão de meia-idade" 2004, "A Ilha da Morte", "Sonhos e Desejos" - Kikito de Ouro de Direção de Arte 2006”, "Fronteira", "Pequenas Histórias" de Helvécio Ratton 2007, os telefilmes: "Os Óculos de Pedro Antão" e "Uns Braços" 2009. Com "A Ilha da Morte - recebe o Tropeiro de Prata de melhor Arte 2010 - “IV Festival da Lapa”, e a Arte de “As Mãos de meu Filho". Em 2011 "Arsênio Godard". Em 2012 o Prêmio “Araxá Terra do Sol” pelo Conjunto da Obra. E com “O Menino no Espelho" 2012 o Tropeiro de Prata de Direção de Arte 2014. Em 2013 "Vaga-lumes", "Família Dionti" (Brasil-Inglaterra). Em 2014 o Roteiro e Direção do longa "Cada vez mais Longe", e a Dir. de Arte do "Introdução à Música do Sangue”.

Professores do Curso de Gestão

Cláudio Lins de Vasconcelos é advogado, pós-doutorando em economia da cultura pela UFRGS e Sorbonne/Paris 13, doutor em direito pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro, mestre em direito pela Universidade de Notre Dame e bacharel em direito pela Universidade Federal da Bahia. Foi Secretário Nacional de Economia da Cultura, consultor do Banco Mundial e assessor internacional Adjunto do Ministério da Justiça. É professor da pós-graduação em Direito da Propriedade Intelectual da PUC-Rio e da pós-graduação em Direito do Entretenimento da Escola da AGU, entre outras atividades de ensino e pesquisa. Autor de diversos trabalhos, entre eles o livro "Mídia e Propriedade Intelectual: A Crônica de um Modelo em Transformação".

Fábio Campos Formou-se em Comunicação Visual pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. Pós-Graduado em Jornalismo Cultural pela Universidade Estácio de Sá. MBA em Gestão e Produção Cultural com ênfase em Economia Criativa, Fundação Getúlio Vargas. Sócio Gerente, Panela Filmes LTDA. Produtor Executivo – novas mídias, Tambellini Filmes. Autor do livro ¨Produção de Cinema e Vídeo¨.

Gestor Audiovisual pela Universidade Estácio de Sá, cursos: Cinema, Comunicação Social, Propaganda e Marketing, Rádio e Televisão; responsável pela estruturação, implantação e criação dos projetos pedagógicos e conteúdos programáticos relacionados às atividades académicas curriculares e extra-curriculares, além de todas as necessidades laboratoriais, incluindo parcerias e apoio junto a empresas de serviços técnicos e especializados.

Responsável pela inscrição da Universidade Estácio de Sá, junto a Agência Nacional de Cinema (ANCINE), regulamentando todas as produções audiovisuais realizadas por esta instituição e assim fomentando distribuição nacional e internacional das obras produzidas. Período em que vários filmes e programas de televisão ganharam prêmios nacionais e internacionais.

Idealizador, realizador e diretor geral do Festival Universitário da Universidade Estácio de Sá, nos anos de 2004, 2005 e 2006.

Produtor executivo de diversos programas de televisão, minisséries e documentários realizados para canais abertos e/ ou fechados, além de comerciais, e videoclipes.

Sandra Helena Pedroso é Mestre em Sistema de Gestão de Projetos com foco em Responsabilidade Social pela UFF/RJ, bacharel em Ciências Contábeis pela USU/RJ e Doutoranda em Ciências Empresariais e Sociais na Universidad de Ciências Empresariales Y Sociales, Buenos Aires, Argentina. Também é diretora do Ateliê de Cultura, presidente do CAE-RJ, do IBAR e do Observatório Social do Rio de Janeiro; conselheira fiscal da ABCR e, vice-presidente do SindCont-Rio e conselheira do CRC/RJ. Atuou nos últimos anos como Coordenadora de Certificação da Lei de Incentivo à Cultura do Estado e Coordenadora Técnica da ANCINE, além de ter exercido diversas funções na área cultural e cinematográfica. Foi professora de produção da Universidade Estácio de Sá/RJ e na Universidade Cândido Mendes. Atualmente atua também como consultora em Gestão de Projetos em diversas empresas, é especialista em Terceiro Setor e Políticas culturais de Incentivo Fiscal e professora da AIC.

Vera Zaverucha

Com mais de 30 anos de experiência na área pública, Vera ocupou diferentes cargos nas principais instituições responsáveis pelas políticas públicas para o audiovisual e pelo financiamento do setor cinematográfico no Brasil. Acumula em seu currículo cargos como: Diretora da Agência Nacional do Cinema (ANCINE), Secretária de Estado para o Desenvolvimento do Audiovisual e Diretora da Fundação do Cinema Brasileiro.

Sua relação com a ANCINE é de longa data, tendo participado efetivamente de sua criação. Em 2000, quando passou a integrar a equipe da Casa Civil da Presidência foi uma das responsáveis pela coordenação do Grupo Executivo da Indústria Cinematográfica, criado para propor um novo modelo institucional para o setor, culminando então na criação da Agência.

Durante os anos de 2002 até 2010, Vera foi assessora-chefe da presidência da ANCINE e superintendente de Acompanhamento de mercado. Uma de suas maiores contribuições foi a proposta e criação da OCA - Observatório do Cinema e do Audiovisual. Nesse período, participou de processos de regulamentação em diferentes mecanismos de coletas de informação sobre o setor audiovisual, desde o fomento e financiamento à produção, até distribuição e exibição.

Em junho de 2011, foi nomeada diretora da ANCINE pela Presidência da República, para um mandato de quatro anos. Desde 2015, Vera tem atuado como consultora, professora e palestrante especialista na regulação do audiovisual.

Vinícius Portela – Mestrando em Direito tributário pela UERJ (Tributação Finanças e Desenvolvimento), Mestre pelo instituto de economia da UFRJ (Políticas públicas, estratégia e desenvolvimento-PPED-2014) e Pós-graduado em Administração (Gestão Estratégica-UCAM-2005), Economia (economia da regulação – UFRJ-2009) e Direito (Público e Tributário-UCAM-2011). Graduado em Direito (Unesa) e Psicologia (UFF). Autor do livro Agência Nacional do Cinema: Ancine, VOL 24 da coleção Direito Administrativo Positivo Comentado. Ed Atlas. 2015; coautor do livro Regulação e Fomento do mercado audiovisual; autor de diversos livros para concursos públicos na área de audiovisual, regulação e defesa da concorrência. Autor de diversos artigos acadêmicos em revistas e congressos nacionais e internacionais na área de direito tributário (Condecine, Planejamento tributário, ISS,etc.), fomento, regulação, defesa da concorrência e fiscalização da atividade audiovisual. Premiado no IV Prêmio SEAE de 2009 com a monografia “Possibilidades de Intervenção regulatória por parte de CIDES: o caso da Condecine”.

Serviço:
Cursos de Capacitação em Audiovisual – Curso Artístico / Curso de Gestão
Inscrições: https://www.bussolabrasilcapacitacao.com.br/
Carga horária total: 96 horas

Rio de Janeiro – Abril e Maio

Endereço: Biblioteca Parque Estadual - Av. Presidente Vargas, 1261 – Centro.

Aulas às quartas e sábados

Datas: 06, 09, 13, 16, 27 e 30/04

04, 07, 11, 14, 18, 21, 25, 28/05

01 e 04/06

Horários: quartas, de 18h às 22h; sábados, de 9h às 13h e 14h às 18h.

Investimento: De R$ 3800 por R$ 1900 (desconto de 50% no primeiro lote promocional – até 31/03)

Salvador – Maio e Junho

Endereço: Faculdade Baiana de Direito - Rua Doutor José Peroba, n° 123 – Stiep

Aulas sextas e sábados

Datas: 13, 14, 20, 21, 27, 28/05

03, 04, 10, 11, 17, 18, 24, 25/06

01 e 02/07

Horários: sextas, de 17h às 21h; e sábados, de 9h às 13h e 14h às 18h.

Investimento: De R$ 3800 por R$ 1900 (desconto de 50% no primeiro primeiro lote promocional – até 31/04)

Sobre a Panela Filmes

Panela Filmes foi fundada em janeiro de 2013, inicialmente focada em desenvolvimento de séries, documentários e vídeo clipes. Começou a ser requisitada para assessoria e consultoria nos campos audiovisuais e culturais. Atualmente, trabalha com fomento direto e indireto no segmento audiovisual, desenvolvendo projetos e planos de negócios. A produtora atua em parceria tanto com profissionais experientes quanto com jovens talentos do mercado.


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