Plataforma é pioneira em digitalização de processos para compra de merenda escolar
Govtech presente em quase metade das prefeituras em território nacional lança modalidade de Chamada Pública, com foco em aquisição de produtos de agricultura familiar
Desde 2009, pelo menos 30% do valor repassado pelo Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) para o Programa Nacional de Alimentação Escolar (Pnae) deve ser utilizado obrigatoriamente na compra de alimentos provenientes da agricultura familiar, com objetivo de estimular o setor e oferecer alimentação saudável aos alunos de escolas públicas de educação básica do Brasil, segundo a Lei nº 11.947. Agora, mais de duas mil prefeituras em todo o país poderão realizar chamadas públicas pelo Portal de Compras Públicas, primeira plataforma a disponibilizar o serviço de forma online, trazendo mais simplicidade, agilidade e transparência para todo processo.
A chamada pública declara a intenção de compra dos produtos da agricultura familiar para a alimentação escolar, com dispensa do processo licitatório. “Ser a primeira plataforma a disponibilizar chamada pública é uma importante conquista no que se refere às iniciativas de compras públicas sustentáveis articuladas ao fortalecimento da agricultura familiar. Criando mecanismos de gestão para a compra direta do agricultor familiar cadastrado, a solução democratiza e descentraliza estas aquisições, abrindo oportunidades para os pequenos produtores e dinamizando a economia local.” comenta Leonardo Ladeira, CEO do Portal de Compras Públicas.
Para o agricultor familiar, a nova plataforma representa um canal importante de comercialização e geração de renda com regularidade, e contribui para a inclusão produtiva, a geração de emprego no meio rural e o estímulo ao cooperativismo e ao associativismo. Para os alunos da rede pública de ensino, é o acesso regular e permanente a produtos de melhor qualidade nas escolas: um passo adiante para a garantia de alimentos e hábitos saudáveis, com respeito à cultura e às práticas alimentares regionais, além de fomentar a discussão das formas alternativas e mais saudáveis de produção e consumo dos alimentos e da importância da agricultura familiar local para o desenvolvimento econômico e social associado à proteção ambiental.
“A compra institucional da agricultura familiar é parte de um processo que reconhece a necessidade de se pensar em uma forma de produção de alimentos que atenda às demandas nutricionais da população e garanta a evolução social e econômica dos agricultores familiares. Aproximar a relação entre produtores e consumidores, fortalece as relações sociais, valoriza a diversidade produtiva e atende às necessidades das instituições públicas”, finaliza Ladeira
Sobre o Portal de Compras Públicas
O Portal de Compras Públicas é a maior plataforma privada de pregão eletrônico do país, fundada pelos irmãos Bruno e Leonardo Ladeira. Eles desenvolveram um conjunto de ferramentas para resolver os principais problemas que os municípios do Brasil enfrentam nas licitações de pregão eletrônico, que vão desde a elaboração de modelos de edital e banco de preços até a formação de cadastros (regionais e nacional) de fornecedores, passando pelo acesso ao conhecimento da legislação do setor. Em novembro de 2020, o Portal de Compras Públicas recebeu o selo de GovTech do BrazilLAB, um reconhecimento de que é uma empresa inovadora para o setor público.
Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/
<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte... www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. - Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>
Adicionar comentário