Brasil,

Fim do Ensino Híbrido: Readaptação às Aulas 100% Presenciais

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Laís Miranda
  • SEGS.com.br - Categoria: Educação
  • Imprimir

Com o fim do ensino híbrido, toda a comunidade escolar está se readaptando às aulas 100% presenciais. Os preparativos e cuidados passam pelos protocolos de saúde e orientações dentro e fora do ambiente escolar. Com o avanço da nova variante do Covid-19, a ômicron, o Colégio Montessoriano (Boca do Rio), por exemplo, teve que promover alguns ajustes no calendário de início das aulas e encontros de orientação às famílias, estabelecendo um escalonamento que permitiu a recepção e orientação confortável e segura de todos. A escola recebeu duas séries de dois em dois dias, para adaptação da criança ao ambiente e vem mantendo o controle de entrada e saída escalonada das turmas, entre outras iniciativas.

“Considero esse início de ano um recomeço importante na história dos nossos alunos. Recebemos as turmas gradativamente, com programação especial com o foco num trabalho socioemocional, planejamos duas semanas de aulas/atividades diagnósticas e atividades de revisão das competências necessárias para a série atual. E também ainda não foi possível acolher todos de forma calorosa, como de costume. Foi necessário criar regras específicas, principalmente para entrada e saída dos alunos. Assim, caminharemos com um trabalho direcionado pelas demandas de cada grupo. As medidas educativas pós pandemia para as crianças, não é um desafio. Considero que a maior dificuldade institucional é trabalhar o adulto”, informa Luana Brasil Moreira, coordenadora pedagógica da Educação Infantil e Fundamental 1 do Colégio Montessoriano.

Internamente, o colégio alinhou toda essa readaptação com a equipe de professores, funcionários, coordenadores etc. “Nossa equipe está a todo vapor! Foram feitas formações referentes a forma adequada de higienização dos espaços, salas e corredores com álcool gel, alerta de troca de máscara a cada 2h de uso. Nossos funcionários utilizam máscaras KN95, fornecida e controlada pela instituição. Toda equipe de funcionários e professores estão com a vacinação 100% em dia. Além disso, mantemos as carteiras mais afastadas, aulas ao ar livre sempre que possível, ambientes bem higienizados, todos de máscaras (alunos, professores e auxiliares), lavagem das mãos e educação contra aglomerações, controle redobrado no intervalo, entre outros cuidados”, conta Luana.

Ana Cleide Almeida, orientadora da Educação Infantil do Colégio Montessoriano, acrescentou alguns cuidados para com este público de menos idade. Ela lembrou da importância de que os alunos levem seus próprios materiais pra não compartilhar os objetos de uso individual; que os profissionais da escola estão sempre observando se é preciso trocar a máscara dos alunos e da orientação para que, nem as crianças ou os professores, entrem na sala de sapato porque eles costumam sentar no chão. “Orientamos tudo isso aqui, sempre, e pedimos para que os pais reforcem em casa para que os alunos estejam sempre bem informados. Sabemos que este ano é atípico e que temos que pensar em como sanar todo tipo de situação que possa acontecer, como as dificuldades de aprendizagem, por exemplo. Porém estamos abertos para ajudar, sempre com a colaboração das famílias”, completa.

Para as famílias, a escola orienta o acompanhamento de perto dos seus membros e atenção a quaisquer sintomas. “A nova variante apresenta sintomas muito leves e é altamente contagiosa. Se a criança apresentar sintomas, incluindo coriza, tosse, algum incômodo na garganta, febre, diarreia, vômito, dor no corpo ou qualquer outro de resfriado ou gripe, ou se tiver tido contato com um caso confirmado de Covid-19/Influenza, deve ficar em casa”, explica Luana.

O apoio da família – Rogenaldo de Brito Chagas e Ana Carolina Soares Dias Chagas, pais de Patrício Della Dias Chagas (3º ano do Fundamental) e Eva Delle Dias Chagas (1º ano do Fundamental), contam que os filhos só retornaram às aulas presenciais no Colégio Montessoriano este ano. “Estamos seguros porque preparamos nossos filhos para manterem os cuidados; mas também estamos um pouco inseguros porque a proteção deve ser mantida por todos e não sabemos se os coleguinhas e suas famílias congregam dos mesmos comportamentos. Mas entregamos nossos filhos à escola com confiança porque ela apresentou os protocolos, a infraestrutura com todos os cuidados”, declaram.

O casal conta que foi orientado pela escola que este momento seria peculiar e, primeiramente, foram retomadas e reforçadas as regras de protocolo. “Os cuidados que aprendemos com a escola dizem respeito muito mais sobre como lidar com a situação do que com os protocolos porque estes foram estabelecidos por órgãos de saúde. A escola teve o cuidado de falar sobre como a rotina ia mudar, como trabalhar com as emoções, que teríamos que lidar com mudanças de comportamento em função da insegurança do momento. Deveríamos aprender juntos e ter equilíbrio emocional no entender desse processo porque precisamos respeitar o direito individual, mas sobretudo o coletivo, inclusive no que diz respeito às decisões da escola que buscam proteger a maioria”, informam Rogenaldo e Ana Carolina.

Edilene Fonseca, mãe de Maria Catharina Fonseca Bonfim (2° ano do Fundamental do Montessoriano) confirmou que os protocolos foram compartilhados por whatsapp e link com tudo explicado: sobre lanche, material de uso pessoal, horário escalonado, vacinação, uso de máscara, álcool em gel, recomendações para as famílias etc. “Tivemos também uma reunião híbrida antes do início das aulas, onde foi tudo esclarecido. O colégio tem uma escuta muito atenta. Eu, por exemplo, sinalizei a necessidade do uso de máscara transparente porque minha filha é deficiente auditiva e já notei que esse ano existe uma mobilização mais atenta para isso. Fora isso, é a vida normal voltando e devemos retomar tudo com leveza e esperança. Devemos procurar nos relacionar de forma cuidadosa com todos. Cada um sustentando aquilo que foi disseminado nos protocolos de vida social nesse novo formato que agora estamos vivendo”, disse.

Principais orientações

O Colégio Montessoriano vem reforçando com as famílias a necessidade de todos permanecerem comprometidos com os protocolos de combate à pandemia, dentro ou fora da escola. Tudo isso fica disponível no site do colégio: https://montessoriano.com.br/webcolegio/protocolo-desaude-2022/. “Solicitamos que todos mantenham em mente as recomendações ali contidas, com o objetivo de proteger toda a nossa comunidade. Cada um de nós é responsável nesse processo”, completa a coordenadora Luana Brasil que reforça ainda alguns pontos que esperam contar com a compreensão das famílias:

Ø Recomendamos, sempre que possível, que os alunos venham à escola caminhando, considerando que essa opção facilita a distância de segurança.

Ø Cobramos do portador do aluno, assim como das crianças, o uso da máscara obrigatória.

Ø É fundamental manter distância geral de 1,5 metro entre as pessoas.

Ø O acesso ao colégio é escalonado em pequenos intervalos de tempo (10 min) e realizado simultaneamente por vários acessos, a fim de evitar as aglomerações. Estamos pedindo às famílias o apoio para esperar esse trajeto ser feito com total segurança.

Ø Somente os alunos e os funcionários podem passar, como regra geral, pela portaria da instituição. Os pais deverão se despedir deles do lado de fora – onde também deverão esperar para buscá-los. Respeitando a faixa de contenção.

Ø As gestões administrativas e o contato entre as famílias e o colégio serão realizados sempre que possível por telefone, e-mail ou outro meio eletrônico.

Colégio Montessoriano - Sempre preocupado com a formação integral do indivíduo, o colégio vem há mais de 30 anos investindo em um sistema de qualidade que se baseia no desenvolvimento e na capacitação de seus educandos, a fim de enfrentar desafios e impasses impostos pelo novo contexto socioeconômico, as mudanças de paradigmas, bem como o desenvolvimento sustentável que contemple a qualidade de vida. Para tanto, tem a missão de criar condições que qualifiquem o indivíduo, pessoal e profissionalmente através de seus processos educativos entre professor e aluno, de forma participativa e permanente. Crescer em harmonia com o trabalho, representa mais que uma simples preocupação em assegurar aos educandos e educadores as condições essenciais ao pleno desenvolvimento harmonioso das suas potencialidades, mas é um compromisso mútuo no desenvolvimento de um trabalho cotidiano dentro e fora da instituição.

A Proposta Pedagógica do Colégio Montessoriano favorece a formação de indivíduos críticos, seguros, criativos, estimula a atuação do aluno dentro e fora da sala de aula, nas suas relações com técnicos, professores e colegas.

Os alunos são incentivados a argumentar, debater e negociar com a intenção de provocar sempre um posicionamento responsável e criativo diante de novas situações que lhes são propostas.

A proposta do colégio tem um cunho sociointeracionista quando se preocupa em articular os conhecimentos e habilidades trabalhadas com a comunidade através de eventos, campanhas, palestras, feiras, debates e outras atividades, capacitando assim, os jovens a enfrentarem o desafio dos novos tempos com atitudes de amor à pátria e abertura ao outro, ou seja, tornando-os sujeitos, que na atuação pública ou privada promovam uma ruptura drástica ou gradual de uma história socioeconômica de exclusão.

Contatos: Coordenação (71) 3371.5643 – Fundamental II (71) 98105-7490 – Ensino Médio (71) 99906-1062 – Educação Infantil e Fundamental I (71) 99906-7308 - Secretaria Geral (71) 99907-3004. Endereço: Rua Abelardo Andrade de Carvalho, 77 – Boca do Rio – Salvador/BA.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

voltar ao topo

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade aos SEUS COMENTÁRIOS, em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!

Security code Atualizar

Enviar