Brasil,

Como driblar o problema de aprendizagem durante a pandemia de covid-19?

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Deborah Fecini
  • SEGS.com.br - Categoria: Educação
  • Imprimir

Por Fátima Delphino *

Em 2020, o ano letivo mal havia começado e logo teve que encarar um problema praticamente inédito: a pandemia de covid-19. O debate sobre as aulas remotas e a presença da tecnologia no dia a dia do aprendizado precisou ficar para depois. Ou melhor, foi realizado ao mesmo tempo que esse modelo era inserido às pressas no cotidiano de professores e alunos. Alguns se adaptaram melhor do que outros a esse momento de dificuldade. Agora, na virada de 2020 para 2021, o desafio que surge para todos os envolvidos no processo educacional é saber extrair as lições a fim de driblar os problemas de aprendizagem no próximo ano, que ainda não sabe se terá aulas presenciais ou não.

É preciso reconhecer que foi uma mudança em todos os níveis e modalidades dentro da escola nos últimos meses – ajustando-se bruscamente ao ensino à distância. Ninguém estava preparado para o que aconteceu. Nem as escolas, que não tinham acesso a todas as plataformas e aplicativos necessários (na maioria das vezes, vistos apenas como um acessório), nem os professores, que não tiveram tempo para se capacitarem de forma adequada, tampouco os alunos, que em sua maioria tinha apenas um celular para acesso à internet e não dispunha de condições para arcar com a velocidade de rede necessária às aulas.

Em suma: houve um impacto profundo na educação do país em 2020. As dificuldades, evidentemente, são muitas. De um lado, as questões técnicas, como internet ruim, falta de computadores com programas atualizados, etc. De outro, a relação tempo/espaço do aluno com a escola que passa a ocupar um espaço virtual, dificultando a interação necessária, caso a escola não crie os mecanismos adequados. O estudante precisou “aprender a aprender”. Afinal, por mais que o professor esteja do outro lado da tela, é ele o mentor de sua própria aprendizagem, organizando esse tempo e espaço do melhor jeito que o agradar.

Dessa forma, é função da escola diminuir essas distâncias, utilizando vários recursos comunicacionais se preciso, como WhatsApp, Facebook, Instagram e demais aplicativos. É preciso criar um canal de comunicação direta com os alunos. Nesse sentido, a tecnologia deve ser vista como ferramenta importante no processo de aprendizagem – e será cada vez mais utilizada no futuro. Por meio dela é importante privilegiar essa interação e manter mecanismos para isso. A comunicação fácil e rápida, do ponto de vista tanto técnico quanto humano, deve ser incentivada.

Aprendemos muito em 2020. As aulas remotas, no fim das contas, foram uma grande descoberta com a pandemia de covid-19. Sem o avanço da doença, talvez as instituições de ensino e os professores demorassem mais para se ajustarem a esse conceito. A interação face a face em tempo real por meio de plataformas de videoconferência e aplicativos revolucionaram as aulas. Aqueles cursos on-line a que nos acostumamos, com a exibição de um vídeo gravado previamente, já ficaram superados, porque as aulas remotas são mais dinâmicas e também colocam o professor em contato direto com o aluno.

Portanto, encaramos uma situação paradoxal no processo educacional: a melhor forma de driblar os problemas de aprendizagem decorrentes da adoção às pressas das aulas remotas é justamente contar com o apoio da tecnologia. É necessário enxergar essas soluções como facilitadoras em vez de barreiras ao ensino. Até porque certamente é um modelo que continuará não apenas em 2021, mas daqui por diante, por trazer economia financeira às instituições e mais agilidade ao aluno. A retomada da educação não será de onde paramos. A escola vai dar um salto gigantesco em direção ao futuro.

* Fátima Delphino é Doutora em Linguística Aplicada e Estudos da Linguagem pela PUC-SP e possui pós-doutorado em Educação na área de Políticas, Administração e Sistemas Educacionais pela Unicamp. Atualmente é Coordenadora dos cursos de Pós-graduação em Educação do Centro Universitário Salesiano de São Paulo – UNISAL – e-mail:

Sobre o UNISAL

O Centro Universitário Salesiano de São Paulo está presente na área educacional desde 1952 e há mais de 20 anos com a marca UNISAL. Conta com Unidades em Americana, Campinas, Lorena, Piracicaba, São Paulo e também a Unidade Virtual/EAD, oferecendo Cursos de Graduação, Pós-Graduação Lato Sensu e Stricto Sensu e Extensão. A Instituição integra as 93 Instituições Universitárias Salesianas (IUS) presentes em 21 países na América, Europa, Ásia, África e Oceania: www.unisal.br.www.unisal.br


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

voltar ao topo

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade aos SEUS COMENTÁRIOS, em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!

Security code Atualizar

Enviar