Brasil,

Projeto propõe atividades inclusivas para crianças por meio de vídeos interativos

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Gustavo Torniero
  • SEGS.com.br - Categoria: Educação
  • Imprimir

Mateiral possui Libras, legenda e audiodescrição, além de informações complementares em PDF acessível

Duas fotos de um homem branco, jovem, sorridente e de barba e cabelos curtos e castanhos. Na foto à direita ele segura uma folha de papel na qual está desenhada uma árvore cujo tronco é uma régua colada. À esquerda, vê-se ao seu lado um rosto na parede formado por objetos como colheres, fita métrica e tampas.

O Projeto Brincar, iniciativa de Educação Inclusiva entre a Mais Diferenças, Fundação Grupo Volkswagen e Secretaria Municipal de Educação de São Paulo, lança uma nova forma de propor atividades para crianças com e sem deficiência. São as "Pílulas do Brincar", uma série de três vídeos gravados pelo arte-educador Thiago Franco.

Em cada vídeo, o educador se inspira em um artista para criar uma brincadeira e estabelece um diálogo direto e interativo com o espectador. Todo episódio conta com um material complementar em PDF acessível, que reúne outras referências e informações sobre o artista da vez. O conteúdo possui Libras (Língua Brasileira de Sinais) e legendas produzidas pela Mais Diferenças, além de uma audiodescrição inovadora, feita pelo próprio educador ao longo dos vídeos.

No primeiro episódio, “Brincar com esculturas e desenhos”, a inspiração foi o artista e educador Hanoch Piven, nascido em 1963 no Uruguai. Em suas obras, Hanoch propõe novos significados para diferentes objetos do cotidiano, usando seus tamanhos, formas e cores para criar retratos tridimensionais. Dessa forma, as obras podem ser contempladas de forma multissensorial por pessoas com e sem deficiência.

Pensando nisso, Thiago demonstra como adultos e crianças podem juntos criar uma escultura a partir de objetos disponíveis em casa. De forma lúdica e divertida, o arte-educador conduz todo o processo e estimula a imaginação e a descoberta de formas, cores e texturas.

O segundo episódio se chama "Brincando com objetos retangulares" e foi inspirado na obra "Desvio para o Vermelho" do artista Cildo Meireles, nascido em 1948 no Rio de Janeiro. Mas, ao invés de chamar a atenção para objetos da cor vermelha, convida-se o público a buscar diferentes objetos retangulares e criar histórias e desenhos a partir deles. Dessa forma, mais uma vez a proposta acolhe a todos - pessoas com e sem deficiência.

O terceiro e último vídeo tem o título "Brincar com elementos naturais". Nele, o educador propõe a criação de obras de arte dentro de um recipiente com água, usando elementos naturais como folhas, pedras e galhos. A experiência multisenssorial, que permite a sensação de diferentes temperaturas e texturas, se inspira nas fotos da colheita de lírios d'água no delta do rio Mekong do artista vietinamita Pham Huy Trung.

Todos os episódios das Pílulas do Brincar e seus materiais complementares estão disponíveis gratuitamente em: http://maisdiferencas.org.br/materiais/pilulas-do-brincar/


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

voltar ao topo

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade aos SEUS COMENTÁRIOS, em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!

Security code Atualizar

Enviar