Brasil,

Ensino híbrido é a nova aposta para concluir o ano letivo

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Lais Molina
  • SEGS.com.br - Categoria: Educação
  • Imprimir

Escolas que aderiram à tecnologia desenvolveram o plano de aula em meio à pandemia para garantir o aprendizado dos alunos

O distanciamento social impôs diversas limitações e mostrou como é difícil mudar totalmente o modo de ensino das escolas, já que, de um dia para o outro, as aulas presenciais foram suspensas e a tecnologia, que nem todo educador ou escola utilizavam com frequência, tornou-se o único elo entre professor e aluno. Agora, com a retomada das atividades presenciais, é necessário que as escolas se adaptem à nova realidade.

Uma alternativa que pode ser explorada para evitar grandes fluxos de estudantes em salas de aula e minimizar o risco de disseminação da Covid-19, é alterar o plano de ensino para híbrido, que une atividades online e offline por meio de plataformas e dispositivos tecnológicos. Luiz Magalhães, diretor acadêmico da escola Luminova, explica que unir o ambiente online com offline é possível, já que as crianças de hoje nasceram em um contexto hiper-conectado, a chamada geração alpha, e possuem hábitos diferentes de relacionamento, seja com pessoas ou informações, o que torna o aspecto educacional mais voltado aos alunos e menos para o padrão sistematizado e hierárquico de antes.

A rede de ensino, que tem uma proposta inovadora e por premissa democratizar o acesso à educação de qualidade, explora a tecnologia em suas potencialidades no cotidiano dos estudantes, motivo pelo qual conseguiu manter bons resultados dos estudantes mesmo durante a quarentena. “A autonomia e protagonismo do aluno sempre fizeram parte de nosso projeto pedagógico, o que tornou o êxito da escola possível nestes últimos meses. Esse protagonismo continuou em casa, dando condições aos aluno de gerir seu próprio tempo e compreender a importância do ensino para sua formação educacional e social”, comenta.

É por isso que, diante do momento que vivemos, a aprendizagem híbrida torna-se fundamental como recurso educacional. O acesso a dispositivos conectados à internet possibilita ao estudante que pesquise conteúdos diversos nas plataformas online e repasse para as atividades em cadernos e papéis, num mix saudável que o estimule e instigue a pesquisar e saber mais sobre o tema proposto em sala de aula. “Inauguramos uma nova maneira de aprender de forma colaborativa e cooperativa, onde alunos constróem em tempo real sua própria aprendizagem e que desperta a responsabilidade, autonomia e um processo contínuo por meio de outras linguagens e que não são apenas receptores de informações, mas sim, produtores efetivos de conteúdo”, conclui o educador.

Sobre Luminova

Com o objetivo de democratizar o acesso à educação de qualidade e promover o crescimento humano e ascensão social, a Luminova, rede de escolas do grupo SEB -Sistema Educacional Brasileiro- inaugurou no final de 2018 as primeiras unidades, em São Paulo e Sorocaba. Projetando expansão por meio de franquias e voltada para os públicos das classes B e C, que representam um contingente de cerca de 42 milhões de crianças e jovens em idade escolar, a Luminova achou um terreno fértil para investir, já que apenas 15% da rede privada atende tal fatia. A mensalidade low cost -de baixo custo-, é possível devido a alta eficiência na gestão escolar, que otimiza tempo, trabalho e estrutura física.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

voltar ao topo

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade aos SEUS COMENTÁRIOS, em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!

Security code Atualizar

Enviar