Mesmo sem data de reabertura definida, medidas de proteção para a comunidade escolar vêm sendo estruturadas por instituições de ensino particular A data para a volta das aulas presenciais em Belo Horizonte ainda não está definida. Esta importante in
Mesmo sem data de reabertura definida, medidas de proteção para a comunidade escolar vêm sendo estruturadas por instituições de ensino particular
A data para a volta das aulas presenciais em Belo Horizonte ainda não está definida. Esta importante informação impacta em diversas medidas que precisam ser implementadas pelas instituições de ensino particulares, de maneira a viabilizar o retorno de estudantes, professores e demais colaboradores para dentro da escola. Novas rotinas de controle, higiene e prevenção de riscos passarão a integrar a realidade das instituições de ensino, para além das transformações no âmbito pedagógico, advindas do processo de educação remota iniciado em meados de março, quando a pandemia do novo coronavírus culminou no fechamento das escolas na capital.
O esperado reencontro entre professores e alunos é uma das prioridades do Colégio Santo Agostinho, que já estrutura a retomada das aulas em suas quatro unidades: em Belo Horizonte, nos bairros Santo Agostinho e Gutierrez, em Contagem e em Nova Lima. Um grupo de trabalho, composto por uma equipe multidisciplinar de lideranças da instituição, está atuando em um plano de retorno que visa minimizar riscos para sua comunidade escolar quando for o momento de retomar as atividades presenciais. O objetivo é selecionar mecanismos de segurança sanitária e vigilância epidemiológica dentro do contexto e rotinas escolares.
Para dar robustez ao processo e garantir ainda mais a minimização de todos os riscos aos estudantes e colaboradores, o Colégio Santo Agostinho contratou a empresa global de engenharia e consultoria ambiental e de projetos Arcadis, responsável pela consultoria de gerenciamento de programas de planos de retorno para pós-pandemia de cerca de 500 câmpus de instituições de ensino nos Estados Unidos, e por projetos em desenvolvimento na China e no Reino Unido.
A consultoria, que é referência em estudos e soluções ambientais e também possui experiência internacional em consultoria de projetos para medidas de prevenção de outras doenças infecciosas, como a SARS, gripe aviária e gripe suína, atuará junto ao Colégio de forma customizada, como explica o gerente de projeto da Arcadis, Lucas Fonseca. “Desenvolvemos uma linha de possíveis soluções voltadas para a prevenção, mitigação e controle de exposições à Covid-19, as quais podem ser implementadas em diversos setores, entre eles o da educação. Para o Colégio Santo Agostinho, atuaremos na consultoria e apoio para elaboração do Plano de Prevenção e Resposta, que consiste na identificação de possíveis exposições ao COVID-19 e indicações de medidas de prevenção, mitigação e outras emergenciais, com objetivo de minimizar os riscos de exposição ao contágio pelo novo coronavírus e oferecendo o direcionamento necessário para a tomada de decisões e retomada responsável das atividades.”
O Colégio Santo Agostinho foi a primeira instituição de educação básica da América Latina a contratar a consultoria da Arcadis, que ancora sua metodologia em recomendações de órgãos internacionais, como OMS, o Center for Disease Control and Prevention (CDC - Centro de Controle e Prevenção de Doenças), agência do Departamento de Saúde e Serviços Humanos dos Estados Unidos, a OSHA (Occupational Safety and Health Administration – USA) e protocolos dos órgãos nacionais de saúde, como Anvisa e ANAMT (Associação Nacional de Medicina do Trabalho), sempre respeitando a legislação local.
Apesar de ainda em fase inicial do projeto, em etapa de levantamento e compilação de informações, rotinas e processos, Fonseca vislumbra algumas ações que podem ser sugeridas ao Colégio. “Existem diversas maneiras de fazer e soluções que podem ou não ser aplicadas, de acordo com cada realidade. Uma das principais medidas é a conscientização das famílias, pois a situação requer alterações em comportamentos e rotinas, contribuindo com todas as demais medidas de proteção”, afirma. No caso do Santo Agostinho, a Arcadis fornecerá as informações técnicas necessárias para cada unidade e grupos específicos.
O gerente do projeto destaca, também, que as medidas apresentadas serão customizadas às particularidades de cada Unidade do Colégio. “Em função de algumas realidades distintas, como número de portarias, quantidade de alunos e de salas, bem como as próprias rotinas, que podem variar entre as Unidades, é possível que tenhamos soluções diferentes em cada local”, prevê. “O Colégio, avaliará as implementações necessárias e comunicará, em momento oportuno, as diretrizes do “novo normal” em suas unidades, assim como o papel de cada um – professores, colaboradores, pais, alunos, comunidade escolar, entre outros – para que a iniciativa seja bem-sucedida”, complementa.
Outro diferencial do contrato da Arcadis com o Colégio Santo Agostinho é a assessoria técnica mensal, incluindo proposições de adequações do plano, de acordo com a evolução do projeto, publicação de novas legislações e recomendações de entidades pertinentes.
Fernanda Fernandes, Gestora de Relações Humanas da mantenedora do Colégio Santo Agostinho e integrante de grupo de trabalho dos planos de retorno, atribui a contratação da consultoria ao cuidado em preservar a saúde e segurança da comunidade escolar, valor já praticado pela Instituição mesmo antes da pandemia. “Temos ciência da responsabilidade da escola em cuidar de cada criança, jovem e colaborador que adentra nossas dependências e, por esse motivo, selecionamos/contratamos a Arcadis. A experiência global da consultoria e o fato de termos sido impactados com a Covid-19 após a passagem desta em outros países, possibilita o aprendizado com o que já deu certo em outros lugares do mundo”, finaliza.
Sobre a Arcadis
A Arcadis é a empresa global líder em Design & Consultancy for natural and built assets. Aplicando nosso conhecimento profundo sobre os setores de mercado e nossos abrangentes serviços de design, consultoria socioambiental, engenharia, projetos e gerenciamento, trabalhamos em parceria com nossos clientes para entregar resultados excepcionais e sustentáveis durante todo o ciclo de vida dos ativos naturais e construídos. Somos 27 mil pessoas, atuando em mais de 70 países, que geram mais de €3,3 bilhões de receita (2018). Apoiamos a UN-Habitat (Programa das Nações Unidas para os Assentamentos Humanos) com conhecimento e experiência para melhorar a qualidade de vida nas cidades em rápido crescimento em todo o mundo.
Na América Latina, somos reconhecidos como uma das maiores empresas de Projetos e Gerenciamento e contamos com mais de 1.500 colaboradores, alocados em escritórios no Brasil, Chile e Peru e em projetos em países como Panamá, Equador, Argentina, Colômbia, México e Paraguai.
Sobre o Colégio Santo Agostinho
O Colégio Santo Agostinho foi fundado em Belo Horizonte (MG), em 1934, pelos freis agostinianos recém-chegados da Espanha. Já formou gerações de crianças e jovens ao longo de décadas de ensino, sempre primando pela excelência da educação oferecida e pelo trabalho de formação humano-cristã de seus alunos. Prestando serviços da Educação Infantil ao Ensino Médio, atende, atualmente, a cerca de 8,3 mil alunos nas Unidades de Belo Horizonte (nos bairros Santo Agostinho e Gutierrez), Contagem e Nova Lima.
Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/
<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte... www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. - Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>
Adicionar comentário