Instituto Natura investe em educação durante suspensão das aulas frente ao Covid-19
Iniciativas auxiliam gestores, professores, pais e alunos durante a quarentena
O Instituto Natura, preocupado com a educação em tempos de isolamento social, oferece algumas ações para alunos, seus familiares ou responsáveis, e também professores e gestores de ensino, para mitigar os problemas enfrentados por todos em tempos de educação à distância. O projeto Rede de Apoio à Educação (RAE), que apoia o programa Benevides à Escola (da Secretaria Municipal de Educação de Benevides), por exemplo, passou a oferecer ao município próximo a Belém, no Pará, a assessoria de um especialista na área de educação para ajudá-los a identificar e solucionar desafios relacionados à gestão da educação neste momento de suspensão das aulas. A rede mantém contato com os professores, gestores e familiares dos alunos por meios virtuais para auxiliá-los durante esse momento delicado, disponibilizando materiais impressos para os alunos de cada uma das unidades escolares que não têm acesso à internet.
Já a Escola Digital, plataforma gratuita com mais de 30 mil recursos digitais de aprendizagem em parceria com a Fundação Telefônica Vivo, oferece materiais de auxílio a professores, gestores e redes de ensino, como criar roteiros de estudo para a quarentena. Esses roteiros, depois de validados por um grupo de curadores, são disponibilizados para acesso e uso por outros educadores. Dentre os milhares de recursos, estão vídeos, jogos, animações, apps, livros digitais e infográficos. Os conteúdos são divididos por disciplina, ano e tipo de recurso.
Criado em 2006, o Trilhas - projeto em parceria com a Fundação Telefônica Vivo - é uma plataforma on-line gratuita que oferece cursos de formação à distância e materiais de estudo e planejamento para professores alfabetizadores e estudantes de pedagogia. Atualmente, há dois cursos disponíveis: "Leitura em Voz Alta", que visa aprimorar as competências de leitura dos professores com as crianças; e "Escrita por meio do Professor", que tem como objetivo aprimorar a prática de escrita dos professores com seus alunos. A plataforma também lançou o curso "Escrita Compartilhada: Pesquisar, Comunicar e Aprender", cujo propósito é ampliar os conhecimentos dos professores sobre os textos informativos e científicos. Entre março e abril, período em que se iniciou o isolamento social, houve um aumento no número de cadastros, com mais de 13 mil pessoas cadastradas, contra cerca de 2 mil no mesmo período do ano passado .
Para além dessas iniciativas, o Instituto Natura se uniu o Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed) e União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime) e mais de 30 outras organizações do terceiro setor, para criarem um plano de ações de apoio às redes públicas durante a pandemia de Covid-19 para auxiliar secretarias, professores e alunos durante a quarentena. O site gratuito Aprendendo Sempre reúne soluções, experiências e materiais pedagógicos alinhados à Base Nacional Comum Curricular (BNCC), que apoia gestores educacionais, professores e familiares para garantirem que os estudantes continuem aprendendo e desenvolvendo suas atividades.
Outro importante portal gratuito apoiado pelo Instituto é o Conviva Educação , com conteúdos e ferramentas exclusivas para os dirigentes municipais desta área. A plataforma foi adaptada para receber materiais de combate ao novo coronavírus por meio de matérias, recomendações, normativas oficiais, vídeos semanais sobre o momento e videoconferências com os temas atuais, como aulas à distância para auxiliar no trabalho e combater a crise.
O Instituto Natura também trabalha com suas duas frentes de atuação: Alfabetização e Ensino Médio em Tempo Integral (EMTI). Na frente de Alfabetização, o Instituto ajuda a promover a Parceria de Alfabetização em Regime de Colaboração (PARC), que oferece apoio para promoção da qualidade da alfabetização na idade certa. Com o apoio de instituições parceiras como a Associação Bem Comum e a Fundação Lemann, a PARC está presente em oito estados brasileiros (MS, ES, SE, AL, PE, PI, MA e AP) e, no momento, está replanejando suas ações para selecionar as atividades possíveis de serem realizadas em 2020 e quais estarão previstas para 2021, além de fortalecer a comunicação da rede estadual com as municipais e planejar a volta às aulas pós-quarentena.
"As avaliações de fluência nos estados estão mantidas e a aplicação ocorrerá assim que as atividades voltarem, sendo também uma maneira de contribuir com as ações de diagnóstico que as redes terão que realizar quando a pandemia passar. No eixo de fortalecimento da aprendizagem, a PARC segue apoiando as redes estaduais a contribuir com os municípios no planejamento de volta às aulas, considerando a revisão do calendário escolar, a formação dos professores e a disponibilização de materiais didáticos complementares voltados à alfabetização. Além disso, estão sendo desenvolvidos planos para acolhimento emocional dos alunos", afirma David Saad, diretor presidente do Instituto Natura.
A outra frente do Instituto Natura, o Ensino Médio em Tempo Integral (EMTI) está presente em 19 estados (SC, PR, SP, MG, ES, MS, GO, TO, MA, RO, AM, AC, AP, CE, RN, PB, PE, AL e SE) e apoia a implementação da política de integralidade do ensino neste nível educacional junto às redes estaduais de educação do Brasil. A entidade, em parceria com o Instituto Sonho Grande e com o Instituto de Corresponsabilidade pela Educação (ICE), está apoiando remotamente as secretarias estaduais na manutenção do compromisso com a implantação do EMTI, considerando suas necessidades, ritmos e circunstâncias neste período de isolamento social. Além de formação às equipes técnicas, estão sendo ofertadas às redes materiais didáticos, sequências didáticas e vídeo-aulas para apoio à formação dos professores de Língua Portuguesa e Matemática.
Para o período de retorno às aulas, será analisado junto às redes a possibilidade de aplicar uma avaliação diagnóstica com os alunos e auxiliar as equipes técnicas e os professores a elaborarem planos de ação para atendimento àqueles discentes com menor rendimento. Além disso, também está sendo planejada uma ação de comunicação junto aos pais e alunos do EMTI para reverter possíveis taxas de abandono e garantir, assim, o direito de aprendizagem dos alunos.
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