Brasil,

Uma inovação tão importante quanto a vacina para a Covid-19 necessita das fundações de apoio às universidades para se concretizar

• Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Cármen Guaresemin
  • SEGS.com.br - Categoria: Educação

Recentemente, recebemos uma boa notícia: o Brasil foi um dos países escolhidos para testar a eficácia de uma das primeiras vacinas desenvolvidas contra o Sars-CoV-2. A vacina foi criada por uma equipe da Universidade de Oxford, na Inglaterra. Em São Paulo, os testes são conduzidos pelo Centro de Referência para Imunobiológicos Especiais (Crie) da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), e contam com a viabilização financeira da Fundação Lemann no custeio de toda a infraestrutura médica e de equipamentos necessários. Os testes da vacina ChAdOx1 nCoV-19 em voluntários tiveram início no último fim de semana. Eles são profissionais de saúde entre 18 e 55 anos e outros funcionários que atuam no Hospital São Paulo, ligado à Escola Paulista Medicina, também cada Unifesp.

Esta parceria só foi possível graças ao trabalho da FapUnifesp (Fundação de Apoio à Universidade Federal de São Paulo), que buscou possíveis interessados em fazer parte do projeto. “A FapUnifesp assinou dois contratos para gerenciar os recursos destinados a testar, na Unifesp, a mais promissora vacina contra a Covid-19. Desenvolvida na Universidade de Oxford, que financia parte do projeto, a vacina acaba de receber autorização da Anvisa para ser testada no Brasil. Além do apoio financeiro de Oxford, o projeto conta com importantes recursos doados pela Fundação Lemann. Todos os detalhes da contratação da Fap foram acertados com a Drª Lily Yin Weckx, coordenadora do Crie, onde são realizados os testes. Drª Lily está muito confiante e vê com bastante otimismo a possibilidade de termos uma vacina aprovada antes do fim do ano”, afirma Jair Chagas, Diretor Presidente da FapUnifesp

Ele completa: “Quando precisamos de grandes avanços científicos e tecnológicos, como a criação de uma vacina para a Covod-19, por exemplo, as fundações de apoio às universidades estão por trás, garantindo o funcionamento de todo o processo. É a parte invisível, feita por uma equipe que não aparece, mas que, sem ela, não haveria desenvolvimento”.

Para Denis Mizne, diretor-executivo da Fundação Lemann, organização viabilizadora dos recursos necessários à realização do estudo de eficácia da vacina em São Paulo, "inserir o Brasil no panorama de vacinas contra a Covid-19 é um marco importante para nós, brasileiros, e acredito que poderemos acelerar soluções que tragam bons resultados e rápidos. Para a Fundação Lemann esta é mais uma importante oportunidade de contribuir em iniciativas de grande impacto para o nosso país e sua gente."

A importância das fundações de apoio para a sociedade

Muitas pessoas ainda se perguntam, afinal, o que uma fundação de apoio pode fazer pela sociedade ao articulá-la com a universidade? A sociedade tem potenciais, criatividades, alegrias, prazeres, belezas. Mas, também têm riscos, desafios, doenças, perdas e enganos. As batalhas problemas versus soluções são travadas desde a primeira pedra por nossos ancestrais há milhares de anos.

Algumas batalhas pesam mais para as empresas, outras para as universidades. “Saber dividir esses pesos é uma tecnologia institucional que a sociedade desenvolveu. Tecnologia dominada pelas fundações de apoio qualificadas”, afirma o professor Luiz Jurandir Simões de Araújo, também Diretor Administrativo da FapUnifesp (Fundação de Apoio à Universidade Federal de São Paulo), que completa: “Em um mundo complexo e veloz, essa tecnologia institucional é fundamental. A universidade acumulou capital intelectual, tecnológico e científico. As empresas acumularam eficiência, dinamismo econômico e rapidez no lançamento de soluções. Universidades modernas, assessoradas por fundações de apoio igualmente dinâmicas e vivazes, forjam um aço firme”.

Financeiramente, as vantagens para uma empresa se associar a uma fundação também são grandes. Isso porque as políticas públicas têm sido incentivadoras de iniciativas de investimento empresarial nessas áreas. A Lei 11.196/05, chamada “Lei do Bem”, possibilitou a concessão de incentivos fiscais às pessoas jurídicas que realizam pesquisa e desenvolvimento de inovação tecnológica, assim como o marco legal desenhado pela Lei 13.243/16 que dispõe sobre estímulos ao desenvolvimento científico, à pesquisa, à capacitação científica e tecnológica e à inovação.

Ambas as leis criaram incentivos fiscais para fomentar os investimentos privados em PD&I - Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação Tecnológica, conferindo, ainda, maior flexibilidade de atuação às ICTs (Instituições de Ciência e Tecnologia) privadas. Ou seja, uma fundação de apoio facilita a criação de uma via de duas mãos, entre sociedade e universidade. E isso beneficia não só professores e pesquisadores, mas também alunos e cidadãos.

FapUnifesp

FapUnifesp (Fundação de Apoio à Universidade Federal de e São Paulo) é uma entidade de direito privado, sem fins lucrativos. Tem como missão prover infraestrutura, logística e suporte administrativo relativos ao desenvolvimento de projetos acadêmicos em ensino, pesquisa e extensão da Unifesp, além de prestar serviço à sociedade nessas respectivas áreas, em âmbito público ou privado.

Inaugurada em 2005, como uma instituição privada, portanto sem fins lucrativos, a FapUnifesp, como todas as fundações, utiliza normas da administração pública para condução dos trabalhos que são concebidos a ela. Tem como missão primordial promover infraestrutura, logística, suporte administrativo e desenvolvimento de projetos acadêmicos em pesquisa, ensino e extensão, além do trabalho com a comunidade nas áreas citadas.

A fundação apoia projetos que impactam diretamente a sociedade a qual se encontra inseridas. Alguns deles:

Supera e Fé na Prevenção (Sistema para Detecção do Uso Abusivo e Dependência de Substâncias Psicoativas): encaminhamento, Intervenção Breve, Reinserção Social e Acompanhamento) que capacitam profissionais da saúde, assistentes sociais e lideranças da sociedade para que seja prestado o melhor atendimento aos que são acometidos do uso abusivo de álcool e outras drogas.

Una-SUS (Universidade Aberta do Sistema Único de Saúde): tem como fio condutor a criação de cursos de aperfeiçoamento para atender as necessidades de formação e educação daqueles que trabalham inseridos no SUS. Os cursos promovidos pelo projeto acompanham as necessidades e especificidades de cada público que será beneficiado pelo projeto.

O propósito a ser alcançado pela FapUnifesp é o apoio no que diz respeito aos temas já descritos, a inovação e o compartilhamento do conhecimento dentre os cursos que a Unifesp oferece.

Em todos os objetivos que tangem a fundação com relação à universidade um muito importante é ser um elemento integrador para que a Unifesp seja inserida no âmbito internacional. Entre 2014 a 2016 foram gerenciados 19 projetos internacionais, corroborando a ideia de formar uma faculdade multicampi.

Um dos valores pregados é a transparência no trabalho que é concedido a professores e alunos que aqui depositam os seus projetos. A ideia inicial é colocar à disposição em seu site a produção de todos os departamentos que fazem parte da Fundação que será acionado por aqueles que julgarem necessário estar a par do que é feito com o dinheiro, os processos e sistemas utilizados para cada projeto.

Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:

Security code Atualizar