Brincadeiras simples podem proporcionar experiências agradáveis no período de isolamento social
Pais podem utilizar materiais do dia a dia doméstico para brincarem com as crianças e incluírem até mesmo os adolescentes na diversão
Entregue algumas bolas de algodão e um pote com água para uma criança de 1 e 2 anos de idade e observe o que acontece. Certamente ela fará uma bagunça, mas é justamente neste momento que acontecerá a exploração sensorial e ela trabalhará os sentidos visão, tato, olfato e audição.
É por meio destas brincadeiras simples, com materiais do dia a dia doméstico, que os pais vão incentivar os filhos a descobrirem o universo que seria explorado também na sala de aula, na presença dos professores.
Para a coordenadora pedagógica da Educação Infantil do Colégio Pontagrossense Sepam, em Ponta Grossa (PR), Kátia Gisele Costa, os pais devem proporcionar experiências agradáveis às crianças no período de isolamento social devido ao Covid-19, pois mesmo nem todas conseguem entender o motivo de não poderem mais brincar no parque ou ir à escola.
“Consideramos importante que os pais brinquem com seus filhos nesse momento de isolamento por várias razões, mas a principal delas é que as crianças até 5 anos aprendem por meio das experiências e precisam da mediação de um adulto para que construam hipóteses e formulem respostas para possíveis problemas no futuro”, diz.
As brincadeiras podem ser as mais variadas e nem todas precisam de materiais. É possível brincar com a música dos nomes, onde o objetivo é fazer com que a criança reconheça o próprio nome. Neste caso escolha uma música na qual é possível incluir o nome do filho como: “Se eu fosse um peixinho”, “A canoa virou” e “Ciranda, cirandinha”. As crianças que já andam podem brincar de roda com estas músicas e assim ouvirão o próprio nome.
A pedagoga destaca ainda que é possível incluir os filhos mais velhos nas atividades e aproveitar os dias de sol para fazer um piquenique em casa, estendendo uma toalha no chão ou na grama e observar as nuvens e suas formas, por exemplo. Brincadeiras de caça ao tesouro também são bem-vindas, pode-se colocar o tesouro como algo para comer ou um brinquedo.
Sobre o Colégio Sepam
Fundado em 1939 na cidade de Ponta Grossa (PR) pelos professores Roberto Emílio Mongruel e Altair de Oliveira Mongruel, o Sepam é uma instituição de ensino particular de nível infantil, fundamental, médio e pré-vestibular. Possui duas unidades em operação, sendo a segunda na cidade de Castro (PR), inaugurada em 1993. Com perfil arrojado e inovador, o Colégio Sepam implantou, em 2015, o programa de ensino médio internacional - o High School -, por meio de um convênio com a Universidade de Missouri (Estados Unidos). Na unidade Sepam Vestibulares, a Instituição completa 40 anos de atuação no segmento de pré-vestibular, consolidado como um dos líderes em aprovações do Paraná, com mais de dez mil aprovações em destacadas universidades brasileiras. O Colégio Sepam tem como linha filosófica a formação humanista de seus alunos e possui professores bilíngues com formação em diferentes áreas da licenciatura. Mais informações: sepam.com.br, facebook.com/sepamcolegio e @sepamcolegio (Instagram).
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