Brasil,

Como lidar com as crianças durante o isolamento social? Especialista dá dicas

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Rogério Sousa
  • SEGS.com.br - Categoria: Educação
  • Imprimir

Assim como os adultos, os pequenos também são suscetíveis ao estresse provocado pela pandemia do novo coronavírus. Diretora pedagógica da Saber ensina como os pais podem atenuar o problema

A pandemia do novo coronavírus tem provocado alterações profundas nos hábitos e nas rotinas da população ao redor do mundo. Diante do isolamento social, as pessoas estão sendo obrigadas a enfrentar uma nova realidade, marcada por uma série de privações. Se o confinamento, a restrição de mobilidade e os receios em relação à doença são gatilhos de estresse e ansiedade para adultos, o mesmo se aplica às crianças e aos adolescentes.

Para ajudar os pais a lidarem melhor com os filhos nesse contexto de crise, a diretora pedagógica da Saber, um dos braços da Cogna Educação, Juliana Diniz, separou algumas dicas. Confira:

Se houver dúvidas, não se esquive

Muitos pais devem estar se perguntando se devem ou não falar sobre a Covid-19 com os filhos pequenos. A resposta é: depende da idade e da circunstância. Em relação às crianças entre três e sete anos, o tema deve ser tratado à medida em que elas trouxerem dúvidas e curiosidades. "Vale dizer que, para qualquer faixa etária, cabe a verdade sendo dita, mas de modo que ela seja capaz de compreender, sem que aquilo aumente a angústia dela", recomenda Juliana, que completa: "Quando você, por exemplo, orienta uma criança a lavar mais as mãos e usar álcool em gel e ela pergunta o porquê disso, podemos dizer: ‘Filho, estamos enfrentando uma doença que veio de um vírus que conhecemos pouco. Todos estamos assustados, mas a mamãe ou o papai está confiante de que isso vai passar. Precisamos fazer a nossa parte com um trabalho preventivo e higiene apropriada’".

Para as menores de três anos, a especialista recomenda ainda mais cautela. "Se a questão não vier à tona por ela, não há necessidade de trazer o assunto coronavírus propriamente dito, mas é uma oportunidade, sim, de tratar, de forma cada vez mais enfática, a importância dos hábitos de higiene".

Crie um canal de diálogo com os adolescentes

Nesse momento, é muito importante que os pais estabeleçam um canal de diálogo com os filhos adolescentes, um espaço em que se possa conversar sobre tudo que está acontecendo, acolher medos, angústias e ansiedade, jamais banalizando esses sentimentos, explica a especialista. "É preciso criar em casa um ambiente seguro, emocionalmente falando. Isso começa com um controle da ansiedade do adulto".

Faça atividades juntos

Nesse período de convivência mais intensa, tentar manter um clima de união e harmonia é importante para a saúde mental de todos na casa. Quando possível, os membros da família devem fazer juntos atividades que envolvam corpo, mente e intelecto. "Um concurso de desenho, pintura, os pais ensinarem aos filhos as brincadeiras antigas, um momento de leitura em conjunto, ver filmes e depois conversar sobre o que assistiu durante a refeição, são alguns exemplos".

Veja na escola uma importante aliada na saúde emocional dos filhos

A despeito de o filho não estar no ambiente físico da escola, fazer com que ele mantenha uma rotina e um vínculo saudável com os estudos, com os colegas de classe e, especialmente, com os professores é extremamente relevante nesse momento, segundo a diretora pedagógica.

Para muitas famílias, essa tarefa tem sido facilitada pelas plataformas digitais de ensino, já que há colégios que, mesmo com o isolamento domiciliar, estão seguindo o cronograma de aulas graças a esse tipo de recurso tecnológico. "Quando pensamos nessa geração nascida no século 21, de nativos digitais, talvez seja também uma forma de reinventar a educação e torná-la acessível num espaço que já é tão comum na rotina deles. Insisto que a escola venha a estar nesse espaço virtual no dia a dia dos estudantes, com a crença forte de que isso os ocupa de maneira saudável e mantém o vínculo com aquilo que é muito importante para o desenvolvimento deles".

Apoie os estudos, mas respeite os próprios limites

Fazer home-office e, ao mesmo tempo, cuidar da casa e dos filhos não é uma missão simples. Assoberbados, os pais nem sempre conseguem acompanhar os estudos dos pequenos. "Para quem tem crianças menores, recomendo tentar conciliar essa rotina de forma leve e dentro daquilo que é possível fazer nesse momento, sem que esse vínculo educacional represente mais um estresse para a família".

Já aqueles que têm filhos de seis anos de idade ou mais, a sugestão é aproveitar o momento para estimular o desenvolvimento intelectual, cognitivo e a autonomia das crianças e, no caso das que estão tendo aulas on-line, os responsáveis devem atuar como mediadores do acesso às plataformas de ensino. "Todos ganham com isso: os pais, as escolas e, especialmente, os alunos", finaliza.

Sobre a Saber

A Saber, empresa que faz parte da holding Cogna Educação, uma companhia brasileira e uma das principais organizações educacionais do mundo, atua junto ao segmento B2C da Educação Básica, ofertando um ensino de alta qualidade aos seus mais de 35 mil alunos. Atualmente com 54 unidades em 13 estados mais o DF, é detentora de marcas amplamente reconhecidas nas localidades em que atuam, incluindo colégios como Leonardo Da Vinci, Colégio pH e Colégio Sigma, além de escolas de idiomas como a Red Balloon. Complementarmente, a Saber atua no âmbito do PNLD com a oferta de livros didáticos para mais de 118 mil escolas em todo o país.

Sobre a Cogna

A Cogna é uma companhia brasileira e uma das principais organizações educacionais do mundo, proporcionando ensino de qualidade durante todos os momentos da vida dos alunos, desde o ensino básico até a educação continuada. Com atuação inovadora, a Cogna é líder no desenvolvimento e aplicação de soluções educacionais com as marcas Kroton e Platos (ensino superior) e Saber e Vasta/Somos (educação básica). Em seus mais de 50 anos de tradição, já contribuiu para transformar a vida de milhões de pessoas, e trabalha para continuar concretizando sonhos em todos os cantos do país.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

voltar ao topo

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade aos SEUS COMENTÁRIOS, em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!

Security code Atualizar

Enviar