Qual a relação das pandemias com o Enem Digital e impresso?
Enem Digital acontecerá pela primeira vez em outubro e deverá atingir até 100 mil estudantes
Os estudantes do Ensino Médio terão, pela primeira vez, a oportunidade de participarem do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) na modalidade digital. Este modelo será aplicado nos dias 22 e 29 de novembro nas capitais brasileiras e poderá atingir até 100 mil alunos no Brasil. A versão tradicional (impressa) acontecerá em 01 e 08 de novembro. Como o Enem Digital é um projeto-piloto e direcionado somente para quem está no último ano do Ensino Médio ainda não há uma opinião dos especialistas e dos próprios estudantes sobre qual versão é melhor, mas um questionamento ronda o meio estudantil: as pandemias deverão ser assunto das provas?
Para o professor e coordenador do Sepam Vestibulares em Ponta Grossa (PR), Yuri Sócrates Saleh Hichmeh, o contexto pandemias será algo que estará presente nas provas de muitas universidades, inclusive nas do Enem. “Como a prova do Enem é interdisciplinar podemos esperar questões que envolvam as pandemias do passado, tanto no aspecto histórico, social e biológico, e questões que envolvam este conteúdo dentro da redação”, avalia.
O professor lembra que o Sepam, ao longo do Ensino Médio, trabalha com os alunos os eixos temáticos e questões voltadas ao Enem, realizando simulados periódicos no formato das provas do exame nacional. “O objetivo é ajudar o aluno neste modelo de prova do Enem que é mais interpretativa e com perguntas que tendem a apresentar um aspecto mais interdisciplinar e isto trabalhamos corriqueiramente”, explica.
Yuri destaca que o Sepam atua no sistema de preparo contínuo dos alunos durante os três anos do Ensino Médio. “Preparamos os nossos alunos durante os três anos para as provas do Enem e sem descuidar do vestibular da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG) e do Processo Seletivo Seriado (PSS) ”, afirma.
Para ele, independente da forma que o aluno escolha participar do Enem, digital ou tradicional, é importante que ele esteja bem preparado e não desperdice os momentos de estudos, mesmo que todo o preparo esteja acontecendo de forma online devido ao coronavírus (Covid 19). “O grau de dificuldade das provas do Enem Digital e tradicional será o mesmo, por isso é importante estar muito bem preparado e atualizado sobre o assunto pandemia, inclusive sobre as pandemias que aconteceram no passado”, assegura.
O Enem Digital não aceitará treineiros, que são os alunos que farão a prova sem estar cursando o terceiro ano do Ensino Médio. As provas também serão aplicadas apenas nas capitais brasileiras. “A nossa recomendação, para os nossos alunos, é que eles façam as provas presenciais, sem precisar se deslocar para outras cidades”, finaliza.
Sobre o Colégio Sepam
Fundado em 1939 na cidade de Ponta Grossa (PR) pelos professores Roberto Emílio Mongruel e Altair de Oliveira Mongruel, o Sepam é uma instituição de ensino particular de nível infantil, fundamental, médio e pré-vestibular. Possui duas unidades em operação, sendo a segunda na cidade de Castro (PR), inaugurada em 1993. Com perfil arrojado e inovador, o Colégio Sepam implantou, em 2015, o programa de ensino médio internacional - o High School -, por meio de um convênio com a Universidade de Missouri (Estados Unidos). Na unidade Sepam Vestibulares, a Instituição completa 40 anos de atuação no segmento de pré-vestibular, consolidado como um dos líderes em aprovações do Paraná, com mais de dez mil aprovações em destacadas universidades brasileiras. O Colégio Sepam tem como linha filosófica a formação humanista de seus alunos e possui professores bilíngues com formação em diferentes áreas da licenciatura.
Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/
<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte... www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. - Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>
Adicionar comentário