Pedagoga afirma que proximidade dos pais com as crianças é presente durante quarentena
Brincar, estudar, ler, contar histórias e conversar são atividades para compartilhar
Há uma expressão da cultura indígena que diz que a presença de uma pessoa é um presente para as demais. É pensando desta maneira que os pais devem encarar a quarentena em casa com os filhos, segundo a pedagoga Susanna Artonov, mestre em Educação e professora de Pedagogia da São Judas – Campus Unimonte.
“Há muito temos percebido que a ausência dos pais em casa gera ansiedade nas crianças. Então, esse isolamento social imposto pela pandemia é um grande momento para pais e filhos partilharem experiências que não estavam tendo juntos”, explica a especialista. Vale brincar, fazer comida, estudar, contar e ler histórias, conversar, tudo isso juntos.
Para Susanna, esse pode ser um momento bastante rico de convivência e aprendizado entre pais e filhos, desde que bem aproveitado. “Ambos estão tendo a chance de aprender a conviver e a se respeitar, saindo fortalecidos desta relação”.
Para aproveitar bem o momento, não basta assistir à tevê juntos ou ficar cada um no seu celular. A pedagoga recomenda que as crianças façam parte da organização da casa, por exemplo. “Eles podem separar talheres, coisas nas gavetas, trabalhando conceitos da educação de maneira útil, ou, ainda, separar os brinquedos que não usam para doar”.
Rotina é importante – Mesmo na quarentena, é importante que as crianças tenham uma rotina, com horários para se alimentar, dormir e fazer as atividades da escola. Tudo isso pode ser estabelecido com a própria criança, para que ela aprenda a ter autonomia, confiança e diálogo.
Susanna indica também usar a tecnologia de forma útil neste período. “Tem videoaulas de tudo na internet. Esse material pode ser explorado por pais e filhos. Vale até aproveitar a quarentena para fazer um reforço escolar com o filho em alguma matéria que ele estava com dificuldades. Há tempo para isso”.
Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/
<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte... www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. - Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>
Itens relacionados::
- Especialista defende que Brasil desenvolva vacina nacional contra a Covid-19
- Otimizar a jornada do cliente é o diferencial no pós-pandemia da COVID-19
- Médico fala sobre a covid-19 e suas alterações como doença prolongada
- Pandemia de Covid-19 causa retrocesso no combate à tuberculose no Brasil
- Durante a COVID-19 cresce o uso de ferramentas digitais
- LafargeHolcim investe cerca de R$ 50 milhões em ações preventivas e de controle à Covid-19
- Covid-19: esclareça os principais pontos para quem quer viajar neste momento
- Como Imbituba se tornou referência no combate à covid-19
- Estudos do mundo real comprovam: três doses de CoronaVac garantem proteção elevada em idosos e imunossuprimidos
- Operadoras enviaram no ano passado quase 763 milhões de SMS com alertas de risco de desastres naturais e sobre Covid-19
- Como diferenciar os sintomas da gripe e da Covid-19?
- Cajamar chega à marca de 85% das crianças de 5 a 11 anos vacinadas contra a Covid-19
Adicionar comentário