PUC-Campinas tem um dos maiores percentuais de pesquisadoras bolsistas do país
Ranking foi elaborado com dados fornecidos pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior
A PUC-Campinas tem um dos maiores percentuais de pesquisadoras beneficiadas com bolsas entre as universidades brasileiras, segundo dados da CAPES (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior). Este é o resultado de um ranking feito a partir de informações do Censo da Educação Superior divulgadas no final de 2019 pelo Ministério da Educação (MEC). Ele foi elaborado pela Revista Quero, especializada na área de educação e em avaliações universitárias.
As cinco primeiras aparecem com percentuais muito próximos. A PUC-Campinas é a 5ª e tem 67,7% de mulheres entre seus pesquisadores bolsistas. A instituição que lidera o ranking é a Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG), com uma taxa de 71,4% de representatividade feminina entre as bolsas oferecidas para pesquisas. Em seguida, aparece a Universidade do Estado da Bahia (UNEB), com mulheres representando 70,3% das bolsas de pesquisa.
Fecham a lista a Faculdade de Apucarana (FAP) e a Universidade do Vale do Itajaí (Univali). A presença de mulheres entre estudantes que possuem bolsas para pesquisa na graduação dessas universidades é de 69,2% e 68,6%, respectivamente.
“Mais da metade dos nossos pesquisadores são mulheres. A maior parte dos bolsistas do CNPq de iniciação científica, de mestrado e pós-doc são mulheres. O que eu vejo é que elas ganharam espaço nesses últimos anos, com muita competência e responsabilidade. Vejo uma boa perspectiva para elas na área de pesquisa”, disse a Pró-Reitora de Pesquisa e Pós-Graduação da PUC, Profa. Dra. Alessandra Borin Nogueira.
Ela analisa o setor de pesquisa no Brasil e avalia que ainda há áreas em que a presença feminina precisa crescer. “Ainda temos desafios, vemos poucas mulheres nas áreas mais ‘duras’, como chamamos, como as ciências, tecnologia, matemática, engenharias, mas isso vem melhorando”, afirma.
Além da área de pesquisa, a Pró-Reitora também chama a atenção para o aumento do número de mulheres em cursos de especialização, procurados principalmente por quem quer se aprimorar profissionalmente. “Também nos cursos de especialização e pós-graduação na nossa universidade, a maioria são mulheres. Elas estão vendo que são capazes, podem e estão fazendo a parte delas”, afirmou.
Clique para baixar imagens da universidade: Foto 1 / Foto 2 / Foto 3
Podcast e vídeos
A PUC-Campinas abordou nesta semana no “Olhar Contemporâneo”, o canal de podcasts da Universidade, o Dia Internacional das Mulheres, que vem sendo celebrado há mais de um século.
Diferentemente de outras datas comemorativas com cunho comercial, o 8 de março tem um caráter social, de um gênero que vem, ao longo dos anos, lutando e buscando conquistas no sentido da igualdade. Apesar dos avanços, é possível notar que ainda levaremos um bom tempo na procura por um cenário ideal. O áudio está disponível no endereço no endereço puc-campinas.edu.br/podcast.
Para falar sobre o tema, foram convidadas a professora extensionista do Observatório da PUC-Campinas e professora do Centro de Economia e Administração Eliane Rosandiski, a professora doutora da Faculdade de História Glaucia Fraccaro e a professora mestre do Curso de Relações Internacionais Kelly Ferreira.
Participaram da conversa as jornalistas Raphaela Ribeiro e Adriana Almeida, do Departamento de Comunicação da PUC-Campinas.
Além do popdcast sobre o Dia Internacional da Mulher, a PUC-Campinas também produziu uma série de vídeos intitulada “Lugar de Mulher é …”, que pode ser vista no endereço https://bit.ly/2PLln92
Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/
<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte... www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. - Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>
Adicionar comentário