Como aumentar as habilidades tecnológicas dos professores
Divulgação Canvas
Por Mario Thurler Junior, Diretor Regional do Canvas
Preparar professores para atender à necessidades que estão surgindo é um dos maiores desafios das instituições de ensino, atualmente. O professor do futuro precisará ter a capacidade de se atualizar permanentemente e trabalhar com recursos tecnológicos em sala de aula. O ritmo do desenvolvimento da tecnologia no setor educacional é espantoso. Se não ajudarmos os alunos a adquirir habilidades digitais adequadas na sala de aula, estaremos limitando suas chances no mundo do trabalho. Além disso, corremos o risco de desmotivá-los em seu processo de aprendizado.
Jovens estudantes universitários usam a internet e redes sociais para pesquisar, realizar trabalhos em grupo, comunicar-se entre si etc. É comum que professores e coordenadores de curso estranhem essa nova forma de buscar e absorver conhecimento. Choques entre gerações são bastante comuns. O aprendizado linear de antigamente deu lugar a uma outra prática, multimídia e multiplataforma que pode parecer caótica para muitos professores. Cabe às instituições de ensino preparar seu corpo docente para esta nova era, através de programas eficientes de alfabetização digital.
O processo pode ser doloroso. Não é fácil fazer com que professores mais velhos, com uma intensa carga de trabalho, aceitem se abrir para as chamadas edtechs. Mas nossa experiência com a implementação do Canvas em algumas das melhores universidades do país mostra que o investimento vale a pena. Ambientes virtuais de aprendizagem tendem a aumentar a interação entre os estudantes e o grau de engajamento deles com o conteúdo transmitido no curso. Ao contrário do que se possa imaginar, o ensino à distância permite um acompanhamento mais personalizado e detalhado do desempenho de alunos, graças à coleta de dados disponíveis nos AVAs.
É crucial ter um plano para um treinamento eficaz, usando as contribuições dos membros da equipe para orientar e dirigir. Faça uma avaliação detalhada das habilidades tecnológicas de todo o corpo docente. Descubra quais professores necessitam de treinamento em ferramentas ou técnicas específicas. Identifique aqueles que sabem usar as ferramentas mas que precisam de ajuda para integrá-las às aulas. Em seguida, planeje um treinamento para preencher estas lacunas, sempre com uma abordagem personalizada, dando aos professores o que eles querem e precisam.
Dê tempo suficiente para os professores usarem a tecnologia, a partir de uma lógica de tentativa e erro. Peça que eles criem lições e atividades reais para usar com os alunos. Essa abordagem ajudará os professores a ver como a tecnologia pode ser uma parceira seu programa educacional, não uma inimiga. Isso também os ajudará a reter as habilidades aprendidas no treinamento e ver como elas podem ser aplicadas no cotidiano. Por fim, ofereça sessões de treinamento curtas e contínuas ao longo do ano. Isso ajudará seus professores a processar informações sem sobrecarregá-los.
O tempo exagerado que os jovens hoje em dia - especialmente os da geração Z - passam em redes sociais ou jogando videogames costuma ser um objeto de crítica de professores mais velhos. Mas a tecnologia assumiu centralidade na vida de todos nós. Isso é inegável. Em vez de tentar remar contra a maré, as instituições de ensino devem convencer seu corpo docente a lançar mão das inúmeras vantagens que a tecnologia traz para aumentar o nível de interesse de seus alunos pelo conhecimento passado em sala de aula, seja ela física ou virtual. Excelência acadêmica e amor pelo conhecimento podem andar de mãos dadas com a tecnologia.
Por Mario Thurler Junior, Diretor Regional do Canvas
Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/
<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte... www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. - Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>
Adicionar comentário