Etec Jaraguá cria robô autônomo que facilita trabalho na lavoura
Protótipo feito pelos alunos de Eletrotécnica foi programado para trabalhar em pequenas lavouras de hortaliças
O potencial agrícola de determinadas regiões do País e a relevância dessa atividade para a economia brasileira inspiram jovens a desenvolver soluções para o setor. Um desses exemplos está no projeto criado pelos alunos como Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) de Eletrotécnica da Escola Técnica Estadual (Etec) Jaraguá, localizada na zona norte da Capital, com a proposta de apoiar o agricultor durante o plantio, desonerando o trabalhador rural de funções como arar a terra, compactar e adubar o solo e plantar sementes. O equipamento é um robô autônomo que atende por Raalph.
Segundo o orientador do grupo e responsável pelo projeto, Jean Mendes, Raalph foi programado para trabalhar em pequenas lavouras de hortaliças de forma autônoma. “Além das tarefas mais básicas de plantio, o protótipo conta com um dispositivo de segurança capaz de detectar a presença de um animal ou pessoa na rota planejada evitando acidentes”, afirma Mendes.
A ideia era provocar os estudantes propondo investigação científica, mapeamento das demandas e apresentação de soluções, a partir de um problema. “Os alunos foram desafiados a investigar os obstáculos existentes na agricultura e propor melhorias a partir do conteúdo e práticas desenvolvidos no curso.”
A experiência proporcionou aos jovens a oportunidade de ter um primeiro contato com a pesquisa científica e com o desenvolvimento de projetos, além de adquirir competências com a criação do protótipo. A construção do Raalph envolveu conhecimentos e habilidades multidisciplinares, além de elementos da metodologia do Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) e da área de Automação e Robótica. O grupo responsável pelo projeto é formado pelos alunos Luidy Henrique, Marlon Welles, Pablo Santos e Thiago Cherry.
Como demonstração do reconhecimento do trabalho, em 2019 o robô autônomo agrícola foi selecionado para participar da terceira Semana da Educação Ciência e Tecnologia Júnior (Sedcitec JR), do Instituto Federal de São Paulo. A Etec Jaraguá participou da Sedcitec JR com outro projeto que era um aparelho construído para auxiliar a reabilitação de pessoas com dificuldade de mobilidade. O Centro Paula Souza esteve representado ainda com projetos de mais duas Etecs: Irmã Agostina, da Capital, e Prof. André Bogasian, de Osasco.
Sobre o Centro Paula Souza – Autarquia do Governo do Estado de São Paulo vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Econômico, o Centro Paula Souza administra as Faculdades de Tecnologia (Fatecs) e as Escolas Técnicas (Etecs) estaduais, além das classes descentralizadas – unidades que funcionam com um ou mais cursos, sob a supervisão de uma Etec –, em cerca de 300 municípios paulistas. Nas Etecs, o número de matriculados nos Ensinos Médio, Técnico integrado ao Médio e no Ensino Técnico ultrapassa 208 mil estudantes. As Fatecs atendem mais de 85 mil alunos nos cursos de graduação tecnológica.
Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/
<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte... www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. - Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>
Adicionar comentário