Sistemas Modulares: solução sustentável para os projetos de arquitetura
O sistema proporciona grande versatilidade para expansões e adaptações futuras. Segundo o arquiteto Paulo Tripoloni, que detém a prática em projetos realizados com essa metodologia, a estrutura permite que novos módulos sejam adicionados ou substituídos de maneira prática, adaptando-se facilmente às necessidades e sem grandes intervenções na construção original. Essa capacidade de modificação prolonga a vida útil do edifício, favorece construções mais sustentáveis e adequa a usos dinâmicos e em constante evolução l FreePik
Crédito: Freepik
De acordo com o arquiteto Paulo Tripoloni, experiente na execução de edificações com o método, a construção modular acelera prazos, refreia os impactos ambientais e oferece eficiência e flexibilidade para projetos em áreas urbanas
A construção modular vem ganhando cada vez mais espaço na arquitetura e na construção civil brasileira, especialmente em grandes centros urbanos como São Paulo. Com prazos de execução encolhidos, economia de recursos e menor impacto ambiental, esse sistema se destaca como uma resposta eficiente e sustentável aos desafios da urbanização acelerada. Um estudo realizado pela consultoria empresarial americana McKinsey & Company revela que o sistema enxuga o tempo de obra em até 50% e os custos em até 20% quando comparada a métodos tradicionais, tornando-se uma solução promissora para o mercado brasileiro, ainda majoritariamente voltado à alvenaria.
O arquiteto Paulo Tripoloni, que vem se especializando em sistemas modulares e construção industrializada, afirma que a maior vantagem está justamente na rapidez e precisão que oferece. “Em um cenário urbano como o de São Paulo, onde o espaço é limitado e o controle ambiental é cada vez mais rigoroso, a construção por módulos permite uma abordagem mais organizada e menos impactante. Grande parte do processo ocorre em fábricas, o que diminui a movimentação de materiais e a geração de resíduos, fatores essenciais em áreas densamente povoadas”, discorre.
A construção modular também se destaca pelo excelente isolamento térmico e acústico, resultado da precisão no encaixe dos módulos. De acordo com o arquiteto Paulo Tripoloni, esse controle minucioso assegura uma vedação superior que reduz a necessidade de climatização artificial e, consequentemente, o consumo de energia dos edifícios. Esse benefício é especialmente valorizado em áreas urbanas densas, onde o bem-estar ambiental e a eficiência energética se tornam diferenciais expressivos e que se somam para a obtenção de certificações ambientais l Foto: FreePik
Crédito: Freepik
Economia de recursos e sustentabilidade
A sustentabilidade é um pilar importante do sistema modular, que utiliza materiais recicláveis e demanda menos água, conforme estudos do World Green Building Council. A abordagem industrializada possibilita um controle rigoroso dos insumos e a redução de desperdícios, o que, segundo Tripoloni, favorece tanto o meio ambiente, quanto o orçamento final do projeto. Ele ainda observa que esse perfil de construção limita significativamente a emissão de CO₂ e outros poluentes, uma vez que o transporte de materiais e o volume de resíduos no local de construção são minimizados.
“É um método que coopera para a redução de custos em várias frentes e os resultados em termos de sustentabilidade são mais palpáveis. Quando centralizo a produção dos módulos, posso controlar melhor o processo e limitar os desperdícios, algo difícil de se obter nas obras convencionais”, explica o arquiteto. Esse fator coopera para o aumento das certificações ambientais no Brasil, como o LEED (Leadership in Energy and Environmental Design) e o AQUA-HQE, que passaram a incluir a construção modular como prática recomendada para edifícios sustentáveis.
Flexibilidade de design e adaptação às demandas do cliente
Embora o sistema modular siga uma padronização que permite a montagem ágil e assertiva, as possibilidades de personalização são amplas. O arquiteto enfatiza que o avanço das tecnologias de construção modular possibilita uma ampla adaptabilidade estética, oferecendo flexibilidade em acabamentos e fachadas para que o projeto final atenda às expectativas visuais e funcionais dos clientes. “Nosso objetivo é manter uma essência minimalista e racional que não só valoriza a aparência da edificação, mas também permite o emprego inteligente do espaço e dos materiais. É possível unir essas características com o desejo do cliente, trazendo personalidade ao projeto sem perder a efetividade,” explica.
A Modular Construction Report 2020, realizada pelo FMI Corporation, mostra que a construção modular também permite uma maleabilidade de design que muitos clientes ainda desconhecem. Essa maleabilidade, de acordo com Tripoloni, desmistifica a ideia de que o modular é apenas uma solução ‘pré-fabricada’ e genérica. Em seu portfólio, ele tem demonstrado que a padronização de componentes estruturais não impede a criação de projetos inovadores e visualmente impactantes.
Steel Frame: eficiência e precisão estrutural em terrenos urbanos
Outro sistema que complementa o cenário da construção modular no Brasil é o steel frame, uma alternativa à alvenaria que emprega estruturas de aço galvanizado em substituição aos blocos de concreto. Ideal para terrenos urbanos com restrições de espaço e locais de difícil acesso, ele oferece precisão no processo construtivo, contribuindo para mitigar retrabalhos e erros de execução. “O método é uma opção acertada quando a leveza e agilidade da estrutura são fatores determinantes. Em terrenos urbanos e mais compactos, traz eficiência sem comprometer a durabilidade”, afirma Tripoloni.
Dados de uma pesquisa publicada pelo Journal of Cleaner Production indicam que o steel frame, quando comparado aos métodos tradicionais de alvenaria, reduz em até 70% o consumo de água e em 50% o volume de resíduos. Com esses números, o arquiteta reforça que ele surge como uma resposta concisa para construtoras que buscam atender às metas de sustentabilidade, um fator que vem ganhando importância no cenário brasileiro, especialmente com o aumento das regulamentações ambientais e incentivos para práticas ecológicas no setor da construção civil.
Perspectivas e barreiras para o futuro da construção modular no Brasil
Para o arquiteto Paulo Tripoloni, uma outra informação relevante diz respeito à redução dos riscos de acidentes que a construção modular proporciona no canteiro de obra. Como grande parte do processo é realizado em ambiente fabril controlado, a exposição dos trabalhadores às condições adversas é significativamente menor. Essa característica faz do sistema modular uma alternativa mais segura e, ao mesmo tempo, produtiva l Foto: FreePik
Crédito: Freepik
Embora as vantagens da construção modular e do steel frame estejam claras, o Brasil ainda enfrenta barreiras culturais e regulatórias para a disseminação desses métodos. Tripoloni observa que muitos ainda enxergam a alvenaria como símbolo de solidez e durabilidade, o que impõe uma resistência inicial aos novos sistemas. No entanto, ele acredita que a evolução da tecnologia e a necessidade de métodos mais sustentáveis e rápidos transformarão essa percepção. “Com cada novo projeto, demonstramos que esses métodos são igualmente sólidos e eficazes, além de reduzirem significativamente os custos e o tempo de execução”, pontua o arquiteto.
Em países como os Estados Unidos, onde o steel frame e a construção modular são amplamente utilizados, a demanda já é consolidada. No Brasil, a expectativa é que, com a expansão das certificações ambientais e o aumento da consciência sobre os impactos ambientais da construção civil, o mercado avance gradualmente para adotar essas práticas.
Uma solução econômica para reformas e expansões
Além de novas construções, o arquiteto Paulo Tripoloni ressalta o potencial da construção modular e do steel frame em reformas e ampliações, principalmente por serem sistemas secos e que reduzem o impacto na estrutura original. Ele recomenda que quem deseja reformar ou expandir um imóvel avalie a estrutura existente para ver como esses métodos podem ser aplicados sem comprometer a integridade do imóvel. “Atualmente, estudo a possibilidade de expandir meu próprio escritório com o sistema modular. Isso minimiza a sujeira, o tempo de obra e o desconforto que uma reforma tradicional traria”, comenta.
Sobre o Atelier de Arquitetura Paulo Tripoloni
Para o arquiteto Paulo Tripoloni, nascer na maior cidade da América Latina o fez refletir, desde cedo, sobre o lugar do homem nas cidades – o morar, o viver e o trabalhar. Morar em São Paulo despertou nele o olhar atento aos detalhes, necessidades e a força que a urbanidade trazia. Encontrou na arquitetura minimalista uma de suas inspirações para realizar projetos que buscam atender às necessidades da vida contemporânea por meio de ambientes funcionais, belos e ecologicamente responsáveis que conectem cada cliente ao que, de fato, é essencial para cada um.
Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/
<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte... www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. - Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>
Adicionar comentário