Dia Internacional dos Animais: Como a arquitetura de interiores transforma a convivência entre moradores e seus pets no lar

• Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Arthur Pomares
  • SEGS.com.br - Categoria: Demais

Arquitetura pet-friendly em destaque: o móvel de cabeceira que une estilo e conforto, proporcionando à Shakira, a cachorrinha da casa, a oportunidade de dormir ao lado de seu protetor. As dimensões consideraram o bem-estar dela que homenageia uma das cantoras preferidas do morador l Projeto: Pati Cillo l Foto: Emerson Rodrigues Arquitetura pet-friendly em destaque: o móvel de cabeceira que une estilo e conforto, proporcionando à Shakira, a cachorrinha da casa, a oportunidade de dormir ao lado de seu protetor. As dimensões consideraram o bem-estar dela que homenageia uma das cantoras preferidas do morador l Projeto: Pati Cillo l Foto: Emerson Rodrigues

O dia 4 de outubro é uma excelente oportunidade de homenagear o amor que cada um de nós sentimos por nossos bichinhos de estimação. Ao viverem em nossas casas como integrantes da família, arquitetos mostram como o projeto residencial pode estar ainda mais bem preparado para dias tranquilos e gostosos na companhia deles

No Dia Internacional dos Animais, celebrado nesta quinta (4), refletimos sobre a importância dos nossos fiéis companheiros e o impacto positivo que eles têm em nossas vidas. Em um mundo cada vez mais adaptado às necessidades dos pets, a arquitetura desempenha papel fundamental ao criar lares que propiciem comodidade, segurança e funcionalidade, tanto para os animais quanto para seus tutores.

Mas como unir essas questões? Acompanhe os pontos relacionados pelos experientes profissionais de arquitetura:

Escolhendo o piso ideal

Não apenas no piso, mas uma das premissas ao projetar uma casa ou apartamento pet-friendly implica em especificar materiais alinhados com essa rotina. Para o piso, sem dúvidas o porcelanato é uma das alternativas mais práticas e seguras para quem tem animais de estimação. No acabamento acetinado ou ABS, o revestimento oferece aderência e evita que os bichinhos escorreguem, além de ser resistente e fácil de limpar. “Ele se destaca por sua impermeabilidade e durabilidade”, ressalta Júlia Guadix, arquiteta à frente do Studio Guadix, que desaconselha o uso de porcelanato polido devido à sua superfície escorregadia.

Por outro lado, o piso vinílico, mencionado por Júlia e pelas arquitetas Elisa Maretti e Elisa Nicoletti, da 4T Arquitetura, também é uma boa escolha, principalmente por sua facilidade de limpeza e maior conforto térmico. E diferente do piso laminado, ele resiste ao breve contato com líquidos como xixi, desde que limpo com agilidade. Ambas concordam que essa definição acontece com base no estilo de vida do pet e das necessidades do lar.

A arquiteta Júlia Guadix, do Studio Guadix (à esquerda) e a dupla Elisa Maretti e Elisa Nicoletti, da 4T Arquitetura. Elas concordam que as escolhas certas resultam em uma arquitetura de interiores plenamente integrada para pets e seus donos, sem deixar de lado as referências do estilo decorativo adotado l Fotos: Guilherme Pucci e Manuel Sá (respectivamente)

Espaços adaptados para diferentes tamanhos e rotinas

Ao definir o layout do ambiente para acomodar pets, o tamanho do espaço é menos importante do que a qualidade de vida oferecida. “É possível ter um Golden Retriever em um apartamento de 70 m², desde que o cão tenha uma rotina ativa”, afirma Júlia. Para garantir o bem-estar dos animais, a arquitetura, por mais eficaz que seja, não resolve tudo sozinha: é fundamental que o humano assuma a responsabilidade de proporcionar estímulos dentro de casa por meio de atividades, além de passeios frequentes nas proximidades do imóvel.

As ‘Elisas’ Maretti e Nicoletti complementam essa visão ao destacar a relevância de adaptar os cômodos de acordo com a convivência entre eles. De acordo com elas, alguns preferem áreas mais reservadas, como varandas com grama sintética; assim como outros clientes preferem manter os animais sempre por perto em uma caminha aconchegante.

Segurança e entretenimento para gatos

Mas nem só de doguinhos é composto o coração de quem ama seus bichinhos de estimação. Existe uma grande parcela de ‘gateiros’ que apreciam seus felinos que, por sua vez, são reconhecidos por sua independência e gosto por alturas – traços que exigem adaptações específicas dentro de casa. A instalação de redes de proteção em janelas e sacadas é primordial para garantir a proteção dos felinos, prevenindo quedas e acidentes.

E pensando no bem-estar, o entretenimento para os gatos não pode faltar e deve ser elaborado com a instalação de nichos altos, estantes e brinquedos espalhados que ajudam os bichanos a se manterem sempre estimulados. No que diz respeito à caixa de areia, embora posicionada em um ponto mais afastado, o habitante da casa ou apartamento não deve, jamais, se descuidar, pois faz parte da rotina de cuidados com a saúde e higiene humana e do animal.

Projetos para gatos vão além do básico: de acordo com a arquiteta Cristiane Schiavoni pontua a necessidade de conceber estruturas que estimulem seus instintos naturais, como escalar e explorar. Em um apartamento com a varanda integrada, ela encontrou a solução perfeita para o playground da duplinha dinâmica da casa: aproveitando a ‘caixa’ que escondeu a condensadora do ar-condicionado, nasceram as toquinhas e a escadinha fixadas na parede, bem como o arranhador. “Quando oferecemos um local para que eles gastem a energia acumula, conquistamos também a preservação dos móveis da casa”, enfatiza ela l Fotos: Guilherme Pucci

Materiais duráveis e Pet-Friendly

Quem investe na aquisição de móveis novos para a reforma não quer saber de vê-los deteriorados nem em curto, médio e longo prazo. De acordo com o arquiteto Raphal Wittman, do escritório Rawi Arquitetura, que posou na foto com o cachorrinho, a tecnologia permite que o mercado ofereça tecidos resistentes e sem interferir na estética do projeto l Foto: Thiago e Dam Mol

Quando o assunto é mobiliário, a escolha de matérias-primas que resistam ao desgaste causado pelos pets é crucial. Para sofás e cadeiras, Raphael Wittmann, arquiteto à frente do escritório RAWI Arquitetura, sugere o uso de tecidos com tramas fechadas e tecnologia Easy Clean, que facilita a limpeza e oferece proteção contra odores e rasgos. Visando a longevidade, ele também recomenda a blindagem e a impermeabilização dessas peças. “Podemos considerar outras possibilidades, como o caso do couro, que é perfeito para cães, embora não se aplique aos gatos, que podem danificá-los com suas dezoito unhas no tradicional costume de arranhar – um ato comumente realizado para demarcar território”, elabora.

Com a definição do tecido certo, o dono do pet pode ficar despreocupado quanto à durabilidade dos móveis | Foto: Freepik

Criando ambientes específicos para pets

Cada pet precisa de seu próprio cantinho, seja para descanso, alimentação ou diversão. As arquitetas Maretti e Nicoletti sugerem que as camas e brinquedos sejam dispostos em locais estratégicos como varandas ou ao lado dos móveis, garantindo o conforto dos animais sem comprometer a estética do ambiente. Casinhas embutidas nos móveis planejados são soluções elegantes e práticas para quem busca conectados com o décor do imóvel.

Júlia Guadix compartilha visão semelhante, aconselhando a criação de ambientes multiuso. “Gosto de pensar em ter caminhas não só em um lugar, mas nos lugares que a família se reúne”, observa. Essa flexibilidade oportuniza que eles estejam sempre por perto, proporcionando a tão desejada sensação de pertencimento.

Iluminação para o bem-estar dos pets

Uma questão que nem sempre é lembrada, mas que pode influenciar diretamente na saúde e o comportamento dos pets diz respeito à iluminação do ambiente. Assim como os humanos, cães e gatos são sensíveis às variações de luz e necessitam de um ciclo natural de luminosidade para regular suas atividades diárias.

A intensidade e a temperatura de cor das lâmpadas podem afetar o bem-estar dos pets. Para garantir um ambiente mais tranquilo, é recomendado aumentar o contato dos animais com a luz natural, mantendo janelas e cortinas abertas sempre que possível. A luz artificial também deve ser cuidadosamente escolhida, lançando mão de tons mais suaves e agradáveis, que não promovem desconforto aos animais.

No apartamento que a arquiteta Júlia Guadix reformou para seus pais, seu parceiro de todas as horas, o Bolotinha, aproveita sua vidinha sempre bem feliz l Foto: Guilherme Pucci

A natureza dentro de casa

As plantas são sempre muito bem-vindas em casas com bichinhos de estimação, desde que escolhidas com uma análise criteriosa para não correr o risco de dispor de espécies tóxicas. Em apartamentos, as arquitetas da 4T Arquitetura, Elisa Maretti e Elisa Nicoletti sugerem o uso de grama sintética nas varandas como meio de oferecer espaço verde seguro para os animais. E para os tutores, que também são pais e mães de plantas, vasos pesados – longe da altura do animal –, ou mesmo suspensas, são estratégias para evitar que eles não derrubem ou atrapalhem a integridade delas.

Em um lar pet-friendly, espécies não convencionais também merecem seu espaço! Tartarugas, calopsitas e outros pets podem desfrutar de ambientes projetados com carinho e que atendam às suas necessidades únicas l Fotos: Divulgação

Sobre 4T Arquitetura

O escritório é a prova viva de pessoas que foram designadas a estarem juntas por toda vida: com a amizade dos pais e os mesmos nomes, Elisa Maretti e Elisa Nicoletti seguiram por mais uma similaridade que, anos depois, as uniriam definitivamente. Graduadas em arquitetura e urbanismo, trabalharam em outros escritórios e construtoras, até que em 2021 a amizade falou mais alto: nascia aí o 4T Arquitetura, resultado da somatória das duas letras ‘t’ em cada um de seus sobrenomes. Desde então, trabalham realizando sonhos, materializados em projetos de arquitetura, design de interiores, decoração e o acompanhamento de suas obras.

Sobre Rawi Arquitetura + Design

Na Rawi Arquitetura, sob o comando do arquiteto Raphael Wittmann e com mais de uma década de atuação, buscamos conceber espaços que transcendem o convencional, onde a interação entre formas, vazios, percursos, texturas e cores é uma consequência da busca por experiências e memórias inesquecíveis.

Nosso trabalho diversificado abrange reformas, retrofits, interiores, decoração e projetos arquitetônicos, incluindo também orientações na escolha de terrenos ou imóveis. A nossa abordagem é uma fusão entre a cultura brasileira e a estética contemporânea, sempre sob uma perspectiva sensível e, ao mesmo tempo, crítica e inovadora. Utilizamos materiais na sua essência, elementos artesanais, cores e pré-existências em nossas composições.

Cada projeto é uma jornada personalizada, onde valorizamos a singularidade de cada cliente, com suas vivências e histórias. Fazemos um mergulho em suas experiências, memórias, estilo de vida, desejos e sonhos, conectando esses importantes ingredientes ao contexto do local e às exigências do conforto ambiental, sempre com foco na sustentabilidade e no uso racional de recursos e materiais.

Nossa missão é transformar a arquitetura em uma experiência poética e reveladora, que não atenda apenas às necessidades funcionais, mas também esteja conecta ao ambiente e ressoe com o ritmo pessoal e o contexto cultural de cada indivíduo. Com mais de 100 projetos residenciais e comerciais realizados em São Paulo e em outros estados, nossa equipe de arquitetos e designers de interiores é dedicada a proporcionar experiências únicas a cada cliente.

RAWI ARQUITETURA + DESIGN

Sobre o Studio Guadix

Fundado em março de 2016 pela arquiteta Júlia Guadix, o escritório, que antes se chamava Liv’n Arquitetura, nasceu com o intuito de construir, junto aos clientes, projetos originais e personalizados, capazes de promover mudanças tanto no imóvel como no estilo de vida dos moradores. A troca de nome para Studio Guadix, planejada por Júlia e seu irmão Victor, que também integra a equipe, aconteceu em 2021. Mas o propósito da arquiteta segue o mesmo desde o princípio: entregar trabalhos que passem a ideia de conforto e modernidade por meio de um estilo simples, acolhedor e atemporal. Até agora, são mais de 30 reformas concluídas.