Brasil,

Lembra do fenômeno “nem-nem"? Como estão os jovens que nem estudam e nem trabalham em 2024?

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  RH NOSSA
  • SEGS.com.br - Categoria: Demais
  • Imprimir

Imagem: Reprodução Imagem: Reprodução

​​​​​​​Em agosto de 2024, um relatório da Organização Internacional do Trabalho (OIT) mostrou que os “nem-nem”, jovens que não trabalham nem estudam, ainda estão presentes. A taxa global de desemprego entre jovens em todo o mundo é de 13%, o menor patamar desde 2009.

O fenômeno persiste mundialmente devido à falta de oportunidades de acesso ao emprego, mas no Brasil o cenário não é tão alarmante, especialmente para aqueles sem experiência.

Dos jovens brasileiros, 17% têm até 24 anos, representando 34 milhões de pessoas, das quais 14 milhões afirmaram ter uma ocupação no primeiro trimestre de 2024, conforme a mais recente pesquisa do Ministério do Trabalho e Emprego.

Karina Pelanda, Gerente de Recrutamento e Seleção da RH NOSSA, chama a atenção para um dado curioso desta pesquisa: 45% dos jovens começam informalmente, principalmente em micro e pequenas empresas, muitos como aprendizes:

“Jovens que entram muito cedo no mercado de trabalho como aprendizes enfrentam desafios, pois é comum que os empregadores não saibam se esse jovem pode desempenhar suas funções ou se vão gostar do trabalho. É um momento de experimentar o mercado, de descoberta”.

No entanto, Karina destaca um ponto importante da mesma pesquisa: o crescimento no número de aprendizes entre 2022 e 2024, com a entrada de 100 mil jovens nessa condição, elevando as estatísticas para 602 mil jovens aprendizes em abril deste ano. A situação também é positiva em relação aos estágios, que passaram de 642 mil em 2023 para 877 mil jovens e adolescentes em 2024.

A especialista entende que não é fácil superar essa barreira, principalmente quando muitos precisam trabalhar, seja como aprendiz ou estagiário, enquanto tentam equilibrar suas vidas escolares. As empresas precisam ter sensibilidade com essa questão: jovem precisa avançar nos estudos, se aprimorar, fazer curso técnico e tentar uma vaga universitária para conseguir postos melhores:

“É um erro chamá-los de desocupados, pois muitos simplesmente paralisam no primeiro obstáculo. Imagine um jovem de 18 anos que nunca conseguiu um trabalho e se vê na condição de precisar ajudar no sustento da casa? Chega um ponto em que ele mesmo abandona seus estudos e não sabe o que fazer. As empresas precisam olhar com mais atenção para essa força de trabalho que, se bem acolhida, pode resultar em excelentes colaboradores para a empresa” finaliza Karina.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

voltar ao topo

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade aos SEUS COMENTÁRIOS, em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!

Security code Atualizar

Enviar