Altenburg lança relatório que detalha ações de gestão ESG de 2023

• Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Mariana Lübke
  • SEGS.com.br - Categoria: Demais

Altenburg lança relatório que detalha ações de gestão ESG de 2023

A Altenburg, empresa catarinense centenária, que figura como uma das maiores indústrias têxteis do país - com operações também no mercado Latam e Ásia -, apresenta ao mercado seu Relatório de Sustentabilidade 2023, ampliando sua jornada de sustentabilidade e sua agenda de ESG - Environmental, Social and Governance, ou em português, Ambiental, Social e Governança.

O relatório destaca o compromisso da companhia com práticas sustentáveis e responsáveis, reafirmando a dedicação ao cuidado com o meio ambiente, a responsabilidade social e a governança corporativa. Fernanda Pereira, responsável pela área de ESG da Altenburg, explica a apresentação do documento. “Este relato representa nosso segundo movimento de reporte anual dos resultados e iniciativas ambientais, sociais e de governança, sendo o primeiro disponibilizado ao público e desenvolvido conforme a metodologia GRI (Global Reporting Initiative), que direcionou a seleção do conteúdo e indicadores reportados, através do processo de materialidade.” A metodologia é utilizada por quase 80% das maiores empresas globais como referência para indicadores ESG.

O presidente do Conselho da Altenburg, que até 2023 esteve à frente da companhia, Rui Altenburg, destaca que o Relatório de Sustentabilidade da Altenburg é um importante passo para consolidar os compromissos com o tema. “Ele amplia a transparência das nossas práticas e conquistas, além de reforçar os caminhos que estamos escolhendo para acelerar nossos resultados nos próximos 100 anos. Existimos para promover o bem viver e o bem dormir! Essa é a nossa verdade, que está presente em cada relação, em cada escolha do negócio. É a nossa bússola, que nos mantém conectados à nossa essência, às nossas raízes.”

Otávio Arruda, gerente de marcas da Altenburg, explica que o relatório é uma ferramenta fundamental para reafirmar o compromisso da empresa com o desenvolvimento sustentável. “É um importante meio de comunicação com o mercado, fornecedores, clientes, órgãos públicos e outras partes interessadas, e seu conteúdo apresenta de forma transparente o desempenho da Altenburg nos temas ESG. É um relatório que vem para falar sobre os nossos valores, trazer o conceito e o impacto do Bem Dormir para toda a comunidade. Nesse relatório contamos um pouco da nossa história centenária de 102 anos, apresentamos nosso modelo de negócio, como operamos, como são nossas marcas, como são nossos produtos, e dos objetivos até 2027, que é duplicar o tamanho da nossa receita e o mais importante é trazer a transparência de como a Altenburg olha para a sustentabilidade em todo o seu ecossistema”, afirma.

O presidente da centenária catarinense, Tiago Altenburg, reforça o quanto a companhia avançou na agenda ESG, com a construção da materialidade, que define não só os temas apresentados no relatório como também direciona as escolhas de negócio. “Através de um processo de escuta e diálogo com públicos da empresa, definimos os temas que representam nossos principais impactos, positivos e negativos. O resultado nos leva a um caminho de boas práticas de governança, gestão eficiente de recursos naturais, inovação em produtos e o cuidado com as pessoas. No ano, também amadurecemos nossa governança, com um mapeamento robusto de risco, auditorias internas e a profissionalização da área jurídica. Aprimoramos nosso monitoramento de indicadores ambientais, ampliamos o uso de energia renovável nas operações e evoluímos na gestão da cadeia de fornecedores. Iniciativas conectadas ao nosso compromisso em conduzir negócios de forma ética, responsável, gerando e compartilhando valor com nossos públicos de relacionamento.

Acreditamos firmemente em nosso propósito de ampliar o bem-estar na vida das pessoas. Mais do que qualidade, entregamos excelência nas escolhas de matérias-primas, na criação de soluções que contribuem verdadeiramente para um boa noite de sono, um bom momento de descanso. Na era da velocidade, nossa proposta é a tecnologia a favor do bem-estar, do bem viver”, ressalta Tiago Altenburg.

O relatório apresenta também a expansão de indicadores dos objetivos de desenvolvimento sustentáveis da Agenda 2030 instituída pela ONU, mostrando a atuação direta da empresa nos ODSs 8 (trabalho decente e crescimento econômico), 9 (indústria, inovação e infraestrutura), 12 (consumo e produção responsáveis) e 16 (paz, justiça e instituições eficazes).

“Certos de que o sucesso não é apenas um destino, mas sim uma jornada contínua, estamos determinados a continuar nossa trajetória de excelência e inovação, mantendo nossa vanguarda no mercado. Seguimos orgulhosos da nossa história de mais de 100 anos e entusiasmados com tudo o que ainda vamos viver”, finaliza o presidente da Altenburg.

Para conhecer o relatório acesse: https://drive.google.com/file/d/12LhlNbIReAX9_NMn-pYytiVstrr3r9Ka/view