Brasil,

• Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Gustavo Autran
  • SEGS.com.br - Categoria: Demais

GERAÇÃO ANSIOSA, de Dra. Lauren Cook

Psicóloga dá ferramentas para o enfrentamento da ansiedade em guia destinado aos Millenials e à Geração Z, considerando gatilhos do mundo contemporâneo

Não é possível eliminar completamente a ansiedade das nossas vidas. Insistir nisso só nos deixaria ainda mais ansiosos. A verdade é que ter um pouco de ansiedade pode até ser positivo. Sobretudo quando ela é capaz de nos tirar da inércia e da procrastinação, para nos impulsionar na direção dos nossos objetivos. Se a vida é mesmo cheia de eventos imprevisíveis, em vez de tentarmos interferir no que efetivamente não temos controle, o melhor é “surfar a onda” e deixar acontecer, de modo que a ansiedade afrouxe o controle sobre a nossa existência.

Mudar a relação com a ansiedade é o ponto de partida para Dra. Lauren Cook, psicóloga com Doutorado em psicologia clínica e mestrado em terapia conjugal e de família, no livro Geração ansiosa: um guia para se manter em atividade em um mundo instável, que chega às lojas em abril, pela Rocco. A dica é endereçada principalmente aos Millenials, nascidos entre 1981 e 1996, e aos Gen Z (nascidos entre os meados de 1990 e meados dos anos 2010). Dados recentes apontam que estas são as gerações mais ansiosas da história.

Cook investiga as muitas razões pelas quais esses dois grupos apresentam dificuldades diferentes dos seus antecessores em lidar com uma infinidade de gatilhos, que contribuem para a falta de perspectiva de futuro. Num mundo marcado por uma intensa crise climática, extrema polarização política, guerras, precarização do trabalho, racismo sistêmico, violência armada e instabilidade financeira, fica fácil entender por que estes jovens e adultos estão sendo diagnosticados com ansiedade em taxas preocupantes.

Para darmos esse primeiro passo, é preciso ter confiança. “Quando estamos ansiosos, com frequência, duvidamos de nossa força. Esquecemos que podemos suportar”, diz a autora no livro, citandos os números alarmantes de suicídios por dia nos Estados Unidos.

Sob uma lente feminista e interseccional, Cook compartilha suas próprias batalhas contra essa problemática, sem ignorar as diferenças entre as classes sociais. Ela apresenta exercícios fáceis e práticos para ajudar os leitores a enfrentarem as ondas da ansiedade em vez de tentarem nadar constantemente contra a corrente.

“Oferece com habilidade um meio-termo entre compreensão e dicas práticas.”

Publishers Weekly

SOBRE A AUTORA

DRA. LAUREN COOK é psicóloga clínica licenciada, palestrante e consultora de empresas. Ela adora ajudar a criar locais de trabalho e escolas que valorizem a saúde mental. Lauren fundou a Heartship Psychological Services, clínica onde atende adultos, adolescentes e casais. Concluiu seu doutorado em Psicologia Clínica pela Universidade Pepperdine e possui mestrado em Casamento e Terapia Familiar pela Universidade de Southern California. Ela foi destaque nos veículos The New York Times, Forbes e Bustle, entre outros.

GERAÇÃO ANSIOSA: UM GUIA PARA SE MANTER EM ATIVIDADE EM UM MUNDO INSTÁVEL

Autora: Dra. Lauren Cook
Páginas: 304
Preço: R$ 69,90