Projetos de Alunos do Santo Américo Buscam Soluções Para Questões Mundiais
Aulas PICS incentivaram pesquisas
O PICS – Projetos Integrados dos Conhecimentos e Saberes – componente da matriz curricular do Colégio Santo Américo para alunos do 2º ao 9º ano do Ensino Fundamental é uma metodologia de ensino criada a partir da Aprendizagem Baseada em Projetos (ABP), que utiliza projetos realistas baseados em uma questão ou problema. “Esta metodologia busca envolver os estudantes com o problema apresentado pela pergunta motriz. Ela encoraja o aluno a participar de todo o processo, desde o planejamento, a pesquisa, investigação e a aplicação de conhecimentos para chegarem à resolução do problema”, explica Elaine Conceição Marquezini, coordenadora pedagógica do Ensino Fundamental Anos Finais.
As temáticas reais apresentadas aos alunos são escolhidas a partir dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU e trazem à tona temas como Fome, Energia, Tecnologia e Água. As perguntas relacionadas aos temas são feitas de maneira a estimular o interesse dos alunos em apresentar soluções criativas para a questão apresentada.
Os alunos do 6º ano tiveram a Água como tema e foram apresentados a problemas como a gestão sustentável de água potável, redução da contaminação dos oceanos por produtos químicos e dejetos humanos, soluções alternativas para tratamento do esgoto doméstico, reutilização de água e conservação dos oceanos, mares e recursos marinhos. Para os alunos do 7º ano o tema do PICS foi a Energia e eles se reuniram para pesquisar soluções para questões como falta de energia e a energia necessária para a sobrevivência.
Como contribuir com a redução da fome em nossa cidade, como evitar a fome nas áreas rurais e como auxiliar aqueles que passam fome foram as questões lançadas aos alunos do 8º ano, que apresentaram projetos sociais e realizaram campanhas de arrecadação de cestas básicas para ajudar as comunidades do entorno do colégio. Para os estudantes do 9º ano a Tecnologia foi o tema central dos projetos que trouxeram ideias para utilizar a tecnologia como meio de contribuir para o desenvolvimento social mais equânime, colaborar para a superação da crise ambiental mundial e para uma economia mais responsável.
Os projetos apresentados pelos alunos foram bastante diversificados e trouxeram soluções criativas que variaram de maquete com esquema de tratamento de esgoto doméstico a campanhas de conscientização social e ambiental criadas em perfis nas redes sociais.
Sobre o Colégio Santo Américo
Fundado em 1951 por monges beneditinos húngaros, o Colégio Santo Américo atende alunos do Ensino Infantil, Fundamental Anos Iniciais, Fundamental Anos Finais e Ensino Médio. Mantido pelo Mosteiro São Geraldo de São Paulo, o colégio é reconhecido com o Selo da Unesco e oferece a seus alunos o ambiente ideal para a formação humana, acadêmica, esportiva e cultural. Desde 1963 o Colégio Santo Américo ocupa uma área de 64 mil m² no bairro Morumbi.
Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
<::::::::::::::::::::>