Maioria dos paulistanos gasta até duas horas no trajeto para o trabalho
Pesquisa da Rede Nossa São Paulo mostra a dificuldade da população para se deslocar até sua atividade principal. Alternativas como a plataforma de caronas corporativas Bynd oferecem economia de até R$173 mil por ano a grandes empresas
Segundo a pesquisa “Viver em São Paulo: Mobilidade Urbana”, publicada em setembro de 2019, uma pessoa gasta, em média, 1 hora e 47 minutos por dia no deslocamento até sua atividade principal na capital paulista. O levantamento revela que o problema dos deslocamentos nas grandes cidades - apesar de tão discutido - ainda é um drama real na rotina da população e mostra que o desafio da mobilidade também afeta as empresas, que, geralmente, são o destino final. Na prática, as estatísticas deixam claro que os custos de uma cidade travada são de todos: usuários, poder público e setor produtivo.
Os dados trazidos pela Rede Nossa São Paulo em parceria com o Ibope Inteligência e com apoio do MobCidades revelam que 58% dos entrevistados demoram até duas horas no trajeto diário de suas principais atividades. As pessoas que fazem esse deslocamento de ônibus gastam, em média, 2 horas e 27 minutos, enquanto as que o fazem de carro demoram cerca de 2 horas e 33 minutos.
O problema da mobilidade, além de afetar a saúde física e mental das pessoas, impede a população de se apropriar da cidade, afasta investimentos e prejudica as empresas, que recebem os funcionários já cansados e, muitas vezes, atrasados. É nesse contexto que o Bynd surge como uma solução diferenciada. A startup de caronas oferece uma plataforma focada nas empresas, que permite o compartilhamento de trajetos em uma rede fechada, visando a ocupação dos assentos vagos nos carros dos colaboradores.
O aplicativo aprende com a rotina dos usuários para sugerir caronas e tem um filtro exclusivo para mulheres, tendo como princípio a segurança. O CEO do Bynd, Gustavo Gracitelli, afirma que o desafio da mobilidade é grande demais para o poder público dar conta sozinho. É por isso que ele acredita que iniciativas como o Bynd, que compartilham a solução com a sociedade, têm grande potencial de transformação.
“Se o problema afeta a todos é inteligente que os diferentes setores busquem formas de resolvê-lo. O Bynd se propõe a enfrentar esse desafio junto às empresas porque ele é um gargalo no setor produtivo. Estamos falando de gastos excessivos com combustível e estacionamento, além de atrasos e estresse dos colaboradores, o que pesa na produtividade. Ao oferecer a plataforma do Bynd como benefício aos funcionários, as companhias estão pensando em seu próprio negócio, mas também contribuindo significativamente para toda a cidade e para o meio ambiente”, afirma o executivo.
A startup estima que, ao utilizar a solução do Bynd, uma empresa com mil colaboradores consegue economizar até R$ 173 mil por ano com transporte e estacionamento. Para incentivar a utilização por parte dos colaboradores, o aplicativo conta com uma forte estratégia de gamificação por meio da distribuição de pontos Multiplus (Latam Pass), tanto para os motoristas, como para quem pega carona.
Para Gustavo, as pessoas estão ávidas por alternativas de mobilidade e dispostas a fazer mudanças em sua rotina para melhorar o deslocamento. A pesquisa da Rede Nossa São Paulo confirma isso, uma vez que cerca de 8 em cada 10 usuários frequentes de carro indicaram ter uma predisposição em deixar de usá-lo, caso haja uma boa alternativa.
“O transporte público poderia ser essa alternativa, mas depende de investimento do governo, que é muito mais lento. O Bynd é uma solução para agora e traz muitas vantagens tanto para os usuários quanto para as empresas. A carona ainda é um conceito em construção no Brasil, mas é um modelo vitorioso. Vivemos a era do compartilhamento e não da posse, então as pessoas estão muito mais dispostas a aderirem a carona na sua rotina, principalmente quando significa mais qualidade de vida e menos tempo trânsito”, finaliza.
Sobre o Bynd
Criado em 2016, o Bynd oferece a maior rede de caronas corporativas do Brasil. Por meio de seu aplicativo, colaboradores de grandes empresas podem compartilhar seus trajetos em uma rede segura, dividindo assentos vagos em veículos que circulam pelas cidades. A solução é focada em empresas com mais de 250 funcionários e já atende 17 grandes players, entre eles Bradesco, Localiza, Schneider Electric, Coca-Cola, Sanofi e Mercedes-Benz. Ao todo, a empresa tem mais de 37 mil usuários, intermediando mais de 150 mil caronas, o que representa uma redução de 547 toneladas de CO2 na atmosfera.
Em agosto de 2019, a empresa foi selecionada para o programa de aceleração do Facebook e Artemisia dentro da Estação Hack. Já em setembro, o Bynd recebeu R$ 1,2 milhão em investimentos por meio da plataforma EqSeed. Destaca-se ainda o convite realizado pela ONU e pelo Governo de Seul para apresentar a solução na Coreia do Sul e o primeiro lugar no InoveMob, organizado pela Toyota Mobility Foundation e World Resources Institute, que garantiu um prêmio de R$ 400 mil.
O Bynd foi fundado por Gustavo Gracitelli (CEO), Leonardo Liborio (COO) e Abraão Barros (CTO). Formado em Economia pela Universidade de São Paulo, Gracitelli trabalhou com vendas, desenvolvimento de novos negócios e no mercado financeiro. Liborio também é economista graduado pela USP e conta com experiência de mais de três anos em bancos de investimentos, como Goldman Sachs e Raymond James. Já Abraão Barros é formado em engenharia da computação pelo Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA), onde inclusive presidiu o Centro de Empreendedorismo por dois anos. O CTO aprofundou os estudos na área na Universidade RWTH em Aachen, na Alemanha e já desenvolveu mais de 10 aplicativos para as mais variadas indústrias nos últimos cinco anos.
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