Brasil,

TOKIO MARINE SEGURADORA

Gastos ainda pífios em Ciência e Tecnologia

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Cnseg
  • SEGS.com.br - Categoria: Seguros
  • Imprimir

Estudo do Ipea comprova investimentos em proporção ao PIB aquém dos realizados por nações desenvolvidas

Os gastos do Brasil com Ciência & Tecnologia (C&T) continuam muito abaixo das médias em proporção ao PIB a cargo de países desenvolvidos. Esta é a conclusão que consta do mais recente Boletim Radar, publicação do Ipea. Segundo o estudo, o Governo Federal gastou R$ 37,1 bilhões com C&T em 2015, o equivalente a 0,63% do Produto Interno Bruto (PIB). Apesar de o Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI)ser o órgão que mais gasta com C&T, este montante ainda é baixo quando comparado ao de outros países, diz o estudo, tomando como base dados de 2013. Naquele exercício, enquanto o gasto público em relação ao PIB da Alemanha, Estados dos Unidos e do Japão fora de, respectivamente, de 2,83%, 2,74%, 3,48%, o gasto do Brasil fechara em apenas 1,24%.

Os autores do estudo- Priscila Koeller, Renato Baumgratz Viotti e André Rauen- utilizaram dados do MCTI, por ser o órgão que mais investiu no setor. O artigo aponta, por exemplo, que entre 2002 e 2013 a participação do MCTI esteve sempre em torno de 30%, destacando que, em 2013, essa porcentagem chegara a 41% do gasto do governo federal com C&T. "As estimativas realizadas pelo Ipea para os anos de 2014 e 2015 mostram, no entanto, uma inflexão, representando 32% dos dispêndios do governo federal em C&T, em 2014, e voltando ao patamar de 29%, em 2015", reforçam os autores.

Como o Reino Unido financia ciência, pesquisa, tecnologia e inovação? Essa é a pergunta que o artigo escrito por Flavia Schmidt Squeff e Fernanda de Negri (Financiamento à Pesquisa no Reino Unido: o dual support system) busca responder. No texto, as pesquisadoras ressaltam a importância britânica para o cenário da pesquisa e avaliam que as universidades do país geraram mais de 39 milhões de libras para o Produto Interno Bruto (PIB) do Estado em 2011-2012.

O sucesso das pesquisas, em parte, pode ser atribuído ao sistema de financiamento utilizado pelas universidades, o dual support system, que é considerado um dos pilares da robustez do sistema de inovação do Reino Unido. Esse sistema funciona como apoio à pesquisa que utiliza, de um lado, os Research Councils (RCs), que concedem financiamento para projetos de pesquisa em um processo competitivo para as instituições com base em submissões feitas pela comunidade acadêmica, e, por outro lado, os Higher Education Funding Councils (HEFCs), que distribuem recursos para as instituições de ensino superior considerando seu desempenho passado.
Políticas Públicas

Quais princípios devem guiar o desenho de políticas públicas na era da automação? A pergunta norteia o artigo assinado por Cristina Caldas, pesquisadora do Programa de Pesquisa para o Desenvolvimento Nacional (PNPD) no Ipea. A autora analisa o impacto da automação na oferta de empregos e como os formuladores de políticas públicas deveriam reagir a esse novo cenário trabalhista e como lidar com a possibilidade de que, até 2018, 1,3 milhão de robôs industriais atuarão em fábricas ao redor do mundo.

As políticas e os programas implementados pela Finep no apoio à inovação empresarial entre 2003 e 2010 e entre 2001 e 2014 foram avaliados pelo diretor de Estudos e Políticas do Estado, das Instituições e da Democracia do Ipea (Diest), João De Negri, e pelo pesquisador José Mauro de Morais, em artigo do boletim. Eles afirmam que as concessões de recursos entre 2001 e 2014 foram feitas de forma mais produtiva com parcerias entre a agência, ministérios e agências regulamentadoras.

Outro texto analisa o apoio às micro, pequenas e médias empresas (MPMEs) por meio do Cartão BNDES. Mauro Oddo Nogueira, autor do estudo e pesquisador do Ipea, explica que esse acordo é um dos mais inovadores instrumentos de fomento aos pequenos negócios no país, tanto pela abrangência quanto pelas características operacionais do financiamento.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

voltar ao topo

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade aos SEUS COMENTÁRIOS, em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!

Security code Atualizar

Enviar