Brasil,

TOKIO MARINE SEGURADORA

A importância do “mobile first” para o varejo digital

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Luiza Menezes
  • SEGS.com.br - Categoria: Seguros
  • Imprimir

Por Emerson Spina, COO da STANDOUT*

Nos últimos anos, uma revolução digital transformou drasticamente o modo como os consumidores interagem com as marcas. Com o crescimento do uso dos dispositivos móveis, o conceito de "mobile first" emergiu como uma estratégia crucial para o sucesso para as vendas online. Contudo, questionamos se os e-commerces estão verdadeiramente abraçando essa abordagem ou se ainda há desafios a serem superados.

Segundo a base de dados da STANDOUT, hoje o número percentual de visualizações de produtos nos smartphones chega a 65% no geral. Para alguns produtos do segmento farmacêutico, como, por exemplo, antiácidos e analgésicos, esse percentual chega a 95%.

Embora a importância do "mobile first" seja amplamente reconhecida, muitos e-commerces ainda parecem não priorizar a experiência do usuário em dispositivos móveis. Lentidão na navegação, interfaces inadequadas e processos de checkout complicados persistem como obstáculos comuns. Esses problemas não apenas afetam a satisfação do cliente, mas também podem resultar em perdas de vendas significativas.

Implementar uma abordagem "mobile first" exige uma mudança cultural e organizacional. Muitas empresas continuam presas a estruturas e processos que priorizam plataformas desktop, tornando a transição para uma mentalidade móvel desafiadora.

Alguns comércios eletrônicos podem hesitar em alocar recursos significativos para otimizar a experiência móvel. Isso pode resultar em soluções rápidas e superficiais, em vez de investimentos substanciais que garantiriam uma experiência verdadeiramente aprimorada.

Diante desses desafios, surge uma alternativa intrigante: a abordagem "mobile-centric". Em vez de simplesmente priorizar o smartphone, essa estratégia coloca o dispositivo móvel no centro de todas as operações. Isso implica não apenas otimizar o design e a funcionalidade, mas repensar todo o processo de compra com um foco exclusivo no usuário móvel.

Com o crescimento da participação de acessos à internet pelos aparelhos móveis, não priorizar o mobile numa operação de vendas de um e-commerce pode ser a diferença entre ter ou não ter um negócio promissor online.

O varejo deve estar onde o shopper está. E optar pela negligência ao mobile pode gerar frustração na experiência de compra, além de quase que garantir a infidelidade do consumidor para compras futuras.

Enquanto a filosofia "mobile first" é crucial, os e-commerces devem avançar para uma abordagem mais abrangente e integrada, como o "mobile-centric". Somente assim poderão superar os desafios atuais, oferecer experiências excepcionais aos clientes e garantir um futuro próspero no cenário digital em constante evolução.

*Emerson Spina é publicitário com pós-graduação em pedagogia. Já atuou em empresas multinacionais e nacionais como: Ipsos, Tivit, Atento, Algar e Orbital, ocupando posições seniores em operações e negócios, liderando equipes de atendimento e vendas. Além disso, é COO da STANDOUT, maior empresa de trade marketing digital do Brasil e referência em inteligência no setor. A martech viabiliza diversas ações de trade marketing digital por meio de soluções tecnológicas que aumentam a conversão, audiência e o engajamento do comprador, além de devolver inteligência em forma de um dashboard repleto de dados e insights.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

voltar ao topo

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade aos SEUS COMENTÁRIOS, em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!

Security code Atualizar

Enviar