Os riscos de escolher um profissional pelas redes sociais

• Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Fabricio González

Os riscos de escolher um profissional pelas redes sociais

No mundo digitalizado de hoje, as redes sociais desempenham um papel significativo na maneira como as pessoas pesquisam, interagem e tomam decisões.

No entanto, quando se trata de escolher um profissional como um cirurgião plástico, a conveniência das redes sociais pode vir com uma série de riscos.

Atração instantânea vs Avaliação completa

As redes sociais muitas vezes são usadas como plataformas para promover serviços e exibir resultados visuais impressionantes. No entanto, a atratividade instantânea de fotos e vídeos pode obscurecer a necessidade de uma avaliação completa e abrangente do cirurgião e de sua prática.

É crucial lembrar que uma imagem perfeita nas redes sociais nem sempre reflete a experiência, a habilidade e as credenciais reais do profissional.

Falta de transparência e autenticidade

Nas redes sociais, é fácil criar uma imagem idealizada e mascarar informações importantes. Alguns profissionais podem exibir apenas os resultados mais impressionantes, deixando de fora os casos menos bem-sucedidos ou os riscos associados aos procedimentos.

Além disso, pode ser difícil determinar a autenticidade das avaliações e dos testemunhos de pacientes, com a possibilidade de manipulação e falsificação.

Riscos para a segurança e saúde do paciente

Escolher um cirurgião com base unicamente em sua presença nas redes sociais pode resultar em sérios riscos para a segurança e para a saúde do paciente.

Profissionais não qualificados ou inexperientes podem oferecer procedimentos a preços atrativos, mas sem os conhecimentos necessários para realizar cirurgias de forma segura e eficaz.

Isso pode levar a resultados estéticos insatisfatórios, complicações médicas e até mesmo danos permanentes.

Como fazer uma escolha segura e informada

Para evitar os riscos associados à escolha de um cirurgião pelas redes sociais, é essencial adotar uma abordagem cuidadosa e criteriosa.

Aqui estão algumas dicas para fazer uma escolha segura e informada:

- Pesquisa extensa Além das redes sociais, pesquise sobre o cirurgião em sites confiáveis, verifique suas credenciais, sua experiência, seu histórico de procedimentos e suas certificações.
- Consultas pessoais Agende consultas pessoais com os cirurgiões que você está considerando. Durante a consulta, discuta suas preocupações, faça perguntas detalhadas e avalie a comunicação e o nível de conforto com o profissional.
- Referências e recomendações Peça referências e recomendações a amigos, familiares ou profissionais de saúde confiáveis que possam ter experiência com o cirurgião em questão.
- Verificação de credenciais Certifique-se de que o cirurgião seja certificado pela Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica (SBCP) e esteja registrado no Conselho Federal de Medicina (CFM).
- Transparência e honestidade Escolha um cirurgião que seja transparente e honesto sobre os procedimentos, riscos e expectativas realistas. Evite profissionais que prometem resultados exagerados ou ofereçam procedimentos a preços muito baixos.

Embora as redes sociais possam oferecer acesso conveniente a uma variedade de informações e recursos, é importante ter cautela ao escolher um profissional cirúrgico por meio dessas plataformas. Priorize uma pesquisa extensa, consultas pessoais e referências confiáveis para garantir uma escolha segura, informada e que priorize sua saúde e segurança.

Lembre-se sempre de que a qualidade e a segurança dos resultados cirúrgicos devem ser prioridades máximas ao considerar qualquer procedimento estético.

Fonte: Dr. Alexandre Kataoka, Cirurgião Plástico. Perito concursado da Secretaria da Justiça de São Paulo – Instituto de Medicina Social e Criminologia do Estado de São Paulo. Diretor Adjunto do DEPRO – órgão fiscalizador da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica (SBCP). Consultor Jurídico da SBCP-SP. Representante da SBCP no CODAME/CFM. Membro Efetivo da Câmara Técnica em cirurgia plástica – CFM. Conselheiro Responsável da Câmara Técnica do Cremesp. Coordenador da Comunicação do Cremesp.