Brasil,

TOKIO MARINE SEGURADORA

Especialistas detalham guia para implementar ESG nas empresas

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Universo do Seguro
  • SEGS.com.br - Categoria: Seguros
  • Imprimir

Sustentabilidade e governança são palavras da moda no mundo corporativo. O que não faltam são propagandas de empresas que alardeiam adotar uma política ESG para conquistar consumidores e investidores. Mas não basta que as empresas pareçam sustentáveis, elas precisam, de fato, ser. “Se não houver uma política clara que implemente medidas e atendam aos preceitos do ESG, as pessoas vão descobrir e o efeito pode ser desastroso para as marcas”, comenta Maria Heloisa Chiaverini de Melo, advogada especialista em Compliance, Governança e Direito Digital, e mestre em Ciências Sociais.

Ela e o especialista em ESG Marcelo Pereira, diretor da BrevenLaw, detalham os passos que as empresas precisam seguir para implantar políticas eficazes de governança e sustentabilidade. “O primeiro é avaliar todos os riscos e impactos ambientais, sociais e de governança da empresa. Isso envolve a utilização de sistemas que permitem uma análise interativa, com mapas de calor e matrizes de riscos, além da criação de relatórios detalhados para garantir transparência”, comenta Pereira.

Após a identificação dos riscos, diz a advogada, é preciso mitigá-los. “É recomendável documentar cada passo das ações, seguindo processos como o 5W2H, e implementar sistemas de monitoramento. Essa avaliação de riscos deve se estender à cadeia de suprimentos, utilizando tecnologia para otimizar o processo e garantir uma análise completa. Documentar esse passo a passo é a forma de a empresa comprovar que seguiu a cartilha à risca”, detalha Maria Heloísa.

Mas nem só de tecnologia se constrói uma política de governança. As empresas precisam do capital humano para que essa cultura funcione de fato. Para tanto, é imprescindível criar canais de comunicação interativos com os colaboradores para que todos estejam informados e treinados sobre os regulamentos de ESG. “Além disso, é preciso engajar a equipe no processo e isso começa com o envolvimento da liderança, que precisa incentivar uma cultura de governança e sustentabilidade”, explica a advogada.

Consistência

A governança deve ser robusta, com ferramentas de gestão das informações e avaliação contínua de todos os setores. “O compromisso com a transparência implica na geração de relatórios de sustentabilidade que sigam protocolos reconhecidos, como GRI e SASB, evidenciando o progresso em relação aos objetivos de ESG. É preciso prestar contas de todo o processo”, explica a especialista.

Uma política séria de ESG pressupõe transparência e honestidade sobre os desafios e conquistas. “É preciso evitar promessas que não possam ser cumpridas para construir uma relação de confiança com colaboradores, fornecedores, parceiros, investidores e, principalmente, com o público”, conta Pereira.

A busca por melhorias contínuas, investimento em novas tecnologias e no aprendizado com as melhores práticas do mercado são a chave para o sucesso do programa de ESG. “Implementar uma política ESG exige comprometimento, transparência e uma abordagem sistemática. Seguindo essas diretrizes, as empresas podem evitar o greenwashing, mas também se posicionar como líderes responsáveis no cenário global”, define Maria Heloísa.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

voltar ao topo

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade aos SEUS COMENTÁRIOS, em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!

Security code Atualizar

Enviar