Prevcom completa 12 anos de operação dedicada a projetos de expansão da base e à agenda sustentável

• Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Prevcom

Entidade fecha novos convênios e cresce alavancada pela consistência da carteira de investimentos e redução de custos

A Fundação de Previdência Complementar do Estado de São Paulo (Prevcom) completa 12 anos de operação com patrimônio de R$ 3,37 bilhões e mais de 50 mil participantes e assistidos. Neste período, a entidade se consolidou e preparou a estrutura para ingressar em uma nova etapa voltada para projetos integrados de expansão da base de inscritos e inserção definitiva no mapa ESG, que expressa a identidade e seu compromisso com a responsabilidade social, ambiental e de governança corporativa.

“A solidez corporativa, a modernização contínua da metodologia de Supervisão Baseada em Risco (SBR) e a capacidade de oferecer resultados em um ambiente regulado estão na base da estratégia de expansão da entidade”, afirma Karina Damião Hirano, presidente da Prevcom

A entrada recente da prefeitura paulista de Suzanápolis, que elevou para 23 o total de cidades conveniadas à instituição em regime de multipatrocínio, confirma o acerto da estratégia permanente de crescimento por meio da adesão de entes federativos. Esta linha de atuação tornou a Prevcom gestora de 9 planos de benefícios previdenciários e parceira dos estados de São Paulo, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Rondónia, Pará e da Capital paulista.

“A evolução da Fundação é resultado de esforço coletivo, conexão com o avanço do setor e sensibilidade para a captura das melhores oportunidades do mercado”, assinala a presidente da Fundação. A consistência da rentabilidade, que acumulou 12,33% em 2023, acima do alvo de IPCA + 4%, deve ser mantida em 2024.

A redução de taxas e custos operacionais elevaram o grau de competitividade da instituição que no último ano venceu os processos seletivos dos municípios paulistas de Peruíbe, Cândido Mota, Viradouro, João Ramalho e da paranaense Reserva do Iguaçu. Neste período, o plano do Pará entrou em funcionamento e tem apresentado níveis elevados de adesão e aportes financeiros.

A Prevcom também está em tratativas para se tornar signatária do PRI (Principles for Responsible Investment), iniciativa apoiada pela ONU, que demonstra o compromisso da alta direção com a incorporação dos fatores ambientais, sociais e de governança às decisões de investimento. A sustentabilidade é reconhecida pelo mercado como elemento necessário para criar valor em longo prazo e este movimento sinaliza a importância que a entidade confere à transparência em relação ao destino do capital aplicado.

O alinhamento de investimentos com a agenda ESG foi iniciado com a adesão ao Código Brasileiro de Stewardship da Amec Brasil e CFA Society Brazil. Com este movimento estratégico a Prevcom sinaliza a ampliação gradativa na carteira de ativos com a classificação de Investimento Sustentável (IS) definida pela Associação Brasileira das Entidades dos Mercados Financeiro e de Capitais (Anbima).

A alocação em fundos sustentáveis já soma R$ 181 milhões. A Prevcom monitora também o Índice de Sustentabilidade de sua carteira de ações que totaliza R$ 186 milhões.

Karina Damião Hirano

Presidente da Fundação de Previdência Complementar do Estado de São Paulo (Prevcom)