Brasil,

Aposentadoria e outros benefícios previdenciários auxiliam profissionais acometidos pela síndrome de Burnout

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Priscila Rodrigues
  • SEGS.com.br - Categoria: Seguros
  • Imprimir

Créditos: Free Pik Créditos: Free Pik

Especialista em Previdência Social explica como proceder para obtenção de benefícios

A síndrome de Burnout foi reconhecida pela Organização Mundial de Saúde (OMS), como uma doença ocupacional, em 2022. No Brasil, cerca de 30% dos trabalhadores são diagnosticados com a doença, conforme a Associação Nacional de Medicina do Trabalho (Anmt). Os dados revelam um impacto significativo para esses profissionais no mercado de trabalho e também na vida pessoal, quando há necessidade de recorrer aos seus direitos para garantir seu sustento e manutenção, durante o tratamento e a recuperação.

É fundamental que os trabalhadores diagnosticados com Burnout busquem tratamento médico adequado, agendem a perícia médica no INSS e reúnam toda a documentação necessária para garantir seus direitos. “Os benefícios do INSS para casos de Burnout não apenas visam garantir a subsistência dos trabalhadores afetados pela doença, mas também reconhecer e proteger seus direitos trabalhistas e previdenciários em um momento tão delicado de suas vidas e carreiras”, salienta a advogada especialista em Previdência Social, Daniela Rocha.

Além dos benefícios previdenciários, os trabalhadores diagnosticados com doenças ocupacionais, como o Burnout, também têm direitos trabalhistas a serem garantidos. Estes incluem estabilidade no emprego por 12 meses após a cessação do auxílio-doença acidentário, bem como o saque do FGTS em casos de rescisão indireta do contrato de trabalho devido a doença grave que torne o ambiente de trabalho insalubre.

“Um dos principais benefícios é a aposentadoria por invalidez, que pode ser requerida nos casos de incapacidade total e permanente para o trabalho”, disse a advogada. O burnout, também conhecido como síndrome do esgotamento profissional, se enquadra na modalidade de aposentadoria por invalidez quando é considerado uma doença ocupacional.

Para que um trabalhador possa solicitar esse benefício, é necessário atender a alguns requisitos estabelecidos pela Previdência Social. Isso requer a apresentação de um laudo médico (código CID-10 Z73.0), que identifica a síndrome, bem como exames complementares que comprovem a incapacidade laboral e o nexo causal entre a doença e as condições de trabalho. Outro requisito é a comprovação da incapacidade total e permanente por meio de perícia médica do INSS, além do cumprimento da carência mínima de contribuições, que atualmente é de 12 meses.A legislação brasileira, expressa na Lei 8.213/91, prevê não apenas a aposentadoria por invalidez, mas também outros benefícios para trabalhadores que enfrentam doenças e transtornos mentais, como o auxílio-doença. Este benefício é pago a partir do 16º dia de afastamento e equivale a 91% do salário de contribuição.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

voltar ao topo

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade aos SEUS COMENTÁRIOS, em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!

Security code Atualizar

Enviar