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ISO 56002: Grupo Boticário conquista certificação de inovação específica do mercado da beleza

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Laboratório de P&D do Grupo Boticário. Crédito: Rodolfo Buhrer Laboratório de P&D do Grupo Boticário. Crédito: Rodolfo Buhrer

Chancela garante boas práticas de governança e reafirma o comprometimento da companhia em fomentar a inovação no ecossistema de beleza

O Grupo Boticário se torna uma das primeiras empresas no mercado de beleza a conquistar a certificação ISO 56002. A certificação inédita eleva a companhia a um novo patamar ao permitir que novos processos de inovação sejam adotados. A conquista da certificação reflete uma estratégia consistente, que alia tecnologia ao modelo de negócio, com uma maior eficiência operacional, otimização de recursos e, a partir da melhor e mais avançada metodologia disponível no mundo, garante uma maior capacidade em oferecer produtos e serviços com soluções inovadoras.

A certificação ISO 56002, específica para sistemas de gestão de inovação, destaca a capacidade da companhia em desenvolver e implementar, de maneira eficaz, processos inovadores em seu ciclo de negócios. “Isso não apenas valida a dedicação à melhoria contínua, principalmente, sob o aspecto do lançamento de novos produtos, mas também para as soluções desenvolvidas, destacando o incansável trabalho de equipes multidisciplinares, e sobretudo, de P&D, consolidando a posição da empresa como referência e vanguardista do setor de beleza”, afirma Gustavo Dieamant, diretor executivo de Pesquisa e Desenvolvimento do Grupo Boticário.

Depois de 12 meses de adequações para a obtenção da certificação e, por meio de parceria com a PALAS, a metodologia de gestão foi colocada em prática. Além da conquista, como resultado do projeto foi desenvolvido durante a busca da chancela um manual de inovação que garante as boas práticas da ISO sob a temática inovação. O material facilita a gestão do conhecimento dentro da companhia, sendo uma espécie de guia, garantindo a criação de um banco de dados em prol da governança e de novas inovações.

Dieamant revela que a obtenção da certificação ISO 56002 possibilita à companhia não apenas posição de destaque em uma liderança visionária no cenário da beleza brasileira, mas também estabelece um novo padrão de excelência para o mercado, solidificando sua posição como uma marca inovadora e confiável. “Quando afirmamos que os consumidores ocupam posição central em nosso modelo de negócio isso significa que percorremos uma intensa e contínua jornada na busca por oferecer o que há de mais inovador e de excelência para nossos clientes, gerando valor e impacto positivo para todo o ecossistema de beleza. Gosto de reforçar que a inovação e tecnologia podem e devem oferecer novas possibilidades, criando um patamar de excelência e qualidade. Por isso, nestes mais de 12 anos de atuação no Grupo, onde pude passar por diversos setores, áreas e participar dessa etapa, conquistar a chancela da ISO representa um momento especial e de reconhecimento da seriedade do trabalho que realizamos”, afirma o executivo.

O projeto prevê ainda o desenvolvimento de horizontes de inovações, os chamados H2 e H3, que envolvem investimentos mais arriscados, novos mercados e até mesmo o desenvolvimento de hipóteses que permitam o descobrimento de novas soluções disruptivas. É o caso do Batom Inteligente, desenvolvido em parceria com o CESAR e com a startup Neurobots, que usa inteligência artificial para promover inclusão.

Sobre o Grupo Boticário

Um dos maiores grupos de beleza do mundo, o Grupo Boticário é uma empresa brasileira presente em 50 países. É dono das marcas O Boticário, Eudora, Quem Disse, Berenice?, Vult, O.U.i, Dr. JONES, Tô.que.tô, TRUSS, e do marketplace Beleza na Web, além de atuar com produtos licenciados como Australian Gold, Bio Oil, Nuxe, e Pampers e sua divisão para o mercado B2B. Essa interação entre diferentes marcas, ativos, plataformas, rede de franqueados, representantes, distribuidores, varejistas, sellers e fornecedores formam o ecossistema de beleza do Grupo Boticário que oferece, ainda, soluções digitais de gestão de negócio para o varejo brasileiro por meio das suas marcas Mooz, Casa Magalhães e GAVB. São mais de 19 mil colaboradores diretos, com mais de 4 mil lojas em 1.780 cidades brasileiras.

Pautada por uma atuação responsável com o planeta, a sociedade e os consumidores, a empresa tem o ESG embutido em seu modelo de negócios. Até 2030, o Grupo prevê ampliar o impacto positivo para a sociedade por meio da gestão de resíduos com a plataforma “Uma Beleza de Futuro”, que reúne compromissos ambiciosos voltados para as dimensões humanas, ambientais e nossos processos produtivos.

A história do Grupo Boticário começou em 1977 em uma pequena farmácia de manipulação no Paraná e hoje agrega laboratório, fábrica, inovação, tecnologia, logística, marketing e varejo, em um ecossistema de 100 mil pontos de venda no varejo, parceiros e fornecedores. A empresa atua ainda nas frentes ambientais, sociais e culturais e conta também com atuação da Fundação Grupo Boticário e Instituto Grupo Boticário. Conheça mais em www.grupoboticario.com.br



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