Multas de trânsito disparam no Brasil e ultrapassam 234 milhões em 2024
Com arrecadação bilionária, motoristas podem consultar e parcelar débitos em até 12 vezes com a Zapay
A primeira multa de trânsito do mundo foi registrada em 1896, no Reino Unido, quando um motorista que conduzia um veículo Arnold Benz Motor Carriage foi penalizado por excesso de velocidade. O valor da infração foi de um xelim, moeda então utilizada antes da adoção do sistema decimal no país.
No Brasil, não há informações precisas sobre quando foi emitida a primeira multa, mas foi em 1922 que o Decreto Legislativo nº 4.460 criou um marco regulatório para o trânsito. A norma estabeleceu restrições a determinadas condutas e incentivou a construção de estradas, dando os primeiros passos para a organização da circulação de veículos no país.
Passado mais de um século, o Brasil registrou o maior número de multas por excesso de velocidade dos últimos cinco anos em 2024. Entre janeiro e outubro, foram mais de 234 milhões de infrações, o que equivale a 32 mil multas por hora, mais de 530 por minuto, de acordo com dados da Secretaria Nacional de Trânsito (Senatran).
Em São Paulo, a Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) multou um motorista a cada três minutos por avanço de sinal vermelho. Até outubro, foram mais de 4,8 milhões de infrações desse tipo. O excesso de velocidade se destacou como a infração mais recorrente, representando 40% das multas aplicadas no período.
Os números impressionam também do ponto de vista financeiro. Somente a prefeitura da cidade de São Paulo arrecadou mais de R$ 1,6 bilhão em multas em 2023. No ano anterior, o valor foi menor, totalizando R$ 1,1 bilhão.
Diante desse cenário, a Zapay, fintech especializada em facilitar a vida dos proprietários de veículos, vem se fortalecendo como uma alternativa prática e acessível para motoristas que desejam regularizar seus débitos sem enfrentar filas e burocracias. A plataforma permite a consulta de multas pela placa do veículo e oferece a opção de pagamento parcelado no cartão de crédito em até 12 vezes.
Para tornar o processo ainda mais eficiente e contribuir para que motoristas evitem juros e outras penalidades decorrentes do não pagamento de multas dentro do prazo, a empresa conta com diversos serviços em seu aplicativo, como o Alerta de Multas e o Assistente Zapay, um relatório completo do veículo com informações como dívida ativa, comunicação de venda, alienação fiduciária, recall, além de restrições administrativas, judiciais e financeiras.
Além disso, é possível consultar os débitos diretamente no Whats App, através de uma inteligência artificial que auxilia os usuários na consulta e no pagamento de multas, IPVA e licenciamento, permitindo que os motoristas regularizem suas pendências de forma rápida e prática.
"A Zapay disponibiliza diversas opções de pagamento para maior comodidade dos usuários. As multas, IPVA e licenciamento podem ser quitados via cartão de crédito em até 12 vezes, além de outras formas como PIX, boleto, Ticketlog e Voucher” finaliza o Calleb Mendes, CEO da Zapay.
Sobre a Zapay
Fundada em 2017, a Zapay é uma startup que tem como propósito facilitar a vida dos proprietários de veículos. Com 106 milhões de consultas realizadas em seu aplicativo e site, é uma empresa credenciada junto à Secretaria Nacional de Trânsito (SENATRAN) e a única que opera em todos os Detrans do Brasil. A Zapay oferece consulta e o pagamento de débitos de veículos com segurança em todo o território nacional. Ao todo, já foram 3 milhões de veículos regularizados e 4,2 milhões de downloads gratuitos do app. Sua solução permite que motoristas de carros, motos e caminhões consultem e paguem IPVA, licenciamento e multas no Pix ou no cartão de crédito, em até 12X. Em março de 2024, passou a fazer parte do Sem Parar, ecossistema de mobilidade com foco em veículos do grupo norte-americano Corpay. Juntas, as empresas planejam criar o maior hub de soluções para automóveis no país.
Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/
<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte... www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. - Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>
Adicionar comentário