Mercedes-Benz do Brasil amplia área para customização de caminhões e ônibus
- Área de Custom Tailored Center (CTC), na fábrica da Empresa em São Bernardo do Campo, ganha ampliação e passa a contar também com um espaço próprio para veículos elétricos
- Mais de 15.000 caminhões foram customizados em nove anos
- Lançamentos recentes da marca – como Actros Evolution “Estrela Delas”, Arocs 4051 8x4 madeireiro e Atego Full Air – são customizados internamente no CTC para atender demandas específicas de clientes
- CTC oferece um portfólio variado, com potencial para novas soluções
A Mercedes-Benz do Brasil segue avançando com a customização de caminhões e ônibus, modelo de produção e negócios oferecido pela marca que vem ganhando aprovação crescente, atendendo demandas específicas de clientes do país e de mercados externos. Em mais um marco significativo, a Empresa ampliou a área do Custom Tailored Center (CTC), em sua fábrica de São Bernardo do Campo, no ABC Paulista, que passa a contar também com um espaço próprio para veículos elétricos.
“Em nove anos, o CTC customizou mais de 15.000 caminhões. Com a ampliação da área, temos potencial para dobrar a capacidade produtiva, reduzindo o tempo da operação e, consequentemente, atendendo mais rapidamente às demandas dos nossos clientes”, afirma Erica Daumichen, vice-presidente de Operações de Caminhões e Agregados da Mercedes-Benz do Brasil. “Vamos manter nossa equipe preparada para a chegada de novas soluções customizadas, inclusive os elétricos, garantindo assim a qualidade de nossos produtos e a segurança e bem-estar dos colaboradores”.
Atendimento aos mercados interno e externo
“O expressivo volume de mais de 15.000 caminhões customizados, entre agosto de 2015 e outubro de 2024, significa uma média de 1.666 unidades por ano”, destaca Erica Daumichen. “Desse volume, cerca de 11.500 caminhões foram comercializados no mercado interno e 3.500 foram exportados, sendo cerca de 50% para países da América Latina e 50% para outros continentes”, destaca Erica Daumichen.
Com a ampliação da área, a expectativa é manter a produção em cerca de 80% para o mercado interno, 15% para América Latina e 5% para o segmento overseas. 85% das customizações são de caminhões e 15% de chassis de ônibus. Setores como mineração, madeireiro, construção e transporte de bebidas são os que mais puxam a vendas de caminhões customizados. Já no caso dos ônibus, as maiores solicitações envolvem micros e articulados.
O modelo de negócio adotado pela Empresa envolve a participação de várias áreas, como Marketing e Estratégia de Produto, Engenharia, Produção, Logística, Compras, Controlling, Vendas e Peças & Serviços. Com base na sinergia das equipes, o CTC da Mercedes-Benz do Brasil atende clientes que solicitam modificações ou adaptações nos veículos de série, devido a necessidades específicas de suas operações de transporte.
O processo de produção adotado pela Mercedes-Benz do Brasil segue as boas práticas do CTC da Daimler Truck na França. Com isso, a unidade brasileira também é uma referência global para toda a Companhia.
Conceito One Team na prática
O fato do CTC reunir diversos grupos funcionais na geração de soluções customizadas aos clientes reflete a aplicação prática do conceito One Team na Mercedes-Benz do Brasil, seguindo a prática global da Daimler Truck.
Graças à atuação do CTC, o cliente já recebe o veículo customizado de fábrica, com suporte especializado nas modificações, garantia, assistência técnica da Rede de Concessionários da marca e já financiado, quando for o caso, não precisando assim recorrer a terceiros para as adequações no caminhão. O marco histórico de mais de 15.000 caminhões customizados vendidos demonstra a consolidação de mais essa solução de qualidade e confiabilidade que a Mercedes-Benz entrega aos clientes.
Diversas customizações realizadas pelo CTC a partir de pedidos individuais de clientes passam a ser oferecidas ao mercado e algumas até se transformam em itens de série, o que é o caso, por exemplo, do Pacote Robustez originalmente criado para o Atego para severas aplicações fora de estrada. Esse kit passou a ser disponibilizado como opcional, sendo montado diretamente na linha de produção de caminhões. Além disso, devido ao grande sucesso do Pacote Robustez, hoje o CTC também está preparado para montá-lo em outras famílias de caminhões.
“Modificações muito específicas acabam sendo montadas na linha de produção própria do CTC”, informa Fábio Dalla, gerente sênior de Fabricação de Protótipos da Mercedes-Benz do Brasil. “Seja qual for a solicitação do cliente nós entendemos e atendemos da melhor forma. Ou seja, novamente, estamos praticando nosso mantra: As estradas falam, a Mercedes-Benz ouve e traz a solução. Com a customização, ouvimos cada uma das vozes de todos os clientes e entregamos o caminhão ou o chassi de ônibus que ele necessita”.
CTC oferece um portfólio variado e com potencial de novas soluções
A seguir, alguns exemplos de soluções entregues pelo CTC, entre modelos de caminhões, chassis de ônibus, pacotes especiais e modificações técnicas.
Actros Evolution “Estrela Delas”. Neste caso, o CTC configura o veículo da maneira que a cliente quiser. É o Movimento A Voz Delas ganhando cada vez mais força, consolidando o posicionamento da Empresa como a que mais investe na inclusão e valorização das caminhoneiras e caminhoneiros. Para o Actros Evolution “Estrela Delas” da linha 2025, novos itens foram adicionados ao caminhão. Entre as novidades incluem-se vaso sanitário na cabina, o que é um grande diferencial do produto e que conta com sistema que não permite retorno de cheiro para o veículo, ducha higiênica com bico antirespingo, espelho atrás do banco do passageiro feito de material resistente a fim de garantir a segurança, gaveta adicional localizada próxima ao espelho e TV da Alliance Truck Parts, além de saias laterais. Vale citar ainda que os caminhões Actros Evolution já possuem, como opcional, a geladeira, item essencial no mercado para motoristas.
Arocs 4051 8x4 madeireiro. Em seu portfólio 2025, a Mercedes-Benz está ampliando a linha de caminhões extrapesados off-road, com o lançamento do Arocs 4051 8x4 para o setor madeireiro. Este é um veículo plataforma, que será entregue sob demanda, a partir do trabalho do CTC, ampliando assim o leque de aplicações da linha Arocs no segmento off-road. O Arocs 4051 é o sucessor do Axor madeireiro. Ele sai de fábrica totalmente customizado para a versão 8x4, podendo ser equipado com escape vertical, kits de proteção e uma grande novidade: cabina leito para as operações de longas distâncias dos clientes.
Atego 1719 Full Air. A Mercedes-Benz também acaba de lançar o Atego 1719 Full Air. O destaque desse semipesado é a suspensão pneumática nos dois eixos como solução de fábrica. Isso torna esse caminhão ideal para o transporte de cargas mais sensíveis, principalmente do segmento de bebidas, uma vez que as ruas das cidades são irregulares e isso, por muitas vezes, dificultam a distribuição dessas cargas.
Arocs 8x4 para mineração. Caixa de proteção da chave geral com fechadura, indicador de torque das porcas das rodas, Giroflex com luz giratória, suporte da válvula de basculamento, limpador de para-brisa na posição vertical, proteção da tampa do tanque de combustível e do ARLA 32, horímetro adicional instalado na porta do motorista, preparação para instalação de câmeras de monitoramento e sensor de fadiga.
Kit canavieiro, kit madeireiro e kit construção civil. Customizações para caminhões vocacionais.
Pacote robustez. Solução disponível para toda a linha de caminhões Mercedes-Benz. Contempla o parachoque dianteiro tripartido, que permite ângulo de entrada maior, grade metálica de proteção do farol, nova posição da luz de seta, primeiro degrau da cabina em metal e nova posição do suporte para placa, visando facilidade de acesso ao engate do cambão.
Kit de peças para o Axor com direção autônoma da Grunner. Oferecido nas versões 8x4 e 6x4, com várias capacidades de carga, a smart machine Axor 3131 é o primeiro Mercedes-Benz com direção semiautônoma a ser utilizado numa operação diária regular no Brasil. Este modelo fora de estrada opera 24 horas por dia na colheita da cana-de-açúcar.
Ajustes de tanques de combustível. Solução que oferece flexibilidade de autonomia do caminhão.
Redução da tara do veículo. Conforme demanda e aplicação do cliente.
Plataforma de ônibus elétrico. O CTC monta um kit que é encaminhado ao encarroçador para acoplar no chassi de ônibus elétrico urbano.
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