Mais uma pole para Verstappen no Red Bull Ring
Mais uma pole position em Classificação Sprint para Max Verstappen, sua oitava nas 15 vezes em que este formato foi utilizado. É também seu sexto triunfo consecutivo numa disputa por pole position no Red Bull Ring: o GP da Estíria de 2021, GP da Áustria de 2021 a 2023 e Classificação Sprint nos últimos dois anos. O piloto da Red Bull Racing foi o mais rápido em todas as três seções da classificação, com 1min04s686, seu melhor tempo no Q3. Juntando-se a ele no topo da tabela de tempos ficaram os dois pilotos da McLaren, com Lando Norris em segundo com 1min04s779 e Oscar Piastri em terceiro com 1min04s987. Esse trio foi o único a ultrapassar a barreira de 1min05s.
O DIA NA PISTA
O formato de fim de semana Sprint significa que a única sessão de treinos livres é particularmente importante para preparar os carros para a volta rápida, bem como para avaliar o comportamento dos pneus em um stint longo, e hoje não foi diferente. Durante o TL1, as temperaturas subiram consideravelmente, à medida que as nuvens gradualmente deram lugar aos raios de sol, com a pista subindo de 31 para 45ºC.
Todos os pilotos, com exceção de Lewis Hamilton, que usou apenas um conjunto de Duros, usaram dois compostos diferentes (sem contar a Aston Martin, que usou um conjunto de Médios e um de Duros): Mercedes, Ferrari, McLaren, Aston Martin e Alpine utilizaram Duros e Macios; Red Bull, Williams, Racing Bulls, Sauber e Haas usaram Médios e Macios.
Max Verstappen foi presenteado com o Prêmio Pirelli de Classificação Sprint por Verena Culka, uma fã sortuda escolhida pela promotora do GP da Áustria para aproveitar essa experiência exclusiva. Feito à mão na Itália, o troféu consiste em um quadrado de borracha natural com a certificação FSC™ colocada entre duas partes de vidro nos quais está gravado o traçado do Red Bull Ring e o logotipo do FSC™, uma árvore estilizada. A mesma borracha faz parte da matéria-prima utilizada na fabricação de todos os pneus Pirelli P Zero Formula 1, atendendo aos critérios de sustentabilidade ambiental e social definidos pela organização não governamental de gestão florestal.
SIMONE BERRA – ENGENHEIRO CHEFE
“No geral, foi uma sexta-feira bastante normal para um fim de semana Sprint, com as equipes nos treinos livres fazendo várias voltas com programas relativamente diferentes em termos de duração dos stints e cargas de combustível. Da nossa parte, não houve surpresas particulares no comportamento dos três compostos que escolhemos para este GP. Como esperado, parece não haver granulação, mas o superaquecimento é um fator importante. A Classificação Sprint oferece uma oportunidade de comparar o desempenho do Médio e do Macio em condições muito similares durante uma volta rápida e a diferença que vimos hoje, de cerca de quatro décimos, também está alinhada às nossas expectativas. Os dados mais relevantes estão ligados à utilização extensiva do Duro, por metade das equipes, o que nos leva a crer que a estratégia preferida deles seja correr com Médio-Duro-Médio, dado que as duas paradas são a opção mais rápida. No entanto, as outras cinco equipes deixaram a porta aberta para correr com dois jogos de Duros ou dois jogos de Médios. É importante notar que os tempos de hoje são geralmente alguns décimos mais lentos que a classificação do ano passado, realizada na tarde de sexta-feira, com condições climáticas semelhantes às de hoje. Amanhã, a temperatura a pista deve ficar em torno de 40ºC ou mais e o composto Médio deve ser a escolha preferida de todos os pilotos, o que vai produzir informações úteis para a corrida de domingo.”
Imagem preta e branca de relógio ao fundo Descrição gerada automaticamente com confiança baixa
Interface gráfica do usuário Descrição gerada automaticamente com confiança média
FÓRMULA 2
Dennis Hauger (MP Motorsport) conquistou sua segunda pole position da temporada após uma batalha acirrada com Joshua Duerksen (AIX Racing) em uma sessão de classificação muito disputada. O norueguês estabeleceu o melhor tempo em 1min15s487, superando Duerksen por apenas oito milésimos de segundo, enquanto Gabriel Bortoleto (Invicta Racing) completou o top 3, com tempo de volta um décimo mais lento que a pole. Como nos anos anteriores, a Pirelli escolheu o P Zero Vermelho macio e o P Zero Roxo supermacio para este evento. O curto Red Bull Ring tem dez curvas, a maioria delas de velocidade média a baixa. Essa pista não é recapeada há vários anos e, embora seja bastante abrasiva, não tem muito impacto no desgaste e no comportamento dos pneus, que é principalmente afetado pela degradação térmica.
FÓRMULA 3
Luke Browning conquistou sua primeira pole position na Fórmula 3. O piloto inglês da Hitech Pulse-Eight estabeleceu o melhor tempo de 1min20s222, sem recorrer ao vácuo, visto que ele estava à frente do pelotão em sua volta lançada. O tempo de Browning foi 84 milésimos mais rápido que o do compatriota Arvid Lindblad (Prema Racing) e 105 milésimos mais rápido que o do alemão Tim Tramnitz (MP Motorsport). A Pirelli selecionou o P Zero Vermelho Macio como composto para Spielberg, principalmente porque as forças exercidas sobre os pneus na curta pista austríaca são consideravelmente abaixo da média.
PIRELLI NO MOTORSPORT
Fundada em 1872, a Pirelli é uma empresa com profundas raízes italianas agora reconhecida em todo o mundo por sua tecnologia de ponta, capacidade de inovação e qualidade de seus produtos. O motorsport sempre desempenhou um papel importante na estratégia da Pirelli, seguindo a filosofia "da pista para a rua. A empresa está envolvida no motorsport há 116 anos e hoje fornece pneus para mais de 350 campeonatos de duas e quatro rodas. A Pirelli presta atenção constante ao uso mais eficiente dos recursos naturais e da energia, com o objetivo de alcançar a neutralidade de carbono até 2030. A Pirelli é Parceira Global de Pneus do Campeonato Mundial de Fórmula 1 da FIA desde 2011. A empresa também fornece para outros campeonatos, incluindo FIA Fórmula 2, FIA Fórmula 3, Fórmula Regional Europeia by Alpine, FIA Campeonato Mundial de Rali e GT World Challenge, juntamente com inúmeras séries nacionais.
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