Porsche Cup segue em Portugal com mais desafios aos freios nas corridas curtas

• Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Cleber Bernuci
  • SEGS.com.br - Categoria: Veículos

Pilotos disputam a quarta etapa do campeonato sprint, exigindo tudo de seus equipamentos em duas corridas de 25 minutos mais uma volta neste sábado (29) e domingo (30)

A Porsche Cup Brasil segue seu tour europeu e permanece em Portugal pelo segundo final de semana consecutivo. Depois da abertura do campeonato do Endurance Challenge, é a vez de os pilotos voltarem a se reunir, desta vez para a disputa da quarta etapa da temporada do campeonato Sprint.

No último final de semana, após três horas de corrida, o circuito do Estoril viu um dos finais mais apertados para uma prova de 300 quilômetros da Porsche Cup: venceu a dupla formada por Werner Neugebauer e Rubens Barrichello, com Marçal Muller e Enzo Elias apenas 0,3 segundo atrás. Dupla campeã do Endurance em 2023, Miguel Paludo e Allan Hellmeister fecharam em terceiro.

Agora, as duplas se desfazem e o foco se volta todo às duas corridas de 25 minutos mais uma volta programadas para o final de semana português da Porsche Cup, que na tabela do campeonato da Carrera Cup (992) tem o próprio Neugebauer na liderança com 131 pontos, seguido bem de perto por Marçal Muller (126) e Miguel Paludo (125).

Na Sprint Challenge, dos Porsche 991.2, a liderança da classificação geral é de Miguel Mariotti, que soma 106 pontos, apenas sete a mais que a campeã de 2023, Antonella Bassani. Sadak Leite (83), Celio Brasil (82) e Caio Castro (68) fecham os cinco primeiros da tabela.

O desempenho dos Porsche 911 da geração 992 do campeonato brasileiro correram pela primeira vez em Portugal no último final de semana e não decepcionaram: os carros mostraram grande performance e velocidade, aliados à grande potência de frenagem proporcionada pelos discos de freio que a Fremax fornece à categoria.

Os dados coletados no Estoril confirmaram que a pista de 4.182 metros traz, de fato, a maior freada de todo o calendário. Até o ano passado, a frenagem para o S do Senna, no Autódromo de Interlagos, representava a maior desaceleração - 2,1G e 175 km/h.

No Estoril, a frenagem mais forte ocorre ao final da reta principal, de 985 metros. Os carros reduzem de 262 para 79 km/h - uma desaceleração de 2,65 vezes a força da gravidade, e que em apenas 4,4 segundos tira 183 km/h de velocidade do Porsche 911 GT3 992. Para atingir tal performance dos discos de freio da Fremax, o piloto aplica uma força que gera uma pressão de freio superior a 230 bar.

O percurso de 4.182 metros apresenta uma combinação desafiadora de trechos de alta velocidade e curvas extremamente lentas. Um ponto crítico para os discos de freio da Fremax é a curva 6, onde o piloto aplica os freios a 235 km/h, reduzindo a velocidade para apenas 94 km/h em poucos metros. As demandas são significativas: reduções de velocidade de 180 km/h na primeira curva e 140 km/h na sexta, exigindo dos discos Fremax uma capacidade excepcional para suportar temperaturas superiores a 800ºC sob condições extremas de uso.

Os treinos extras e livres serão realizados nesta quinta (27) e sexta-feira (28). No sábado (29), a programação começa com as sessões classificatórias da Carrera Cup às 6h25 (horário de Brasília) e da Sprint Challenge às 11h30. Ainda no sábado são disputadas as primeiras corridas de ambas as categorias - Carrera Cup com largada às 11 horas e da Sprint Challenge às 11h40. No domingo (30), a segunda corrida da Carrera Cup tem largada às oito horas, e da Sprint, às 8h40 - sempre no horário brasileiro. As provas têm transmissão ao vivo pelo YouTube oficial da Porsche Cup Brasil.

Sobre a FREMAX:

Há mais de três décadas, a Fremax, uma marca premium da Frasle Mobility em componentes para sistemas de freio. Desenvolve produtos com padrão de qualidade e excelência que garantem alto desempenho e segurança. A empresa vem construindo uma história de sucesso no Brasil e no exterior, com forte presença em mais de 70 países, como México, Colômbia, Argentina e Estados Unidos. Comprometida com o meio ambiente, possui certificação 14001, atende montadoras e mercado de reposição com portfólio de discos, tambores de freios e cubos de roda para veículos de passeio, utilitários e comerciais de pequeno porte.

Com envolvimento no esporte a motor desde 2004, a Fremax é a fornecedora oficial de discos de freio da Porsche Cup Brasil desde 2007 - a performance e eficiência dos produtos são levadas a máximas condições extremas nas pistas.

FRASLE MOBILITY

A Frasle Mobility é uma companhia multinacional brasileira especializada em soluções sustentáveis para a mobilidade. Destaca-se pela forte presença no mercado de reposição de autopeças e no fornecimento de componentes para OEM, reunindo produtos de alta qualidade e marcas reconhecidas pelo mercado em seu portfólio. A companhia desenvolve soluções integradas de serviços e produtos para o controle de movimentos.

Com unidades no Brasil, Estados Unidos, China, Índia, Reino Unido, Holanda, Alemanha, Argentina, Uruguai, Chile, Colômbia e México, possui 11 plantas industriais, nove centros de distribuição, quatro escritórios comerciais, dois centros de tecnologia e desenvolvimento e uma equipe capacitada para atender os clientes em mais de 125 países nos cinco continentes, oferecendo mais de 14 mil referências em soluções em autopeças.

Frasle Mobility. Keep life in motion.