Segurança nas Férias: Pirelli Destaca a Importância da Manutenção Veicular, de Olho Nas Férias de Julho
Antes de viajar de carro, é recomendado ajustar preventivamente os sistemas essenciais do veículo, como suspensão, freios e pneus, além de realizar o alinhamento e o balanceamento de forma proativa
As férias de julho estão chegando, e com elas chega também a recomendação que nunca pode faltar: antes de viajar, é importante garantir que seu carro esteja nas condições ideais para pegar a estrada. É importante realizar a manutenção preventiva do veículo, com atenção redobrada aos pneus, que são os únicos pontos de contato do carro com o solo.
Pensando nisso, a Pirelli, empresa comprometida com a segurança viária junto à Organização das Nações Unidas (ONU), traz algumas medidas que todos os motoristas devem tomar para garantir segurança e tranquilidade, evitando que um imprevisto possa atrapalhar o passeio com a família.
"Os únicos pontos de contato entre o carro e o chão são os pneus, que têm um papel vital no desempenho e na segurança do veículo. Para evitar qualquer contratempo em viagens, sobretudo as mais longas, é fundamental inspecionar o veículo, incluindo os pneus, e realizar a manutenção necessária antes de partir para a estrada", destaca Roberto Falkenstein, consultor da área de tecnologias inovativas da Pirelli.
Abaixo, a Pirelli lista algumas medidas para garantir uma viagem tranquila com seu carro:
- Calibrar os pneus: pneus com a pressão adequada oferecem melhor aderência, reduzem o risco de aquaplanagem e melhoram a eficiência energética, consumindo menos combustível. Consulte o manual do proprietário ou a etiqueta afixada no veículo para verificar a pressão correta. Esse número varia de carro para carro. E lembre-se: a calibragem deve ser realizada com os pneus ainda frios e incluir também o estepe!
- Fazer o rodízio dos pneus: a rotação dos pneus regularmente promove um desgaste mais uniforme, prolongando sua vida útil e melhorando o desempenho geral do veículo. Essa informação também consta no manual do proprietário.
- Verificar a profundidade dos sulcos: pneus desgastados têm menos aderência, especialmente em piso molhado. Caso a profundidade dos sulcos estiver no limite do TWI, é necessário substituir imediatamente os pneus. O TWI (Tread Wear Indicator, na sigla em inglês) é o indicador da vida útil do pneu e não pode estar na mesma profundidade da banda de rodagem.
- Fazer o alinhamento e balanceamento regular: um alinhamento inadequado pode causar desgaste dos pneus e prejudicar a dirigibilidade do veículo. O balanceamento correto reduz as vibrações e proporciona uma condução mais suave, aumentando a vida útil do pneu e facilitando a vida do motorista.
- Verificar os sistemas de suspensão e freios: um sistema de suspensão em bom estado melhora o conforto e a estabilidade do veículo. Os freios devem ser inspecionados regularmente para garantir a eficácia e a segurança em situações de emergência.
A Pirelli recomenda que todos os motoristas realizem a manutenção preventiva de seus veículos e pneus. Maio Amarelo terminou, mas a segurança no trânsito deve ser uma prioridade constante, independentemente do mês do ano. É importante ser sempre proativo em relação à manutenção veicular, e a melhor maneira para isso é consultar regularmente profissionais especializados em manutenção veicular, com o objetivo de verificar e realizar os devidos ajustes nos sistemas essenciais, como suspensão e freios, além de fazer o alinhamento e o balanceamento. Essas medidas garantem o bom desempenho do veículo, a estabilidade nas estradas e a segurança de todos os envolvidos no trânsito.
Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
<::::::::::::::::::::>