Volkswagen Caminhões e Ônibus lança maior campanha de extrapesados da sua história com Luan Santana
Estratégia aproveita conexão entre duas preferências do agro: a música sertaneja e o VW Meteor
A nova campanha da Volkswagen Caminhões e Ônibus está centrada no agronegócio e associa o que move o setor, tanto a família de extrapesados VW Meteor quanto o estilo musical preferido de seus profissionais. Dessa forma, a marca promove a gravação inédita em estúdio de um dos sucessos do cantor Luan Santana para coroar a linha VW Meteor, lançada em 2020 e que assim como a canção vem conquistando o público brasileiro com mais de 12 mil veículos vendidos.
Já conhecida por estratégias de grande engajamento com seus clientes transportadores, como a série Carga Pesada gravada com os caminhões da marca, a montadora agora vai além e lança sua maior campanha para os extrapesados da marca.
“Há quatro anos, lançamos os maiores veículos Volkswagen do mundo com a robustez, eficiência e produtividade que são marcas da Volkswagen Caminhões e Ônibus, favorita do transportador brasileiro, assim como o Luan Santana representa uma das paixões brasileiras com a música sertaneja. Desde lá, por conta da semelhança dos nomes, sempre houve essa associação quase natural, que agora culmina numa grande parceria que vai movimentar o mercado”, destaca Ricardo Alouche, vice-presidente de Vendas, Marketing e Pós-Vendas da Volkswagen Caminhões e Ônibus.
Com criação da AlmapBBDO, o filme de 60’’ é uma grande chamada para a linha exclusiva da montadora. Enquanto canta a canção original, os diferenciais do caminhão se destacam na tela, como se a letra falasse do veículo de uma forma romântica e ao mesmo tempo divertida - destacando, cada vez mais, que apenas o Volkswagen Meteor pode ser o “Meteor da Paixão”.
"É impressionante como a Meteoro é uma música que marca a minha vida. Agora, ela está com uma marca, gigante. Fazer a campanha me fez refletir sobre isso. E foi divertido demais gravar. É um comercial que vai ser uma explosão de sentimentos, real. E o curioso: Meteoro nunca teve clipe. Com o Meteor, agora o público vai associar a canção com imagem", comenta Luan Santana.
Ricardo Alouche destaca também que o conceito foi pensado para aproximar o produto e seu público de uma maneira diferente e descontraída, sem deixar de destacar a importância da frota para o setor, com destaque para o agronegócio. “Mais do que a semelhança do nome, quem tem um VW Meteor, certamente se encanta por tudo que o veículo entrega em rentabilidade na sua operação e é isso que tentamos traduzir nessa campanha”, reforça.
Sob o mote ‘Volkswagen Meteor. Pense Gigante’, a campanha explora o conceito criativo de que o Volkswagen Meteor é o caminhão ideal para quem precisa transportar toneladas pelas rodovias brasileiras, inclusive por sua robustez.
“O filme conta a história de um caminhoneiro que se apaixona pelo Meteor toda vez que o dirige, ao ponto de ele se transformar no Luan Santana e declarar seu amor pelo caminhão ao som de Meteoro da Paixão. Combinamos vários elementos pop, um caminhão, a música sertaneja, o cenário do agro e uma pitada de humor. A música do Luan completa 15 anos em 2024 e não tem videoclipe, ou melhor, não tinha”, comenta Iron Brito, diretor de criação da AlmapBBDO.
A estratégia de comunicação conta com estreia no intervalo do Fantástico e re-exibição durante o Jornal Nacional, além de veiculação nacional pela Band durante a exibição das etapas de Copa Truck e nas principais praças regionais. Ao longo do ano, a campanha também contará com uma extensa programação digital e de mídia offline, spots de rádio e anúncios em jornais e revistas do setor de transportes, negócios e agronegócios. O filme foi produzido pela CINE, com direção de cena de Vokos, e trilha sonora da Cabaret.
Confira o filme com Luan Santana: Meteor da Paixão (youtube.com)
Ficha técnica
Agência: AlmapBBDO
Campanha: Meteoro da Paixão
Cliente: Volkswagen Caminhões e Ônibus
Presidente e CEO: Filipe Bartholomeu
CCO: Luiz Sanches e Pernil
Direção de Criação: Iron Brito
Criação: Alexandre Nunes, Bruno Barco, Frederico Gerodetti e Iron Brito
PR: AlmapBBDO e Giusti Creative PR
Produção Audiovisual: Diego Villas Bôas, Vera Jacinto, Paula Buzzi, Marcia Granja e Leonardo Damasceno
Atendimento: Fernando Silva (Fefo Silva), Guilherme Alcatrão, Manuella Gavioli e Laura Villaca
Planejamento: Marcelo Bazán e Hilton Andrade
Aprovação: Ricardo Alouche, Luciano Cafure, Mônique Fontolan, Débora Cirino, Giulianno Nasi e Erika Macedo
Produtora de som: Cabaret
Produção Musical: Cyro Neto
Mixagem: Gab Scatolin
Finalização: Cyro Neto e Bruno Guanabara
Atendimento: Ingrid Lopes, Junior Freitas e Bárbara Russiano
Coordenação: Chandra Lima, Mavi Capelasso, Leonardo Vieira e Débora Mello
Locução: Luan Santana
Produtora: CINE
Diretor: Vokos
1 Ass. de Direção: Natasha Precioso
2 Ass. de Direção: Nicolai
Dir. de Fotografia: Kairo Lenz
Diretora de Arte: Erika Betbeder
Produção Executiva: Raul Doria e Deo Borba
Assistente de produção Executiva: Renata Jarud
Executiva de Contas: Renata Sabino
Atendimento de Pós: Juliana Silva
Coordenadora de Produção: Jair Costa, Roseli Sabino e Magda Alves
Direção de Produção: Gustavo Michelin
Supervisores de Pós: Sergio Cicinelli e Lucas de Paula
Assistentes de Pós: Flávio Tambascia
Coordenador de Ilha: Marcos Rodrigues
Montagem: Lucas Câmara
Pós Produção: CINE X
Finalização: CINE X
Responsável de Pesquisa: Paula Dalga
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