Stellantis e Orano assinam acordo para reciclagem de baterias de veículos elétricos
- A parceria com Orano pretende suportar a gestão sustentável de componentes de veículos elétricos a bateria da Stellantis e o plano estratégico Dare Forward 2030 para se tornar uma empresa com emissão zero de carbono até 2038
- Cobalto, níquel e lítio recuperados apoiam a abordagem de economia circular da Stellantis e ajudarão a cumprir a diretiva de baterias da União Europeia (UE) de 2031 para usar materiais reciclados em novas baterias
- A parceria está na primeira onda de acordos do setor para apoiar uma abordagem de economia circular global à manufatura e ao consumo
A Stellantis N.V. e a Orano anunciaram hoje a assinatura de um memorando de entendimento para estabelecer uma joint venture para a reciclagem de baterias de veículos elétricos em fim de vida e resíduos das gigafábricas na Europa expandida e na América do Norte, fortalecendo a posição da Stellantis na cadeia de valor das baterias de veículos elétricos, garantindo o acesso adicional necessário a cobalto, níquel e lítio para a eletrificação e a transição energética.
“Os objetivos de desenvolvimento sustentável das Nações Unidas confirmaram a necessidade de encontrar soluções como esta da Orano para enfrentar o desafio da escassez de recursos naturais e da sustentabilidade”, disse Alison Jones, Stellantis Senior Vice President, Circular Economy Business Unit. “Orientada pelo nosso plano estratégico Dare Forward 2030, a Stellantis está comprometida com a mudança do seu modelo de produção e de consumo para satisfazer seu compromisso com a economia circular.”
A joint venture capitaliza a tecnologia inovadora e de baixo carbono da Orano, que rompe com os processos existentes, permitindo a recuperação de todos os materiais das baterias de íons de lítio e a fabricação de novos materiais catódicos. A joint venture produzirá materiais também conhecidos como “massa negra” ou “massa ativa”. Isso pode ser refinado na unidade hidrometalúrgica da Orano a ser construída em Dunkirk, na França, para que os materiais possam ser reutilizados em baterias, fechando assim o ciclo de uma economia circular.
Graças a sua abordagem de pré-tratamento inovador e tecnologia de hidrometalurgia de ponta, as taxas de recuperação dos metais pode alcançar níveis incríveis de mais de 90%. Isso permite que os OEM atinjam os níveis da taxa de reciclagem da Comissão Europeia em baterias de veículos elétricos e garante a sustentabilidade do modelo de negócio. Num contexto de aumento da procura de metais estratégicos e de forte dependência da Europa desses metais, a Orano posiciona-se como um participante-chave na cadeia de valor integrada, desde a reciclagem de baterias até à produção de materiais catódicos.
“Estamos muito satisfeitos com esta parceria com um grande participante como a Stellantis para trabalharmos juntos na reciclagem de baterias elétricas usadas”, disse Guillaume Dureau, Director of Innovation, R&D and Nuclear Medicine, Magnets and Batteries do Orano Group. “Temos orgulho de trazer nossa experiência e conhecimento com um processo inovador e disruptivo que permite um verdadeiro ciclo fechado. A Orano continua com o seu compromisso de desenvolver uma economia de baixo carbono com a reciclagem de materiais estratégicos para a transição energética e a economia circular.”
Como parte do plano estratégico Dare Forward 2030 da Stellantis, sua unidade de negócio de economia circular está buscando aumentar as receitas da reciclagem em dez vezes e alcançar mais de 2 bilhões de euros em receitas totais da economia circular até 2030. A Stellantis está a caminho de se tornar uma corporação neutra de carbono até 2038, em todos os escopos, com compensação percentual de um dígito das emissões restantes.
A nova entidade de reciclagem comercial também fornecerá aos parceiros da Stellantis, à sua rede de pós-venda e a outros OEMs uma solução para gerir baterias em fim de vida e resíduos das gigafábricas. A produção começará na primeira metade de 2026, reutilizando os ativos e as unidades existentes da Stellantis. Os investimentos para requalificar e melhorar as competências dos colaboradores da Stellantis e da Orano abrirão perspectivas sustentáveis para as pessoas nas suas novas funções.
A joint venture está sujeita a acordo sobre documentação definitiva.
Sobre a Orano
Como reconhecido operador internacional na área de Materiais Nucleares, a Orano oferece soluções para enfrentar os desafios globais atuais e futuros de energia e saúde. Sua experiência e domínio de tecnologias de ponta permitem que a Orano ofereça para os seus clientes produtos e serviços de alto valor agregado ao longo de todo o ciclo do combustível. Todos os dias, os 17.000 colaboradores do grupo Orano baseiam-se nas suas competências, na dedicação inabalável à segurança e na busca constante pela inovação, com o compromisso de desenvolver conhecimento sobre transformação e controle de materiais nucleares, clima e para uma vida saudável e com recursos. mundo eficiente, agora e amanhã. Orano, dando à energia nuclear todo o seu valor.
Sobre a Stellantis
Stellantis N.V. (NYSE: STLA / Euronext Milan: STLAM / Euronext Paris: STLAP) é uma das principais fabricantes de automóveis e fornecedoras de mobilidade do mundo. Nossas marcas históricas e icônicas incorporam a paixão de seus fundadores visionários e dos clientes em seus produtos e serviços inovadores, incluindo Abarth, Alfa Romeo, Chrysler, Citroën, Dodge, DS Automobiles, Fiat, Jeep®, Lancia, Maserati, Opel, Peugeot, Ram, Vauxhall, Free2move e Leasys. Impulsionados pela nossa diversidade, lideramos a forma como o mundo se move – aspiramos nos tornar a melhor empresa de mobilidade sustentável, não a maior, enquanto criamos valor para todos os acionistas e as comunidades nas quais operamos. Para obter mais informações, acesse www.stellantis.com.
Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/
<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte... www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. - Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>
Adicionar comentário