Brasil,

Mercosul e ANTT buscam mais segurança para o transporte de produtos perigosos com nova resolução

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Fernando Rosa
  • SEGS.com.br - Categoria: Veículos
  • Imprimir

Entidade aprovou o modelo de nova Ficha de Emergência para transporte de produtos perigosos entre países do bloco

O transporte rodoviário de produtos perigosos é uma modalidade que há décadas vem sendo aperfeiçoada a fim de aumentar sua segurança. Um estudo da Associação Brasileira de Transporte e Logística (ABTLP) de 2021 apontou que foram registradas 939 ocorrências envolvendo produtos perigosos no Brasil, país em que o modal rodoviário é responsável por 70% desse transporte.

Após a formação do Mercosul, em 1991, essa modalidade vem se expandindo para os países vizinhos que fazem parte do bloco. Segundo a Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), 58% de todas as cargas transportadas no Mercosul são feitas com o uso de caminhões.

Pensando na segurança de todos envolvidos no processo e na unificação de sistemas, a agência publicou no fim de outubro, em conformidade com os órgãos responsáveis dos países que fazem parte do bloco, a Resolução nº 5.996, que cria um novo mecanismo para o transporte de produtos perigosos pelo Mercosul.

No texto, a entidade aprova o modelo de Ficha de Emergência para o transporte rodoviário internacional de produtos perigosos entre os países que fazem parte do Mercosul. O documento unifica a forma de identificar os produtos que estão sendo transportados para facilitar o reconhecimento do item e a forma de se lidar com cada um, além de suas especificidades.

Segundo Marcel Zorzin, diretor operacional da Zorzin Logística – empresa que há mais de 50 anos trabalha no transporte de produtos perigosos no Brasil e no Mercosul –, essa regulamentação certamente aumentará a segurança dos motoristas: “Como são muitos produtos que são transportados, é praticamente impossível que as autoridades e o pessoal que faz o socorro de acidentes tenham todas as informações necessárias para lidar com o produto. Hoje vemos que nem todos têm o preparo para lidar com certas substâncias. Às vezes, vemos que os próprios bombeiros não têm toda essa especialização. Então, eu vejo que a ficha de emergência vai ajudar muito, porque você consegue pegar a nota para ver exatamente qual o produto e já vai saber como lidar com a situação”, afirmou Zorzin.

De acordo o documento apresentado pela ANTT, é preciso completar a ficha de emergência com todas as informações que constam nas informações da resolução. Além disso, ela deve ser redigida nos idiomas dos países de origem, de trânsito e de destino.

A resolução nº 5.996 entrou em vigor no dia 1º de novembro, e seu porte é obrigatório para ajudar as autoridades na aplicação de ações necessárias em casos de necessidade.

Para Marcel, a novidade é vista com bons olhos, principalmente por diminuir o impacto ambiental no caso de eventuais acidentes. No entanto, ele frisa que é importante que os países vizinhos também tenham a mesma preocupação: “Com certeza essa resolução vai contribuir na diminuição do impacto ambiental, porque a pessoa vai saber o que fazer com o produto com essa ficha, que estará em dois idiomas. Como são produtos químicos, a Ficha de Emergência vai ajudar a aumentar a segurança no caso de eventuais acidentes. Aqui no Brasil, nós temos um trânsito onde as autoridades já estão mais acostumadas, mas, como são outros países que vão receber, eu acho bem legal a responsabilidade. Porém, o contrário também deve acontecer: eles devem vir com uma ficha que funcione aqui. Para mim, é nisso que o Mercosul tem que focar”, pontuou.

Com mais de 50 anos no transporte rodoviário de cargas – principalmente as perigosas –, a Zorzin entende que mecanismos como a Ficha de Emergência são importantes para a segurança, mas que ações constantes por parte das empresas são a melhor forma de diminuir eventuais acidentes e de gerar um ambiente mais seguro para funcionários e para todos envolvidos no ecossistema do transporte.

“Quando assumi a área de gerenciamento de riscos, começamos a controlar os discos de tacógrafo, investindo na conscientização dos motoristas sobre o controle de velocidade, para diminuir os acidentes. Hoje, com a telemetria, eu passo o dia inteiro no controle das frotas. Estamos, inclusive, tentando torná-la on-line para monitorá-la 100% ao vivo e para podermos tomar uma ação imediata caso qualquer evento aconteça. Cuidar dos motoristas é a principal forma de evitar acidentes”, finaliza.

Sobre Marcel Zorzin:

Marcel Zorzin, diretor operacional da Zorzin Logística. Formado em Administração de Empresas pelo Colégio Modelo. Atualmente em entidades de classe, sendo diretor do Sindicato das Empresas de Transportes de Carga do ABC (Setrans) e coordenador do núcleo da COMJOVEM do ABC.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

voltar ao topo

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade aos SEUS COMENTÁRIOS, em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!

Security code Atualizar

Enviar