Jadlog Apresenta Tendências Internacionais do E-Commerce
Pesquisa Barômetro e-shopper 2018, da DPDgroup, aponta preocupação crescente do consumidor com o transporte e a entrega das mercadorias e interesse em escolher a empresa de logística
A Jadlog, uma das maiores transportadoras de cargas expressas fracionadas e um dos principais operadores logísticos do comércio eletrônico do Brasil, apresenta na Intermodal South America 2019, feira internacional de logística, transporte de cargas e comércio exterior, algumas tendências internacionais do e-commerce, detectadas pela pesquisa Barômetro e-shopper 2018, realizada pela DPDgroup - segunda maior rede de entregas de encomendas da Europa, da qual a empresa é parte no Brasil, em parceria com a Kantar TNS.
A pesquisa entrevistou, entre 30 de maio e 12 de julho do ano passado, 24.288 compradores online de 21 países europeus, que realizaram pelo menos uma compra pela internet em 2018. Algumas das tendências apontadas pela pesquisa, como o aumento do serviço de logística reversa, para atender consumidores que devolvem ou querem trocar a mercadoria, ou ainda a busca por outras opções de retirada de mercadorias, estão em linha com serviços oferecidos pela Jadlog, como o sistema Pickup, o serviço de remessas internacionais e o de logística reversa.
Atualmente, as entregas e coletas B2C (e-commerce) representam cerca de 50% dos negócios da Jadlog, e a expectativa é crescer ainda mais neste mercado em 2019, acompanhando o incremento do e-commerce no Brasil e a tendência já consolidada na Europa.
Segundo a pesquisa, os e-shoppers europeus realizaram, em média, sete compras no ano, 1,2 pontos a mais do que no ano anterior, demonstrando que o e-commerce está cada vez mais enraizado naquele continente. Os compradores frequentes são 58% do total, um aumento de 4 pontos em relação à pesquisa 2017, e são responsáveis por 86% das compras online que, primordialmente, estão relacionadas a produtos de moda, calçados, beleza e saúde, enquanto alimentos e bebidas frescas tiveram um aumento significativo de pedidos.
O mercado também foi impulsionado por novos compradores, que representam cerca de 15% do universo total. Estes começaram a comprar pela internet há mais ou menos dois anos e são, primordialmente, os millennials. Uma tendência marcante desta geração, e que permeia os e-shoppers de uma forma geral, de acordo com a pesquisa, é que estão cada vez mais usando smartphones para fazer os pedidos online.
“Os e-shoppers são ativos nas redes sociais, sensíveis ao burburinho da internet e ansiosos para compartilhar opiniões sobre suas experiências. Os consumidores europeus também consideram fundamental saber qual será a transportadora da sua encomenda, pois este é um ponto importante para uma percepção positiva da compra”, explica o presidente da Jadlog, Bruno Tortorello.
Segundo a pesquisa, 72% dos entrevistados consideram importante saber o nome da transportadora no momento da compra. Desse total, 43% se sentem tranquilos se conhecerem a empresa de entrega e 36% desejam escolher quem fará a entrega.
“As compras e as entregas são inseparáveis neste mercado e representam uma experiência única, que precisa ser positiva, já que a imagem de um site pode ser afetada pela transportadora”, observa Tortorello. A oferta de transportadoras nos sites varejistas pode facilitar a decisão de compra, de modo que, para 38% dos compradores regulares, esta oferta garante um serviço de entrega de qualidade.
Com o objetivo de melhorar a experiência do e-commerce brasileiro e se alinhar às tendências internacionais, a Jadlog lançou o Pickup, serviço inovador para a logística do e-commerce e já consolidado na Europa, que permite a retirada dos produtos comprados online em pontos comerciais estrategicamente localizados nas cidades brasileiras. Trata-se de uma opção prática e conveniente para facilitar a vida do consumidor, que escolhe o ponto mais próximo da sua residência ou trabalho e planeja a retirada da encomenda em qualquer dia da semana, em horários estendidos, inclusive aos finais de semana. Atualmente, ele já é oferecido em 3.000 pontos no País, e a perspectiva é chegar a 6 mil no final de 2019 e, posteriormente, se estender a 8.000 pontos.
A Jadlog também passou a oferecer o serviço de remessas expressas internacionais apoiada na rede e infraestrutura internacional da DPDgroup. Com este novo serviço, a empresa está focada em elevar sua participação no mercado brasileiro. Contando com a estrutura da DPDgroup, a Jadlog passa a atuar, a partir de agora, no serviço internacional porta a porta de remessas até 30 quilos, atedendendo 154 países.
Em relação à logística, a pesquisa do DPDgroup apontou ainda que o aumento do número de devoluções para todas as categorias de produtos, situado hoje em uma taxa média de 10%, está entre as últimas tendências do e-commerce na Europa. Dos compradores regulares, 16% devolveram a última encomenda, da mesma forma que 21% dos novos e-shoppers. Estes números, no entanto, devem ser enxergados como parte natural da experiência de compra, e não como sinal de insatisfação do cliente.
Neste sentido, a Jadlog atua também oferecendo aos seus clientes a logística reversa, que conta com a capilaridade de mais de 500 franquias da transportadora espahadas pelo País, além de suas filiais em capitais brasileiras.
Sobre a Jadlog
A Jadlog é uma das maiores empresas de logística e transportes de cargas expressas fracionadas do País com 13 anos no mercado. Em janeiro de 2017 se associou com a DPDgroup, a segunda maior rede de entrega de encomendas internacionais da Europa, que adquiriu 60% da empresa. Destacando-se no mercado pela rapidez e qualidade de seus serviços, a Jadlog dispõe de uma das maiores estruturas de distribuição porta a porta de encomendas do Brasil. Através de sua rede de franquias, com mais de 500 unidades espalhadas por todas as capitais, Distrito Federal e principais cidades, a empresa atende todos os municípios brasileiros. O grande número de unidades faz com que a empresa ostente a posição de maior rede de franquias em número de unidades instaladas, no segmento de Negócios, Serviços e Conveniência da Associação Brasileira de Franchising (ABF). A Jadlog utiliza toda a aviação comercial e cargueira do país. A frota terrestre dedicada é formada por mais de 240 caminhões e carretas e 2.500 utilitários.
Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
<::::::::::::::::::::>