Contribuintes de alguns estados ainda podem pagar o IPVA 2019 com desconto
Calendário de pagamento do IPVA varia de acordo com o estado e tem como base a numeração da placa
A programação para o pagamento das contas que chegam no início do ano faz parte do planejamento financeiro de muitas pessoas. Impostos, como IPTU e IPVA, possuem vencimento nos primeiros meses do ano e podem se transformar em dor de cabeça para contribuintes despreparados.
Especialistas em finanças pessoais indicam a importância do planejamento para não atrapalhar o orçamento com estes impostos. Em muitos casos, é possível realizar o pagamento integral com desconto sobre o valor total ou dividir o valor do imposto em parcelas que podem ser pagas ao longo do ano.
Nas duas situações, é importante que os contribuintes tenham atenção quanto ao calendário de pagamento, para não perderem o prazo e para não acabar gerando juros e complicando ainda mais a situação.
Com relação ao IPVA, a maioria dos proprietários de veículos do país já recebeu a guia de pagamento e já sabe as datas limites para pagamento das parcelas. Vale lembrar que a regra geral é que o calendário seja realizado de acordo com a numeração final das placas dos automóveis.
Entre os principais estados do país, Rio de Janeiro e Paraná ainda oferecem oportunidade para pagamento com desconto para alguns motoristas.
No estado do Rio de Janeiro, começou na segunda-feira (21/01) o pagamento com desconto de 3% da parcela única e da primeira parcela, para os contribuintes que preferirem parcelar o IPVA.
A ordem de pagamento tem como referência a numeração das placas, que começou pelos veículos que possuem placas terminadas em 0. Seguindo a ordem numérica, até dia 01/02, data limite para pagamento das placas com final 9, os contribuintes poderão aproveitar o desconto ou acertar a primeira parcela do IPVA.
No Paraná, o prazo para pagamento da primeira parcela e do desconto de 3% para pagamento à vista da cota única começa quinta-feira dia 24/01. O prazo chega ao fim no dia 30/01, data limite para quem possui veículos com placas terminadas em 9 ou 0 quitar o imposto.
O Rio Grande do Sul adota uma fórmula diferente para basear seu calendário de pagamento do IPVA. O desconto é oferecido de forma proporcional ao mês em que o contribuinte paga o imposto.
Dessa forma, o contribuinte gaúcho tem 3% de desconto para pagamento até 31 de janeiro, 2% de desconto para pagamento até 28 de fevereiro e 1% de desconto para pagamento até 29 de março.
Em outros estados como São Paulo, Minas Gerais e no Distrito Federal, o prazo de pagamento com desconto já chegou ao fim.
Aproveitar o desconto oferecido é uma boa oportunidade para reduzir o valor do IPVA e destinar a quantia economizada para pagamento de outros impostos, como o IPTU, ou mesmo para começar a pensar no imposto que chega ano que vem.
Especialistas indicam que é possível utilizar o valor do desconto para investir em uma aplicação financeira, criando uma forma de valorizar o dinheiro para que seja usado no próximo ano, quando for a hora de pagar novamente o IPVA.
Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
<::::::::::::::::::::>