5 dicas na hora de adquirir um carro seminovo
Antes de realizar a compra é importante a verificação do veículo
O mercado de carros está aquecido neste início de ano. Além da retomada da economia e aumento da confiança do consumidor, o começo do ano é um momento em que muitas pessoas buscam adquirir ou trocar de veículo. De acordo com a Federação de Revendedores (Fenauto), houve um aumento nas negociações de veículos seminovos, apresentando um aumento de 11,8% em dezembro, em relação ao mês anterior.
Exclusivamente no mercado de veículos seminovos, para garantir uma boa compra, é necessário estar atento às peculiaridades de cada carro. Para auxiliar os futuros proprietários a fazer um bom negócio, Claudio Cardoso, gerente dos Centros Automotivos Porto Seguro, dá cinco dicas para ficar atento no momento de compra do veículo.
Ficar atento à conservação
Observe bem a parte interna e externa do veículo para identificar se está bem conservado. Isso porque o estado do carro pode ser um indicativo sobre suas condições gerais, incluindo a parte mecânica.
Inspecionar a área do capô
O primeiro passo é verificar se o capô está danificado e apresenta sinais de oxidação. Em seguida, as mangueiras não podem estar rachadas, o motor deve receber uma atenção especial, pois não pode ter vazamentos ou apresentar sinais de corrosão. A correia de distribuição ou dentada é um item indispensável para o pleno funcionamento do motor e precisa estar com a manutenção em dia, já que se estiver danificada pode acarretar em um alto custo para o novo proprietário. Por fim, ao checar o óleo do motor e demais fluidos, se estão devidamente no nível e como estão seus aspectos visuais.
Identificar uma grave colisão ou enchente
É importante analisar e verificar se o veículo passou por uma enchente ou grave colisão, que pode ter alterado a estrutura do veículo. A identificação desses detalhes e saber um pouco do "histórico" do carro, pode evitar futuros problemas.
Lembrar de buscar a procedência do veículo
Pesquisar se o automóvel não foi furtado ou roubado, se há pendências judiciais ou se o documento não foi adulterado são pontos essenciais no levantamento. No site do Detran é possível verificar se a placa é verdadeira e se existem multas que precisam ser pagas, por exemplo. Em veículos de concessionárias, esse procedimento já foi realizado, mas ao fazer a transição de pessoa física, toda atenção é necessária.
Ter atenção aos modelos que estão à venda
Alguns modelos passam por dificuldades na hora da revenda. É o caso dos carros com cores extravagantes, pois o brasileiro tem preferência por tons mais tradicionais.
Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
<::::::::::::::::::::>