Omissão do registro de marca pode causar prejuízos a sua empresa
Procedimento tão importante quanto focar na qualidade dos produtos e serviços é muitas vezes deixado de lado pelos empresários. Entenda os riscos.
Desenvolver o nome de uma empresa não é tarefa fácil: envolve pesquisa, planejamento e criatividade. O próximo passo após a criação de uma marca é cuidar dos processos que irão garantir a qualidade do portfólio dos produtos e serviços, certo? Errado. O registro de marca dá ao empresário o direito total de explorá-la economicamente por meio de licenças, cessões e também de outras formas contratuais.
Lukas Ruthes Gonçalves, sócio e consultor da Intellinova – Ideias de Valor, especializada em registro de marcas e concessão de patentes, alerta que a não realização do registro pode causar prejuízos à empresa. “São comuns os casos de empreendedores que por falta de informação sobre proteção da Propriedade Intelectual negligenciam o registro da própria marca e colocam em cheque a credibilidade da empresa. Os riscos variam, vão desde uma possível notificação por um concorrente que tenha uma marca igual ou parecida já registrada a danos à imagem da empresa perante o mercado e o público consumidor”.
Gonçalves destaca que o custo para fazer o registro de marca junto ao Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI) é baixo se comparado aos investimentos necessários na concepção de uma nova imagem corporativa. “Para reverter os danos causados pela retirada da marca do mercado, é necessário investir em branding e também em campanhas de marketing para reposicionar e desenvolver uma nova identidade visual para a empresa”, indica.
Processo de registro exige acompanhamento
O processo de registro de marca é longo (leva aproximadamente três anos para ser finalizado) e passa por diferentes etapas, que exigem acompanhamento constante para que os prazos de envio de documentos e pagamentos de taxas não sejam perdidos.
“O empresário tem outras demandas no dia a dia que o impedem de fazer o devido acompanhamento do processo. Para garantir o sucesso na obtenção do registro, o recomendado é a contratação de uma empresa especializada. Desta forma, o empresário evita surpresas desagradáveis, como o indeferimento do registro”, finaliza Lukas.
Sobre a Intellinova
A Intellinova é uma empresa de consultoria e assessoria, sediada em Florianópolis (SC), com foco na proteção da propriedade intelectual. Atua na elaboração de buscas, depósito e acompanhamento do trâmite de pedidos de marcas e patentes junto ao INPI. Saiba mais sobre esses e outros serviços oferecidos pela Intellinova em www.intellinova.com.br. Acompanhe também a Intellinova no Facebook e no LinkedIn.
------------------------------------------------------------------------------------
Segs.com.br valoriza o consumidor e o corretor de seguros
Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
<::::::::::::::::::::>