O papel das lideranças na formação de equipes no atual cenário econômico
O papel das lideranças na formação de equipes comprometidas tem sido muito questionado, sobretudo em tempos de hipercompetição e forte retração na demanda. Afinal, assegurar os resultados empresariais na forma de mais clientes, mais vendas e maiores lucros tem sido o verdadeiro desafio de empresários e demais lideranças. Além do mais, os esforços na busca pela eficiência operacional tem produzido escassez de tempo para formação de quadro de colaboradores comprometidos.
Equipes bem treinadas e comprometidas será a arma das empresas para atravessarem o cenário econômico de incertezas e desafios, até que a demanda no país volte a crescer. No caso particular do setor de vendas (de serviços ou produtos especializados), ainda que o país volte a crescer, produzir resultados espantosos como aqueles registrados até 2012 e 2013 será tarefa árdua.
Ao elaborar as metas para o ano e definir planos de ação, considere a importância dos seus funcionários para executar tarefas. Compartilhe objetivos, esclareça as regras do jogo, distribua metas, arranque o comprometimento deles e, acima de tudo, saiba reconhecer o desempenho. Antes de qualquer recompensa financeira ou material, o reconhecimento deve vir na forma de diálogo franco, “feedback” e disposição para ouvir comentários e sugestões.
A capacitação da equipe é primordial para assegurar o desenvolvimento dos negócios e o cumprimento dos objetivos, sobretudo nos mercados muito competitivos. Treinar e incentivar o aprimoramento deve fazer parte da rotina da empresa, é item praticamente obrigatório nas pautas de reuniões – mesmo as informais. Evite perder funcionários para a concorrência, trate de criar um clima organizacional percebido e reconhecido pelos seus funcionários. Está provado que o fator remuneração e benefícios não são determinantes para a manutenção da equipe.
O principal líder da empresa deve remover os obstáculos que impedem o desenvolvimento da equipe e a produtividade de cada funcionário. Isso significa abolir de uma vez por todas a atitude de chefe e promover a figura do líder. Chefiar ou executar bem funções básicas como planejar, buscar resultados, organizar, priorizar e controlar não atende mais as necessidades das empresas, independente do seu porte. Além de chefiar, é necessário motivar pessoas, treinar e permitir o seu desenvolvimento – característica dos líderes que comandam negócios de sucesso.
O chefe empurra – O Líder puxa
- O Chefe comanda – O líder comunica
- O Chefe é o comandante – O líder é um treinador
- O Chefe é o dono da voz mais alta – O líder fala normalmente para ser ouvido
- O Chefe administra – O líder inova
- O Chefe mantém – O líder desenvolve
- O Chefe obtém resultados através das pessoas- O líder desenvolve pessoas e grupo
- O Chefe quer segurança e estabilidade – O líder quer desafios
- Os Chefes são fazedores – Os líderes criativos
- O Chefe faz tudo que mandam – O líder faz o que é melhor para todos
Equipe comprometida e valorizada participa do planejamento do negócio e tem como principal meta a execução do que foi planejado. Muitos donos de negócios recorrem a auxílio externo, ao romperem a barreira da prepotência corporativa e da miopia, para dimensionar a sua equipe, recrutar, treinar e reciclar. Essa prática coloca em cena um elemento de fora da empresa, em geral um consultor ou um coach empresarial, com visão imparcial, sem influências e capacitado com as últimas práticas, técnicas e tendências para a formação de equipes de alto desempenho. Lembre-se que outras pessoas também foram responsáveis pelo seu sucesso. Cuide dos seus funcionários e – se necessário – busque apoio externo para avaliar a sua visão sobre gestão de pessoal ou introduzir um novo processo nessa área para que você tenha uma estrutura competitiva e de resultado.
Os grandes líderes são aqueles que formam outros líderes. Hoje, os cargos de chefe estão sendo extintos, dando lugar aos gestores; afinal ninguém mais chefia e sim gerencia pessoas. Essa máxima aplica-se não somente aos gerentes, mas também aos donos de empresas. Na roda do ciclo dos negócios, podemos enxergar uma empresa e seus funcionários da seguinte forma:
- O empresário forma equipe…
- A equipe conquista e mantém clientes…
- Os clientes geram negócios que alimentam a empresa…
- A empresa produz o lucro esperado pelo seu proprietário.
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O autor é coach empresarial e consultor de vendas.
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